Coloque a sua empresa a frente dos seus concorrentes com essas dicas!

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No mercado atual, saber quais pontos colocam a sua empresa como referencial é primordial para conquistar resultados. Neste texto daremos algumas dicas para que você se destaque no mercado!

É uma verdade concreta que sua empresa terá concorrentes. O que você precisa pensar, a partir disso, é o que torna sua empresa única. Qual o diferencial que seu negócio proporciona para o cliente? Respostas como “meu preço é melhor” ou “sou mais rápido nas entregas” não são suficientes. Outras empresas conseguem, com cuidados e reformulações, atingir essas realidades também.

Logo, é necessário pensar em diferenciais únicos e inatingíveis. Vamos dar, aqui, dicas importantes para conquistar esses quesitos.

Dica 1: Conheça bem seu negócio!

Você é quem deve conhecer seu negócio melhor que qualquer um! É necessário saber quais dores seu produto ou serviço sana, qual o tamanho do mercado no qual você está inserido e, principalmente, qual solução você oferece.

A partir desse conhecimento, você consegue agregar valor ao seu produto. Conhecendo o que você oferece com autoridade, você consegue ser único ao oferecer isto. Outras formas de agregar valor é oferecendo experiências memoráveis aos seu clientes, como um atendimento personalizado ou investindo em uma campanha de marketing assertiva.

Dica 2: Utilize uma matriz SWOT.

matriz SWOT é uma ferramenta de elencagem de pontos fortes e fracos de cada empresa, assim como de dores e melhorias. Ela solicita uma análise de mercado, pensando em estratégias para se destacar nele. Ao aplicá-la no seu negócio você automaticamente faz uma pesquisa detalhada da área em que atua!

O que torna a matriz SWOT única não é o fato de identificar as dores e os problemas, mas sim a abertura para encará-los como possibilidades de superação!

Dica 3: Conheça seu time!

Costuma-se dizer, no ramo empresarial, que uma empresa é tão boa quanto o time que a compõe. Além disso, é cientificamente comprovado que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. 

Dessa forma, construir um time capaz e alinhado com a cultura do seu negócio é tão importante quanto conhecê-lo! Ao saber quem são as pessoas a sua volta, você consegue engajá-las a obter resultados. 

Dica 4: Pesquise e conheça seus concorrentes.

benchmarking  é um dos conceitos mais utilizados nas empresas. Você deve utilizá-lo. No entanto, não se resuma a observar seus concorrentes! Analise-os, conheça o mercado e como ele reage ao seus concorrentes e planeje-se para ser melhor que eles!

Não se apegue aos erros de outros negócios, mas sim na forma de superá-los com acertos seus!

Dica 5: Venda uma experiência!

Atualmente, é cada vez mais comum observar que as empresas vendem experiências. Isso significa que oferecer aos clientes produtos e serviços não é mais suficiente!

O Uber, por exemplo, é o maior aplicativo de deslocamento do mundo, sem possuir um único carro em sua frota. Ele ofereceu, aos consumidores, a experiência de viajar por um preço baixo, com conforto e de maneira acessível. Tudo que você precisa para pedir um Uber é de um celular.

Conseguir apontar qual a experiência que sua empresa proporciona é fundamental! Ao demonstrar isso aos clientes, você expõe como seu crescimento está conectado com o do consumidor.

Dica 6: Faça um planejamento e visite-o constantemente.

“Se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.”

Lewis Carrol
Alice no País das Maravilhas

Para se tornar excelente e superar seus concorrentes você vai precisar de um planejamento. Como citou Carrol, saber para onde se está caminhando é primordial para chegar lá!

Logo, planejar a estratégia da sua empresa é de uma necessidade urgente! No entanto, não é suficiente planejar. Você precisa analisar o planejamento constantemente para garantir que tudo está funcionando. Caso a resposta seja negativa, é o momento de replanejar e começar a colocar em prática o que for traçado!

Dica 7: Utilize uma boa estratégia de marketing!

O investimento em marketing não é mais opcional! Inclusive, já foi falado sobre isso aqui! O marketing existe para a divulgação do seu negócio. É por meio dele que sua empresa será reconhecida no mercado. 

Portanto, uma boa estratégia de marketing é peça-chave para agregar valor ao seu negócio e, dessa forma, ultrapassar seus concorrentes!

Resumindo:

  • Conheça sua empresa e o que você vende!
  • Para fazer isso de maneira mais assertiva, utilize a matriz SWOT.
  • Conheça seus concorrentes – e seu mercado.
  • Proporcione uma experiência aos consumidores.
  • Trace um planejamento e não se esqueça dele!
  • Utilize uma estratégia de marketing bem estruturada.

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