Quanto gastar no Marketing?

Segundo o ranking de investimento em marketing feito pela Ad Age, entre os anos de 2019 e 2020 a empresa que mais investiu em marketing foi a Amazon, batendo o valor de 11 bilhões de dólares. A P&G ficou em segundo lugar e desembolsou 10,7 bilhões de dólares, seguida pela L’Oréal, a Samsung e a Unilever, totalizando mais de 400 bilhões de dólares investidos nessa área. 

Esses números mostram algo que não é surpresa para ninguém: atualmente para uma empresa se manter no mercado e crescer de forma consistente é fundamental que invista  em marketing.

E será que é necessário investir valores tão altos como esses para fazer a sua marca crescer?

Não, você não precisa investir bilhões de dólares em marketing para ter resultados, mas então como definir quanto gastar no marketing da sua empresa?

Essa é uma dúvida comum para diversos empreendedores no momento de organizar um orçamento para essa área do seu negócio e foi pensando exatamente nessa dificuldade que escrevemos esse post sobre quanto você deveria investir em marketing.

Alguns estudos sugerem que uma empresa deve investir 7% a 12% do seu faturamento em marketing, porém diversos fatores podem influenciar esse valor e vamos pontuar alguns deles a seguir:

Investimento online X Investimento offline

Uma questão a ser considerada é em quais plataformas você deseja investir.

Os custos de um conteúdo no digital e de um conteúdo no meio tradicional são diferentes, pois dependem de produção e meios de transmissão distintos.

Para decidir isso é importante considerar o mercado e o seu público

Atualmente o investimento no digital vem atraindo mais negócios e acaba sendo mais aceito pelo público que consome mais o digital.

Quanto investir no MARKETING DIGITAL?

Segundo dados da Forrest Research e da eMarketer, empresas consolidadas devem investir de 6 a 12% de seu faturamento, já para empresas pouco conhecidas que precisam construir sua base de clientes, a indicação é de um investimento maior, entre 12 a 20%.

Em relação a empresas B2B e B2C um estudo da The CMO Survey calculou que os investimentos de empresas atuais são:

  • Empresas que trabalham com produtos B2B investem 5,4% do rendimento;
  • Empresas que trabalham com serviços B2B investem 7,1% do rendimento;
  • Empresas que trabalham com produtos B2C investem 10,1% do rendimento;
  • Empresas que trabalham com serviços B2C investem 8,9% do rendimento.

Esses dados podem te dar um parâmetro de quanto outras empresas estão investindo, mas é preciso ficar atento que essa é apenas uma média e que é fundamental considerar as especificidades do seu negócio antes de definir o seu orçamento.

 

Antes de continuar a leitura, dê uma olhada nessas leituras, acreditamos que possa te interessar:

O que você precisa fazer no digital?

Outro ponto a ser considerado é o momento em que seu negócio está e se você já investiu em marketing alguma vez.

Se você está começando do zero alguns trabalhos a mais serão necessários, como: criação de logomarca, site, cartões de visita, entre outras coisas. Nesse caso, esse investimento será maior, mas será feito somente uma vez.

Já se você deseja ter postagens orgânicas para alimentar as suas redes sociais, fazer anúncios no Google, Facebook ou Instagram, enviar e-mails marketing ou fazer blogs, seu investimento precisará ser contínuo.

Também é importante se atentar se alguns períodos do ano influenciam o seu negócio, por exemplo, para o comércio vale a pena investir mais em períodos festivos pois é um momento onde o consumidor demonstra mais procura.

Como você fará esse trabalho?

Outro ponto a ser considerado é se a melhor opção é contratar uma equipe de marketing interna ou terceirizar esse serviço e contratar uma agência especializada.

Essa escolha dependerá do tamanho e do momento do seu negócio. 

No caso de optar por criar um departamento de marketing dentro da sua empresa é importante contabilizar os custos de material e da contratação como investimento em marketing. 

Se optar por contratar uma agência externa, considere um investimento mensal fixo e veja se não é interessante fechar planos extras para datas específicas como datas comemorativas, lançamentos e promoções.

Conheça a estratégia do seu negócio!

Por fim, independente do valor que opte para investir no marketing é fundamental entender que sem estratégia você pode investir milhões e mesmo assim o seu negócio não avançará.

Ter uma estratégia te ajudará a ter noção de como usar e para onde direcionar esse investimento de forma que isso traga resultados.

Para fazer isso você pode usar nossa planilha com 5 passos que todo o negócio precisa fazer para alcançar o crescimento consistente, que te ajudará a visualizar a estrutura do seu negócio e como colocar esse investimento em prática de forma que ele traga retorno.

Para ter acesso a planilha basta se cadastrar no formulário abaixo para recebê-la por e-mail.

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Espero que esse post tenha te ajudado! 

Até breve!

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