Alguma vez você já foi em um restaurante, fotografou a comida, o ambiente e postou no Instagram marcando o lugar? Saiba que mesmo sem a intenção de divulgar esse espaço, você estava produzindo um UGC, User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário.
O UGC começou a ter mais visibilidade a partir de 2005 quando a internet ganhou força e a relação entre marca e cliente começou a se estreitar.
Um grande exemplo do bom uso do UGC é a Coca-Cola, você se lembra das latas de Coca-Cola personalizadas com os nomes das pessoas? A ideia principal era que todos pudessem encontrar latas com seus nomes e compartilhassem isso com os amigos. Gradualmente essa ação foi se tornando tão grande que a empresa criou uma ferramenta onde as pessoas podiam pedir que nomes queriam nas latinhas.
Outro exemplo é a Starbucks, extremamente famosa pelas diversas fotos de seus copos pelo Instagram, se tornou ainda maior após uma campanha onde os clientes deveriam personalizar seus copos e postar nas redes sociais.
Claro que estamos falando de grandes marcas, mas também é possível ter UGC no seu negócio e ele pode ser fundamental para o sucesso e crescimento da sua marca.
Foi pensando em como você pode usar isso ao seu favor que separamos 5 benefícios e maneiras de incentivar esse conteúdo.
O Conteúdo Gerado pelo Usuário tem poder de aumentar o alcance e gerar desejo
Quando paramos para pensar no funcionamento das redes sociais precisamos ter em mente que o alcance é sempre exponencial.
Pense comigo, uma pessoa tem 10 mil seguidores e esses seguidores possuem mais 6 mil seguidores e assim por diante, imagine o seu alcance se esse público falasse sobre sua marca.
É dessa forma que seu alcance pode ser muito maior e junto a isso vem outro benefício, quanto mais pessoas possuem e falam sobre um produto ou um serviço, maior se torna o desejo por essa marca, afinal, se todos estão falando sobre algo e usando, é natural que o ser humano queira se incluir nesse grupo e acabará adquirindo a mesma solução.
O caminho para adquirir credibilidade é encurtado com o UGC
Além de causar um maior desejo nas pessoas, o UGC agrega mais credibilidade à marca. Isso acontece porque as pessoas confiam mais em uma avaliação ou resenha feita de maneira espontânea.
São famosas na internet publicidades onde as pessoas são pagas para falar maravilhas sobre um produto, com isso muitos consumidores não sabem no que acreditam. É aí que as avaliações espontâneas se tornam importantes.
Um bom modo de fazer uso disso é abrindo um espaço de conversa onde os consumidores podem dizer o que acham e mesmo se esse houver algum comentário negativo busque entender qual foi o problema. Isso mostra que mesmo caso o resultado não seja o esperado você está à disposição para ouvir o cliente.
Fonte para coleta de dados
Os dados são fundamentais para avaliar o desempenho da empresa, principalmente no digital. Afinal, é a partir deles que podemos conhecer mais o cliente.
Esses dados nos ajudam a definir melhor a persona, afinal, eles falam quem são, o que fazem e quais pontos do produto são mais importantes para cada necessidade.
Além disso, nesse processo, muitos também falam sobre a jornada de compra ou contratação, quais os pontos positivos e negativos, isso nos ajuda a personalizar cada vez mais essa experiência.
Outro ponto é que muitas vezes essas pessoas estão mais dispostas a dar sugestões e responder as suas dúvidas sobre a experiência.
UGC gera ideias para novos materiais
Um grande problema do marketing é saber exatamente o que o público deseja.
Para quem trabalha com uma solução é muito fácil saber todos os benefícios que ela possui, mas como saber quais as dúvidas do cliente?
Simples! É só analisar o que eles dizem.
Perguntas recorrentes podem virar um conteúdo próprio, por exemplo, você trabalha com energia solar e diversas pessoas já fizeram a pergunta “será que isso suprirá a minhas necessidades?”, você pode transformar isso em uma postagem ou material específico ao invés de ficar respondendo pessoa por pessoa.
Isso também pode ser bom, pois caso alguém busque informações sobre esse ponto, ela pode acabar chegando na sua marca.
Outra forma é observar se existem diversas avaliações positivas sobre uma característica do produto, se sim, você pode dar mais foco a essas características nos próximos materiais e assim por diante.
Baixo investimento e alto resultado
Os resultados, como já dizemos, vem por conta do alcance, quanto mais pessoas veem, mais elas desejam e compram ou contratam.
Já o investimento é baixo, pois o seu único trabalho é produzir materiais e criar espaços que incentivem essa conversa. Você pode criar uma campanha com hashtags e compartilhamentos e lembrar os clientes de comentarem nas suas redes sociais, depois disso é só deixar que os usuários façam o trabalho por você
E você? Já tinha uma noção sobre a importância do conteúdo gerado pelos usuários? Lembre-se, não há pessoa melhor para falar do seu produto do que uma pessoa que sentiu aquela necessidade e desembolsou um valor por isso.
Quer saber mais sobre maneiras e estratégias que podem ajudar o seu negócio? Fique atento às nossas redes sociais e ao nosso blog! Toda semana temos um conteúdo diferente sobre como alavancar o seu negócio no digital!