Marketing digital para o B2B: conheça as vantagens!

Tempo de leitura: 4 minutos

Investir em marketing digital é vantajoso para variados nichos de mercado independente do objetivo da sua marca. 

Inclusive, é uma ótima forma de dar mais visibilidade e expansão digital para empresas do universo B2B. 

Você sabia? Não? 

Então continue lendo esse texto, entenda mais sobre esse tipo de mercado e aprenda inúmeras vantagens que o marketing digital viabiliza.

B2B e B2C

Se você entrou nesse texto e não faz ideia do que significa B2B, continua que a gente te explica!

O termo vem do inglês e significa: business to business, ou seja, de empresas para empresas.

Em outras palavras, B2B é toda empresa que vende serviços e produtos para outras empresas. 

Ainda que existam empresas B2B de diversos nichos e naturezas de atuação, a primeira coisa que nos vem à mente é:

Fornecedores de insumos e matéria-prima para diversas produções  consumidas pelo público final. 

Além do que chamamos de comércio atacadista que vende produtos em larga escala para outras empresas.

Enquanto isso, B2C, business to consumer, é aquele tipo de empresa que vende diretamente para o cliente final.

Como por exemplo o comércio varejista, supermercados, lojas de roupas, consultórios médicos, restaurantes e tudo que mantenha contato direto com consumidores.

Entender se a sua empresa é B2B ou B2C é o primeiro passo para desenvolver estratégias de marketing assertivas.

Afinal, muda-se o público, muda-se a forma de se comunicar e impactar o mesmo. 

Marketing B2B

Não importa o segmento de uma empresa, o marketing existe com o propósito de atrair, converter e reter potenciais clientes de uma marca.

Sempre na busca de agregar valor à empresa e ao seu produto/serviço.

Ao falarmos de marketing B2B os princípios seguem os mesmos. No entanto, é importante ressaltarmos:

Diferente do marketing B2C que lida com o consumidor final que, quase sempre, realiza as compras pautadas na emoção, o B2B lida com empresas que, geralmente, amparam suas decisões de compra na razão.

Sendo assim, é preciso utilizar outros gatilhos que não os típicos do varejo para o público final.

O que trabalhar?

Como falamos, o público-alvo de empresas B2B são organizações/marcas que se pautam na racionalidade.

Assim como buscam relações de confiança e duradouras com seus fornecedores. 

Portanto, o alicerce do seu marketing deve ser o institucional.

Empresários compram aquilo que confiam e  acreditam ser o melhor para seus negócios. 

Por isso, seja referência, mostre seus diferenciais, posicione-se como autoridade no nicho em que atua e demonstre credibilidade.

O caminho mais assertivo para chegar em um cliente B2B é mostrar (e provar) o porquê a sua empresa é melhor e oferecerá tudo o que a empresa dele necessita. 

Tudo isso só é possível com campanhas e estratégias assertivas no campo institucional. 

3 vantagens do marketing B2B

Visibilidade de marca

O mundo digital é um vasto universo de oportunidades e, justamente por isso, estar presente nele aumenta e muito as chances da sua empresa ser notada. 

E, quando notada, garanta que será bem vista com um marketing digital de qualidade. 

Afinal, é uma ótima chance de novos potenciais clientes chegarem até você, fazendo com que fiquem interessados! 

Autoridade no nicho de atuação

Primordial para alcançar o objetivo de ser destaque no segmento. 

O bom marketing digital será a chave para se tornar autoridade no nicho de mercado em que atua. 

É o passo inicial de uma jornada que deve ser alimentada com periodicidade e, acima de tudo, maestria. 

Favorece decisão de compra

Estratégias de marketing bem formuladas tendem a ser decisivas no processo de compra.

Sabe quando estamos em dúvida sobre qual escolher? 

O marketing digital bem elaborado contribui para que essa escolha seja a sua empresa. 

Poderíamos passar páginas e páginas por aqui falando sobre essas e muitas outras vantagens sobre o marketing B2B.

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