Guia completo sobre gestão de tráfego para iniciantes

Tempo de leitura:  5 minutos

Assim como o design e o planejamento de mídia, a gestão de tráfego também é primordial para um marketing digital eficiente. 

Serviço essencial para o alcance de resultados por meio de estratégias otimizadas e assertivas. 

O que é gestão de tráfego?

Hoje, a presença digital se tornou motivo de desejo (e necessidade) para muitas empresas de diversos nichos de mercado.

Todo mundo está on-line, sua marca também precisa estar! 

Afinal, são oportunidades imperdíveis de conversões à venda ali, a apenas um clique de distância. 

Mas, neste imenso mar digital, como mergulhar e encontrar os clientes ideais para o seu tipo de negócio?

Como impactar as pessoas certas, aquelas que estão realmente interessadas no que você tem a oferecer? 

É aí que entra o trabalho do gestor de tráfego! 

Você já deve ter ouvido a palavra tráfego para se referir, por exemplo, ao volume de carros circulando em uma rodovia.

Aqui, no mundo digital, é basicamente a mesma coisa, o gestor de tráfego é responsável por gerar e manter o fluxo de pessoas nos sites/páginas da web. 

É a gestão de tráfego, por meio de estratégias de marketing, que cuidará para que cada vez mais pessoas tenham contato com sua marca/produto/serviço na internet.

E claro, selecionará aquelas que se identificam com seu nicho de atuação, tornando assim, as oportunidades de venda muito mais reais. 

Tráfego pago x tráfego orgânico

Agora que você já entendeu o conceito da gestão de tráfego, é preciso conhecer os tipos de estratégias que dão vida a isso. 

Existem muitos caminhos para fazer um possível cliente (chamado de lead) chegar ao seu destino final: o site da sua empresa.

Para isso, é importante ter um controle contínuo de onde os leads vêm com maior frequência para estar sempre otimizando ações de forma eficaz. 

Continue lendo e confira os diferentes tipos de tráfego. Mas, antes, entenda os conceitos de tráfego pago e tráfego orgânico. 

Confira abaixo a diferença entre eles: 

Tráfego pago

Aqueles que desejam resultados imediatos ou mais rápidos, geralmente optam pelo tráfego pago. 

Isso porque ele possibilita a realização de anúncios nas redes sociais, além da compra de links patrocinados no Google. 

No Google existem duas formas de tráfego pago, por meio de rede de pesquisa ou por meio de rede de display. 

Um patrocinado de rede de pesquisa, por exemplo, são aqueles links que aparecem no topo das primeiras páginas do Google. 

Dessa forma, terá grande número de acessos. 

Já os de rede de display basicamente consiste na compra de espaço em sites/blogs parceiros do Google e que são relacionados ao seu nicho.

Sendo assim, é possível anunciar sua marca/produto nestes sites e impactar possíveis clientes. 

O tráfego pago pode ser classificado como uma estratégia de Outbound Marketing, quando a empresa dá o primeiro passo na busca pelo cliente.

É o oposto de estratégias de Inbound Marketing do tráfego orgânico que você confere logo abaixo. 

Tráfego orgânico 

Tão importante quanto o tráfego pago, é o tráfego orgânico, mas ao contrário do primeiro, este demanda tempo e traz resultados a médio e longo prazo. 

O tráfego orgânico é o mais desejado no marketing digital, afinal, dispensa a necessidade de investimento em anúncios, acontece de maneira natural. 

O conceito orgânico está entrelaçado com o Inbound Marketing que, nada mais é, do que ofertar conteúdo de valor ao seu lead. 

A ideia é fazer o seu possível cliente chegar até sua marca/produto/serviço de maneira espontânea e voluntária. 

Como fazer isso? Através de conteúdos bem redigidos, que faça uso de técnicas SEO. 

Esse conjunto facilitará o ranqueamento do seu site de forma espontânea no Google. 

Por exemplo, imagine que uma pessoa está pensando em comprar uma geladeira nova. 

Em quase todos os casos, ela buscará no Google: “Quais as geladeiras mais econômicas”, antes de realizar uma compra. 

Se o site da sua empresa, uma loja varejista, aparecer primeiro no Google de forma orgânica, você será notado e a chance de convertê-la em uma venda é bem alta. 

Afinal, como já sabemos, os primeiros links são os que mais recebem cliques! Sendo assim, para ter mais chances de ser notado pela audiência, é preciso estar em primeiro. 

Sem o amparo de anúncios pagos, isso só será possível através de conteúdos que entrem em harmonia com o algoritmo dos buscadores. 

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Ambos se complementam 

É importante entender que não existe um modelo de tráfego melhor do que o outro, a diferença está na forma com que eles chegam ao lead.

O tráfego pago tende a ser mais imediatista, já o orgânico é gradual e leva mais tempo. Entretanto, ambos se complementam e realizam a jornada dos possíveis clientes com eficiência. 

Outros tipos de tráfego 

  • Tráfego de referência: quando o lead chega até você a partir da citação da sua marca em outro site, geralmente um site de autoridade no nicho de mercado;
  • Tráfego de e-mail marketing: como o próprio nome diz, são leads que chegam até seu site/produto por meio de CTAs em um e-mail marketing;
  • Tráfego social: É aquele que gera leads a partir de posts/anúncios nas redes sociais;
  • Tráfego direto: Tráfego gerado a partir da pesquisa direta no Google, quando o lead já busca diretamente pelo nome da sua empresa.  

Dentre todos, não existe um tipo mais ou um menos eficaz. Tudo dependerá do público da marca e do nicho de mercado.

Quem é o perfil de consumidor? Que tipo de rede ele acessa? Qual perfil de compra?

Responder a essas perguntas deixará mais claro qual o tipo de tráfego mais ideal a ser trabalhado. 

Tudo o que você precisa para começar a trabalhar com tráfego 

A primeira coisa que você precisa ter antes de começar a trabalhar com gestão de tráfego é: paciência e vontade de aprender!

Comece pelo macro, no caso, marketing digital. Busque cursos especializados, adentre o mundo digital.

Construa sua base, feito isso, busque cursos mais específicos de gestão de tráfego. 

Seguindo essa ordem de estudos, fica muito mais fácil aprender sem se perder! 

Estude também cases de sucesso em tráfego, analise grandes marcas do mercado e até concorrentes. 

Com tudo isso em mãos, você terá o básico para dar seus primeiros passos na busca por resultados de tráfego. 

Mas, se você não dispõe de tempo e quer investir em tráfego sem burocracias, fale com quem já entende e já é especialista no assunto!

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