Atualmente 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp em seu dia a dia.
Seja para manter contato com os amigos, a família ou até para trabalhar, esse meio de comunicação está se tornando fundamental em nossa rotina.
Isso inclui também a rotina de vários empresários, que acabaram aderindo ao WhatsApp Business como uma ferramenta para auxiliar em seus negócios.
E sim, nós já falamos sobre como você pode atender melhor o seu cliente pelo WhatsApp nesta postagem, mas você sabe realmente o porquê é tão importante usar essa ferramenta e como usá-la a seu favor?
Como já disse, atualmente essa é uma rede usada por 120 milhões de brasileiros, dessas pessoas, 79% usam o aplicativo como fonte de informação, ou seja, as pessoas estão constantemente conectadas e absorvendo o conteúdo através do WhatsApp e como você está fazendo uso disso para deixar a sua marca a vista e atrair mais clientes?
Se não está, essa é a hora de começar!
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e desde aquele ano mais de 79% dos empresários começaram a usar essa ferramenta como uma forma de se aproximar do seu público-alvo.
E com o tempo o próprio aplicativo foi criando funções que otimizam e facilitam esse processo. Foi pensando em como você pode usá-las para alavancar o seu negócio que separamos 5 dicas de como fazer o melhor uso do WhatsApp. Vamos lá?
Use a função catálogo
Uma das inovações criadas pelo WhatsApp para ajudar o empreendedor foi a função catálogo.
Essa ferramenta permite que o cliente veja os seus produtos e o valor antes mesmo de iniciar uma conversa.
Isso deixa todo o atendimento mais ágil, como já falamos em nosso outro post, e reduz o tempo que você gastaria com clientes curiosos.
Use esse canal para marketing
Além de esperar os clientes chegarem até você, invista no marketing de conteúdo!
Use esse espaço para manter o contato com clientes antigos e chamar os clientes curiosos para uma ação. Você pode divulgar seus produtos, informar sobre promoções ou até mesmo manter o cliente engajado com a sua marca. Por exemplo, se você vende óculos de sol para um público mais jovem pode enviar dicas de estilo para a estação, incluindo o seu produto nessa informação. Já se você tem uma academia pode mandar dicas de exercícios rápidos ou receitas saudáveis e assim por diante.
Use as listas de transmissão
Falamos sobre enviar conteúdo por whatsapp, mas você sabe a melhor forma de fazer isso?
Algumas marcas vêm montando grupos com os clientes para mantê-los atualizados, e apesar disso parecer prático, essa não é a melhor opção.
Mandar mensagem para um grupo e não individualmente torna a comunicação mais impessoal e dificulta o contato, pois muitas vezes as respostas destes grupos ficam desativadas para evitar as famosas mensagens de bom dia, por isso, é melhor usar a função de lista de transmissão, que permite enviar uma mesma mensagem para diversas pessoas em simultâneo.
Assim o seu cliente sentirá que aquela mensagem foi feita especialmente para ele.
Mas é fundamental estar atento a um ponto: somente envie mensagens para os clientes que estão em sua lista e deixe claro que ele pode parar de recebê-las caso não se sinta confortável.
Abra espaço para feedbacks
Também é interessante usar esse canal como uma forma de conseguir opiniões sinceras e de forma rápida.
Se organize para que um tempo após a compra ou a contratação o cliente receba uma mensagem perguntando como foi a sua experiência.
Você pode até mesmo fazer um pequeno formulário e enviar o link para o seu cliente, assim ele pode responder de forma anônima caso se sinta mais confortável.
Esteja atento e treine a sua equipe
Entenda que mesmo pelo celular ou computador é fundamental estabelecer uma boa relação com o cliente e que comprar pelo digital é diferente do pessoal.
Por exemplo, se você vende artigos de decoração compreenda que a pessoa não poderá ver os objetos e tocá-los como faríamos em uma loja, por isso é fundamental saber falar sobre o seu produto e ter paciência para explicá-lo.
E é claro, mantenha uma conversa cordial e se mostre à disposição para lhe atender e sanar qualquer dúvida.
Também é interessante ficar sempre atento, novas práticas e funcionalidades do digital surgem diariamente e saber como usá-las no seu negócio pode ser um diferencial indispensável!
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