Quando falamos de empresas, uma coisa é fato: a sua equipe precisa estar alinhada. É muito importante que seu time de Marketing, de Vendas, de Atendimento – e por aí vai – se comuniquem de forma consistente. Afinal, quando isso acontece, um fator é certo: suas vendas irão aumentar.
Mas como? Como fazer que as áreas de Vendas e de Marketing – fundamentais na captação de clientes – falem a mesma língua?
Alinhando o time de Marketing ao seu time de Vendas – e vice-versa
O primeiro passo para que as equipes se comuniquem de forma transparente é a conversa.
É muito importante marcar reuniões periódicas entre os dois times. O hábito de conversar e de passar feedbacks surgem, sempre, do contato. Quanto mais Marketing e Vendas souberem da estratégia e partilharem delas mais assertivas serão as vendas.
Além disso, é fundamental que o Marketing acompanhe a jornada de compra dos leads. O mindset de “fiz a campanha e já achei o lead, acabou” não faz sentido. Captar clientes é um constante exercícios de análise e de otimização e seu Marketing precisa fazer isso!
Da mesma forma como o Marketing precisa acompanhar o processo, Vendas precisa se alinhar. Algumas informações só são sentidas e percebidas na ponta e, por isso, é importante criar uma cultura de feedbacks.
A comunicação é parte primordial da venda. Quando o vendedor conhece a campanha que engajou aquele cliente, ele automaticamente sabe manipular sua conversa. Pode parecer simples, mas isso ajuda sim no processo de venda.
Como definir, em conjunto, a qualificação dos leads?
A melhor pessoa para qualificar o lead, nesse casso, é sim o vendedor. Mas isso não quer dizer que o trabalho do Marketing termina aí.
É necessário compreender porque o lead é qualificado, onde houveram acertos e até onde houveram erros. Nesse momento, o time de Marketing precisa fazer o movimento de volta: olhar para tudo que foi feito e tentar encontrar o que é bom e o que precisa ser melhorado.
E a visão do vendedor é muito necessária nesse momento, para dar direcionamentos.
Lead desqualificado é o mesmo que lead perdido?
Não!
Muitas pessoas acreditam que sim, mas isso é um grande equívoco. É preciso compreender que o consumidor não quis te contratar naquele momento. No entanto, no futuro, ele pode, sim, fechar negócio com sua empresa!
Leads não qualificados podem ser devolvidos ao Marketing, para que continue recebendo insumos. Além disso, também é importante fazer algumas perguntas para, da próxima vez que ligar, por exemplo, acertar o timing do cliente.
Hoje em dia, seu marketing te gera leads? E, melhor ainda, ele tem gerado leads qualificados?
Na UNID Comunicação, aumentar seus números é um compromisso. Nossa estratégia pautada em Marketing de Performance e em Growth Hacking te dá resultados consistentes e sempre otimizados!
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