Como comunicadores, precisamos estar atentos às mudanças do mundo, da sociedade e do comportamento das pessoas, dessa forma, o Zeitgeist é um conceito que nos ajuda a compreender as tendências da contemporaneidade e assim, poder nos conectar com os consumidores.
“Zeitgeist é o espírito do tempo.”
É fácil compreender que hoje, não podemos transmitir uma mensagem como há vinte anos atrás, nossa mensagem será recebida com desprezo, soará antiquada e retrógrada.
Por exemplo, se analisarmos a publicidade dos anos 90 e tentarmos replicar os mesmos conceitos, hoje em dia, seriamos severamente criticados, visto que, o espírito do tempo mudou, o que era aceitável há alguns anos, não é mais tolerável hoje.
Estamos evoluindo constantemente, nossos desejos mudam, nossa forma de se comunicar também.
É importante entender que o Zeitgeist não é influenciável, ele simplesmente acontece e não podemos fazer nada, além de se adaptar a mudanças.
Empresas que não entendem esse contexto social e psicológico, não conseguem se comunicar com seus consumidores acabam ficando para trás e perdem mercado para marcas que estão constantemente atentas à atualidade. Um bom exemplo são as fabricantes de máquinas de escrever, que ajudaram a desenvolver o mercado de comunicação no mundo, foi uma tecnologia revolucionária, mas, seu tempo passou e, os fabricantes não se adaptaram às novas necessidades dos consumidores. Por incrível que pareça, até 2011 ainda existia uma fábrica de máquina de escrever, lutando contra o espírito do tempo. A Godrej and Boyce, a última empresa no mundo que ainda fabricava as máquinas, fechou as portas, “Não estamos mais recebendo pedidos”, disse o gerente da fábrica, Milind Dukle.
Sabendo que é inevitável evoluir, pergunte-se:
Minha marca está alinhada com o Zeitgeist?
Para responder essa pergunta, você pode comparar se sua empresa está comprometida com essas macrotendências contemporâneas e com a tendências do marketing para os próximos anos.
Algumas tendências no marketing digital
- Comportamento humano;
- Marketing de indicação;
- Transformação Digital acelerada;
- Vídeo marketing.
Uma nova abordagem
Empresas que buscam se conectar com seus consumidores e assim manter um relacionamento duradouro precisam urgentemente começar a tratar o consumidor como pessoa!
Hoje em dia, grandes marcas estão abolindo até mesmo termos como “clientes e “consumidores” como maneira de afirmar sua nova posição.
É fundamental estudar e compreender as pessoas e como elas estão se relacionando, captar a percepção do outro é a melhor estratégia de marketing digital na atualidade.
As marcas precisam falar sobre pessoas e não sobre elas mesmas, é preciso deixar que as pessoas contem suas histórias e é preciso se envolver com pautas cidadãs. Neutralidade não é mais tolerada, as marcas precisam entender que de todo modo ela impactará a sociedade, dessa forma é necessário que ela esteja engajada com os movimentos sociais da atualidade.
Gostou do conceito? Deixe seu comentário para conversarmos mais a respeito!