Saiba porque é indispensável usar o WhatsApp no seu negócio!

Atualmente 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp em seu dia a dia.

Seja para manter contato com os amigos, a família ou até para trabalhar, esse meio de comunicação está se tornando fundamental em nossa rotina.

Isso inclui também a rotina de vários empresários, que acabaram aderindo ao WhatsApp Business como uma ferramenta para auxiliar em seus negócios.

E sim, nós já falamos sobre como você pode atender melhor o seu cliente pelo WhatsApp nesta postagem, mas você sabe realmente o porquê é tão importante usar essa ferramenta e como usá-la a seu favor?

Como já disse, atualmente essa é uma rede usada por 120 milhões de brasileiros, dessas pessoas, 79% usam o aplicativo como fonte de informação, ou seja, as pessoas estão constantemente conectadas e absorvendo o conteúdo através do WhatsApp e como você está fazendo uso disso para deixar a sua marca a vista e atrair mais clientes? 

Se não está, essa é a hora de começar!

O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e desde aquele ano mais de 79% dos empresários começaram a usar essa ferramenta como uma forma de se aproximar do seu público-alvo.

E com o tempo o próprio aplicativo foi criando funções que otimizam e facilitam esse processo. Foi pensando em como você pode usá-las para alavancar o seu negócio que separamos 5 dicas de como fazer o melhor uso do WhatsApp. Vamos lá?

Use a função catálogo

Uma das inovações criadas pelo WhatsApp para ajudar o empreendedor foi a função catálogo.

Essa ferramenta permite que o cliente veja os seus produtos e o valor antes mesmo de iniciar uma conversa. 

Isso deixa todo o atendimento mais ágil, como já falamos em nosso outro post, e reduz o tempo que você gastaria com clientes curiosos.

Use esse canal para marketing

Além de esperar os clientes chegarem até você, invista no marketing de conteúdo!

Use esse espaço para manter o contato com clientes antigos e chamar os clientes curiosos para uma ação. Você pode divulgar seus produtos, informar sobre promoções ou até mesmo manter o cliente engajado com a sua marca. Por exemplo, se você vende óculos de sol para um público mais jovem pode enviar dicas de estilo para a estação, incluindo o seu produto nessa informação. Já se você tem uma academia pode mandar dicas de exercícios rápidos ou receitas saudáveis e assim por diante.

Use as listas de transmissão

Falamos sobre enviar conteúdo por whatsapp, mas você sabe a melhor forma de fazer isso?

Algumas marcas vêm montando grupos com os clientes para mantê-los atualizados, e apesar disso parecer prático, essa não é a melhor opção.

Mandar mensagem para um grupo e não individualmente torna a comunicação mais impessoal e dificulta o contato, pois muitas vezes as respostas destes grupos ficam desativadas para evitar as famosas mensagens de bom dia, por isso, é melhor usar a função de lista de transmissão, que permite enviar uma mesma mensagem para diversas pessoas em simultâneo. 

Assim o seu cliente sentirá que aquela mensagem foi feita especialmente para ele.

Mas é fundamental estar atento a um ponto: somente envie mensagens para os clientes que estão em sua lista e deixe claro que ele pode parar de recebê-las caso não se sinta confortável.

Abra espaço para feedbacks

Também é interessante usar esse canal como uma forma de conseguir opiniões sinceras e de forma rápida.

Se organize para que um tempo após a compra ou a contratação o cliente receba uma mensagem perguntando como foi a sua experiência. 

Você pode até mesmo fazer um pequeno formulário e enviar o link para o seu cliente, assim ele pode responder de forma anônima caso se sinta mais confortável.

Esteja atento e treine a sua equipe

Entenda que mesmo pelo celular ou computador é fundamental estabelecer uma boa relação com o cliente e que comprar pelo digital é diferente do pessoal.

Por exemplo, se você vende artigos de decoração compreenda que a pessoa não poderá ver os objetos e tocá-los como faríamos em uma loja, por isso é fundamental saber falar sobre o seu produto e ter paciência para explicá-lo.

E é claro, mantenha uma conversa cordial e se mostre à disposição para lhe atender e sanar qualquer dúvida.

Também é interessante ficar sempre atento, novas práticas e funcionalidades do digital surgem diariamente e saber como usá-las no seu negócio pode ser um diferencial indispensável!

Para saber mais, continue acompanhando nosso blog e nos siga também pelas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades!

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