Data branding: um futuro mais próximo do que se imagina

Geralmente falamos sobre a importância do marketing para geração de conversão, mas e aquelas marcas que não esperam que seus produtos sejam comprados através da internet? Como podem fazer uso do marketing?

Por exemplo, acredito que todos conhecem a marca Bombril. Dificilmente alguém optará por comprar um produto da Bombril por um site, tendo em vista que podemos simplesmente ir ao mercado e adquirir esse produto. 

O que faz todos conhecermos essa marca e optarmos por ela quando estamos no mercado? 

O branding!

Branding é uma estratégia do marketing pensada para posicionar o seu produto no mercado, o propósito aqui não é vender imediatamente e sim construir a imagem da empresa de forma que no dia a dia as pessoas reconheçam seus produtos.

Diferente de um marketing de conversão onde analisamos quantas pessoas chegaram até um produto e o adquiriram, analisar as métricas do branding é mais complicado. 

Por causa dessa dificuldade, o modelo de Data Branding foi pensado, onde são utilizados dados e informações da campanha para se fazer a análise da estratégia.

O que é Data Branding?

Como já disse é muito difícil medir branding, pois não conseguimos contabilizar quantas pessoas conhecem ou o que elas pensam sobre determinada marca.

Para medir esses dados algumas marcas contabilizam as buscas ou menções em redes sociais. Essas métricas não são completamente efetivas, afinal, nem todas as pessoas que receberam aquele conteúdo pesquisaram ou comentaram sobre.

Diante dessa problemática o Data Branding propõe facilitar a medição do alcance de uma marca de maneira mais rápida e prática, tendo um retorno preciso ainda enquanto a campanha estiver no ar.

Como o Data Branding funciona?

A ideia principal do data branding é a testagem e análise de forma contínua.

De forma prática, quinzenalmente uma campanha é analisada e modificada, seja na parte escrita, visual ou público-alvo e em simultâneo é feita uma pesquisa com o principal público da marca.

A cada modificação é analisada como foi a reação do público, os custos da campanha etc, e essa informação, é utilizada para aprimorar o posicionamento da marca.

O Data Branding é a melhor forma de analisar a construção de marca da sua empresa, pois considera ações e resultados reais, oferecendo mais clareza sobre os fatos e permitindo mais segurança no momento de se criar hipóteses para aprimorar sua marca.

E aí, o que achou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de todas as novidades que podem se tornar um diferencial no seu marketing? Fique de olho em nosso blog e confira também nossas redes sociais! Toda semana trabalhamos com um conteúdo de marketing diferente!

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