Consistência no marketing: A galinha de ovos de ouro

Ser consistente deveria ser prioridade em qualquer empresa!

A consistência envolve diversos fatores dentro de um negócio, desde o padrão no atendimento ao cliente, aos serviços prestados, o padrão de qualidade do produto e, no marketing a consistência está diretamente ligada à comunicação e em como a empresa cria vínculos com seus clientes.

Podemos fazer uma analogia com o conto da galinha dos ovos de ouro, no conto, a galinha bota apenas um ovo de ouro por dia, no entanto, seus donos irritados com o fato de terem que esperar muitos dias para ter muitas dúzias de ovos e assim poderem, de fato, serem ricos, acabam matando a galinha, com a ilusão de encontrarem mais ovos dentro dela, de uma só vez. Nesse conto, a lição tirada é que a paciência e a consistência trazem resultados a longo prazo, é preciso se planejar e executar dia após dias, manter a paciência e o foco para alcançar objetivos.

Consistência gera valor

As empresas já se deram conta que resultados não chegam da noite para o dia e que é preciso ter uma estratégia e um plano tático de gestão de marca: O que chamamos de branding, ou brand management.

O branding é a gestão de dos diversos pilares que formam a marca, entre eles, vamos abordar os principais que ajudam uma empresa a ter consistência

  1. Propósito

É a razão de marca existir, o que, de fato, a marca quer transformar no mercado, o que seus fundadores tinham em mente quando colocaram a ideia em prática?

O propósito da marca pode ser resumido em uma frase, por exemplo, o propósito da Airbnb é “que é possível existir um mundo onde as pessoas podem pertencer a qualquer lugar.” 

  1. Promessa

Segundo Simon Sinek, criador do Golden Circle, propósito é o “porque” e a promessa é o “como”, ou seja, como a marca faz seu propósito se cumprir.

  1. Coerência e clareza

Uma marca coerente e clara, é transparente, gera confiança e cumpre sua promessa.

  1. Atributos da marca

São os valores que são imutáveis e inegociáveis, é algo íntimo da marca, que faz seus colaboradores e clientes se conectarem a ela, é como uma personalidade única na qual esperamos um padrão de comunicação e ações. Um exemplo, são as ações únicas que a Nubank faz com seus clientes.

  1. Posicionamento

Posicionamento é a autoridade da marca sobre o seu mercado, ter um posicionamento é dizer ao público e aos clientes, que você é o melhor ou reconhecido de alguma forma, na sua área de atuação.

  1. Identidade

Identidade é como você será reconhecido, existem diversos pilares para criação de uma identidade de marca, exemplificando, sabe quando você vê um post no feed da rede social e sem ver o nome da marca, você já reconhece de quem é? Isso é uma identidade forte nas mídias sociais!

Como manter a consistência

  1. Tenha um plano

Sendo que a consistência será prioridade, estabeleça objetivos e metas, que unidas ajudarão a empresa a alcançar a consistência.

  1. Atualize a equipe

Crie uma comunicação direta e efetiva com todos na equipe, todos precisam entender o que fazer e porquê fazer. É preciso que todos entendam os ideais e propósito da marca e estejam engajados em contribuir para que tudo aconteça.

  1. Saiba a hora de se adaptar

Entenda que consistência são pequenas ações diárias que juntas se tornam densas e transformadoras, ou seja, durante essa jornada novos comportamentos irão surgir, novas tecnologias e novas tendências, nesse momento a marca pode ter que mudar parte do plano, novas ações podem ser necessárias, e isso é completamente normal, o que nunca deve ser mudado é o propósito, o motivo por trás de tudo.

Fica claro como a consistência deve fazer parte da estrutura de uma empresa e deve ser levada como prioridade, portanto, se você ainda não possui uma estratégia consistente na sua marca, ou está receoso com o quanto de investimento é necessário para desenvolver um plano de gestão de marca e gerar valor ao seu consumidor, lembre do que disse disse Philip Kotler, considerado o pai do marketing, “as empresas dão muita atenção ao custo de fazer as coisas. Elas deveriam dar atenção ao custo de não fazê-las.” 

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