Saiba o que é público-alvo e como definir um para o marketing do seu negócio

Você leva menos de 3 minutos para ler essa publicação! Nela você vai entender o que é público-alvo, sua importância e como delimitar o seu!

Delimitar o público-alvo é extremamente importante para o funcionamento de um negócio. Quando conseguimos saber para quem vendemos, conseguimos direcionar os trabalhos desenvolvidos pelo marketing, de forma a direcioná-lo mais eficientemente.

Público-alvo é um grupo específico de pessoas que possuem um perfil semelhante

Esse conhecimento permite que as ações do marketing e de vendas da sua empresa sejam personalizadas, criando uma aproximação entre empresa e consumidores.

Para descobrir qual o público-alvo do meu negócio, é necessária a realização de uma série de pesquisas. Elas são de extrema importância, pois revelarão as características das pessoas que se envolvem com sua empresa.

Essas informações podem ser relacionadas ao:

  1. Comportamento de compras dos consumidores;
  2. Hábitos de consumo;
  3. Classe social;
  4. Dados demográficos;
  5. Condições sociais e econômicas;
  6. Preferências diversas;
  7. Pesquisas de público com clientes.

Quanto mais informações você reúne sobre seu possível cliente, mais completo e fiel é a delimitação do público-alvo. Logo, maior serão as chances de estabelecer uma conexão entre seu negócio e seus consumidores!

Existem perguntas que podem auxiliar o seu processo de conhecimento sobre o público-alvo. Abaixo, apresentaremos algumas delas:

Por que as pessoas se beneficiariam com seu produto ou serviço?

Saber como seu negócio melhora a vida do cliente é primordial para o trabalho da equipe de marketing, porque auxilia no conhecimento de quais dores do consumidor você pode sanar.

Quais problemas meu serviço ou produto resolvem?

Além de conhecer os benefícios do seu produto, entender o que ele resolve auxilia no conhecimento do knowhow do seu negócio. Conhecer o seu knowhow, por sua vez, faz com que você consiga agregar valor ao que você oferece!

Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu serviço ou produto resolve?

Como salientado, conhecendo o perfil dos seus consumidores você consegue personalizar suas campanhas, suas ferramentas e, inclusive, treinar sua equipe para que o relacionamento entre cliente e empresa seja melhor direcionado. Temos um post sobre ferramentas para contato com clientes.

Minha empresa atende a públicos distintos?

Existem empresas que possuem muitos produtos ou serviços. Nesses casos, é importante se atentar a possíveis mudanças entre as personalidade de seus clientes. A partir disso, você pode pensar suas campanhas de marketing para atingir estes diferentes perfis.

Resumindo o que é público-alvo

  • Público-alvo é um grupo de pessoas, semelhantes entre si em personalidade, que são possíveis consumidores do seu produto ou do seu serviço! 
  • A maneira correta de delimitar seu público-alvo é por meio de pesquisas e análises!
  • Conhecendo-o, você consegue trabalhar o marketing do seu negócio de maneira mais eficiente e direcionada

E lembrem-se: conhecer seu público é conhecer seu negócio!

Ainda assim está com dificuldades em entender seu público-alvo? Precisa de auxílio com seu marketing? Nós te ajudamos a aumentar seus resultados!

 

Quer impulsionar os resultados do seu

MARKETING?


Fale com um especialista

Unid Comunicação

Vamos impulsionar seu sucesso juntos!

Transforme sua presença online com a Unidcom, atraia clientes e alcance resultados tangíveis.

Estratégias Personalizadas

Desenvolvemos planos adaptados às necessidades exclusivas do seu negócio.

Equipe Certificada e Dedicada

Conte com especialistas apaixonados e certificados em cada fase do projeto.

Resultados Mensuráveis

Implementamos métricas precisas para garantir o sucesso e a mensuração contínua.


Agende um
horário conosco!