Com os avanços da tecnologia e a atual situação mundial, onde evitamos ao máximo sair de casa, ficou comum o uso do WhatsApp para se comunicar com clientes e até mesmo realizar vendas.
Entretanto conversar por mensagens é diferente de estar em um espaço físico com o seu cliente, é mais fácil se expressar quando estamos conversando pessoalmente.
É exatamente por isso que precisamos ter uma atenção maior ao fazermos um atendimento pelas redes sociais.
Foi pensando nisso que separamos 5 dicas de como você pode atender melhor o seu cliente por WhatsApp!
Foque em um atendimento de qualidade.
O primeiro ponto é manter a qualidade do atendimento, mantendo a cordialidade e se colocando à disposição.
Também é importante falar a linguagem do cliente, ou seja, analise bem sua persona e adeque sua comunicação para que seja amigável e também profissional.
Além disso, todas as informações que o cliente passar são importantes e é fundamental mantê-las organizadas de maneira prática e de fácil acesso, até porque, não existe nada mais incômodo para o cliente do que ter que ficar repetindo informações.
Tenha velocidade.
É muito chato mandar uma mensagem e esperar horas para ter a sua resposta.
O cliente do digital espera um atendimento muito mais rápido, afinal, se ele não quiser ter que encarar o trânsito e ir até o seu estabelecimento é porque ele não pode ou não quer gastar esse tempo.
Ser ágil e responder o cliente o mais rápido possível é de extrema importância para atendê-lo melhor por WhatsApp, portanto, garanta que ele não fique muito tempo em espera e se possível separe alguém para cuidar somente dessa parte digital.
Use mensagens de automação.
Algo que pode até mesmo ajudar você a ser mais ágil são as automações ou respostas automáticas.
Elas são muito úteis para dar informações básicas sobre o negócio, pegar dados como nome ou endereço, ou até mesmo para organizar qual a necessidade do cliente e encaminhá-lo para o melhor atendimento possível.
Portanto, se você trabalha com entregas de alimentos, pode já perguntar o endereço e enviar o cardápio através de mensagens automáticas e quando o cliente for ao atendimento você não perde tempo. Já se você trabalha em uma loja de brinquedos pode logo no início perguntar se o cliente quer fazer uma compra, tirar alguma dúvida ou fazer uma devolução.
Explore outras funções.
Você também pode usar esse meio de comunicação para mais coisas do que gerenciar reclamações, tirar dúvidas e fazer vendas. Aproveite essa ferramenta para divulgar o seu produto!
Existem vários negócios que enviam informativos semanais sobre suas novidades ou criam até mesmo grupos para isso.
Além disso, você pode enviar pesquisas de satisfação e perguntar o que o cliente achou do atendimento, assim você consegue sempre melhorar!
Use o WhatsApp Business.
O WhatsApp Business ou WhatsApp empresas é a versão corporativa do WhatsApp e possui uma série de funcionalidades voltadas exatamente para o atendimento de clientes.
Nele você pode incluir informações como endereço, descrição da empresa, localização, pode anexar um catálogo, entre outros.
Tudo isso faz com que a experiência do cliente seja mais rica, agradável e prática, além disso, facilita seu trabalho e separa o seu WhatsApp de negócios do seu pessoal.
E aí? Está pronto para pegar o celular agora e atender melhor o seu cliente por WhatsApp? Boa sorte e bons atendimentos!