Depois de anos no mercado, é comum que muitas empresas se acomodem com os resultados obtidos no passado e não se atualizarem para as mudanças significativas que ocorreram nos processos de marketing.
Em contato com diversas empresas do Brasil, muitas delas só decidem se preocupar com o marketing quando algumas das seguintes situações acontecem:
1. Problemas financeiros;
2. Aumento considerável da concorrência;
Não é preciso dizer que ambos os problemas teriam sido sanados de maneira proativa se existisse uma preocupação genuína em trabalhar o marketing entendendo a relação dele com os resultados da empresa.
Mas vamos supor que sua empresa “não tenha feito a tarefa de casa” e se encontre em uma situação financeira complicada, ou que esteja sofrendo com uma concorrência agressiva e precise reverter o jogo com velocidade, o que fazer? A gente te ajuda!
3 DICAS QUE VÃO VIRAR O JOGO DO SEU MARKETING:
a) Concentrar esforços nos canais fundo de funil. Se você não sabe bem o que é fundo de funil, sugiro que leia este artigo relacionado, e este outro também!
Clientes em momento de compra já passaram por grande parte dos estágios de consideração. Então sugiro que você se faça as seguintes perguntas:
1. Meus clientes prontos para comprar vem por quais canais? E-mail, telefone, visitas no meu estabelecimento ou o quê exatamente?
2. Como posso otimizar a captação de clientes nesse momento blindando a concorrência?
3. Existe algum outro canal que posso investir e acelerar esse processo? Dica: Google ADS funciona muito bem para esse tipo de estratégia.
b) Ativação de base: sabe aquela lista de clientes que já trabalharam com você e estão inativos? Eles já tiveram contato com a sua marca e já passaram pela experiência que você proporciona. A não ser que tenha acontecido algo muito ruim, é bem provável que esse cliente esteja disposto a te ouvir e te dar uma segunda chance! Para isso use a seguinte estratégia:
1. E-mail ou contato telefônico com uma promoção segmentada, chamando o cliente para uma experiência e deixando aberta a possibilidade de receber um feedback para entender os motivos que não o fizeram retornar.
2. Levantar os critérios que os clientes responderam e trabalhar de forma ativa o churn, baixando a taxa de não renovação da empresa.
Caso você não tenha uma base de clientes, é um momento complicado para querer formar uma base com o financeiro apertado. De qualquer maneira, você vai ter que começar e, se não for agora, talvez não exista uma oportunidade assim no futuro.
c) Orçamento de marketing: essa dica é uma ação já preventiva para que nunca mais sua empresa deixe o marketing em segundo plano e comece a trabalhar de forma proativa os canais.
A partir dessas dicas, é possível fazer sua empresa virar o jogo do marketing e melhorar sua situação financeira. Precisa de ajuda para potencializar seus canais e realmente virar o jogo? Nossa equipe é preparada e imersa nesses assuntos! Fale conosco e saiba melhor sobre nossos planos.