Nicho de mercado no Marketing Digital

Você sabe o que é Nicho de Mercado? Diferente do segmento de mercado, que é uma parcela de pessoas com dores e interesses semelhantes, o nicho de mercado nada mais é do que um grupo de consumidores que é pouco ou quase nada atendidos.

Por exemplo, existe um grupo de pessoas que se interessa por alimentação saudável e dentro desse grupo há uma parcela menor que se interessa por uma alimentação saudável vegana, nesse caso, o nicho seria essas pessoas que possuem necessidades específicas e que não recebem tanta atenção do mercado.

E por que é importante definir um nicho para o seu negócio?

Primeiramente, definir um nicho é fundamental para conseguir estabelecer estratégias de marketing mais efetivas.

Quanto mais segmentado o seu público, mais fácil fica a criação da sua persona. 

Como dissemos em outra postagem, compreender o público alvo é fundamental para construir uma estratégia de marketing que auxilie o seu negócio a crescer de forma consistente. 

Portanto, definir um nicho te ajuda a compreender melhor qual seu público e como se comunicar de maneira mais efetiva.

Outro ponto em que definir seu Nicho de Mercado te ajudará é reduzindo o número de concorrentes. 

Imagine quantas pessoas falam sobre beleza, agora imagine quantas pessoas falam sobre produtos naturais de cuidado com a pele, bem menos não é mesmo? 

Quanto mais específico, menor a quantidade de pessoas que falam sobre, consequentemente menor a quantidade de concorrente e maiores a possibilidades de você se destacar.

Mas como descobrir exatamente qual o seu nicho?

Observe o que você sabe e gosta de fazer.

Sempre que formos trabalhar com algo, é preferível que optemos por trabalhar com o que gostamos ou com um assunto que entendemos e dominamos. 

Não escolha o seu nicho apenas pelo que está em alta no momento se você não tem nenhuma afinidade com aquilo, afinal será preciso estudar e focar mais do que nunca nessa área.

Saiba quais as demandas do mercado.

Agora que já definiu seus interesses e assuntos sobre os quais tem mais afinidade é hora de identificar as demandas do mercado sobre esse assunto. 

Por exemplo, você decidiu que quer trabalhar com confeitaria, pode optar por trabalhar com bolos, cookies, brownies, se deseja fazer doces sem glúten, sem açúcar e assim por diante. 

Para definir essa “subdivisão” é interessante pesquisar o que está em alta no mercado e o que o público busca e se interessa mais.

Analise a concorrência.

Ao buscar as demandas do mercado, observe também a sua concorrência, afinal, como já falamos, quanto menor a concorrência, maiores as oportunidades para se destacar. 

Observe em suas buscas, temas, assuntos ou produtos que tenham uma alta demanda e uma baixa oferta, assim você entra no mercado contando com um diferencial e disposto a sanar as necessidades de consumidores que buscam exatamente o que você oferece. 

Consegui compreender o que é nicho de mercado e qual a importância de definir um para o seu negócio? Tendo um nicho de mercado bem definido você conseguirá ser muito mais assertivo em todas as suas estratégias!

Quer conhecer outras maneiras de aprimorar suas estratégias e alavancar o seu negócio? Continue acompanhando nosso blog, toda semana temos uma nova postagem e confira também nas redes sociais!

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