“Vivemos dias de interregno: quando os velhos jeitos de agir já não servem, mas os novos não foram inventados.” Zygmunt Bauman
Inventar a roda
Tudo no mundo começa com a criatividade e o surgimento de uma ideia, porém, o que realmente muda o mundo é a execução da ideia.
Inovação pode ser descrito por colocar as ideias em prática, transformar algo intangível em tangível, mudar a perspectiva e a realidade, até então conhecida.
Isso não significa que inovar é “criar a roda”, até porque, inovação não é invenção.
Podemos dizer que, hoje em dia, a inovação está ligada a geração de valor, quando surgem:
- Novos produtos;
- Serviços diferenciados;
- Mudança nos processos;
- Novos modelos de negócios;
- Novas formas de trabalhar;
- Novos usos de ferramentas já existentes.
Nova economia
Uma nova era surge, a era da inteligência e da tecnologia. Não existe mais digital ou real, agora, tudo é um só.
Na nova era, a nova economia é exponencial, colaborativa e precisa de experiência, isso torna o consumidor mais ágil, exigente e impaciente.
De fato, nessa nova era, o valor emocional e espiritual é um dos pilares para inovação, o que as empresas estão fazendo no marketing e na comunicação, para transmitir esse valor aos novos consumidores?
Uma empresa que entende esses pilares tem grandes possibilidades de inovar.
Acesso X Posse
Na era da experiência, as pessoas não querem mais possuir como foi, há algumas décadas atrás. O acesso vale mais que a posse, com a mudança de estilo de vida, a consciência sustentável e a busca pela praticidade, modelos de negócios disruptivos são um modelo de inovação.
Um exemplo são os apps de prestação de serviços. “Para quê contratar um profissional integral se posso pagar somente pelas horas que preciso utilizar”; Um exemplo prático é o da furadeira, porque comprar uma ferramenta com capacidade de vida útil de 1000 minutos, se o tempo médio de uso é de somente de 12 minutos e, posso contratar um serviço que resolverá meu problema, no caso, um o serviço do App Marido de Aluguel ou similares.
Essa visão disruptiva de criadores como, Uber e Airbnb e Diaríssima, são a referência de inovação da geração atual.
Como inovar
A técnica não é suficiente para a inovação, existem diversos livros e conteúdos ensinando as pessoas inovarem, empresas contratam consultorias especializadas em inovação, quando na verdade a inovação está na mentalidade e nas atitudes inovadoras, mentalidade que, comumente, são abafadas por uma cultura tradicional e rotineira.
Nossa dica é: seja observador ao invés de crítico, essa é uma das característica do inovador, também observe as mudanças como um olhar de busca de possibilidade para solucionar novos problemas que possam surgir, ou que já estão aí, só basta alguém descobri-lo.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e nos diga: o que tem te inibido de inovar?