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Investir em marketing digital é vantajoso para variados nichos de mercado independente do objetivo da sua marca.
Inclusive, é uma ótima forma de dar mais visibilidade e expansão digital para empresas do universo B2B.
Você sabia? Não?
Então continue lendo esse texto, entenda mais sobre esse tipo de mercado e aprenda inúmeras vantagens que o marketing digital viabiliza.
B2B e B2C
Se você entrou nesse texto e não faz ideia do que significa B2B, continua que a gente te explica!
O termo vem do inglês e significa: business to business, ou seja, de empresas para empresas.
Em outras palavras, B2B é toda empresa que vende serviços e produtos para outras empresas.
Ainda que existam empresas B2B de diversos nichos e naturezas de atuação, a primeira coisa que nos vem à mente é:
Fornecedores de insumos e matéria-prima para diversas produções consumidas pelo público final.
Além do que chamamos de comércio atacadista que vende produtos em larga escala para outras empresas.
Enquanto isso, B2C, business to consumer, é aquele tipo de empresa que vende diretamente para o cliente final.
Como por exemplo o comércio varejista, supermercados, lojas de roupas, consultórios médicos, restaurantes e tudo que mantenha contato direto com consumidores.
Entender se a sua empresa é B2B ou B2C é o primeiro passo para desenvolver estratégias de marketing assertivas.
Afinal, muda-se o público, muda-se a forma de se comunicar e impactar o mesmo.
Marketing B2B
Não importa o segmento de uma empresa, o marketing existe com o propósito de atrair, converter e reter potenciais clientes de uma marca.
Sempre na busca de agregar valor à empresa e ao seu produto/serviço.
Ao falarmos de marketing B2B os princípios seguem os mesmos. No entanto, é importante ressaltarmos:
Diferente do marketing B2C que lida com o consumidor final que, quase sempre, realiza as compras pautadas na emoção, o B2B lida com empresas que, geralmente, amparam suas decisões de compra na razão.
Sendo assim, é preciso utilizar outros gatilhos que não os típicos do varejo para o público final.
O que trabalhar?
Como falamos, o público-alvo de empresas B2B são organizações/marcas que se pautam na racionalidade.
Assim como buscam relações de confiança e duradouras com seus fornecedores.
Portanto, o alicerce do seu marketing deve ser o institucional.
Empresários compram aquilo que confiam e acreditam ser o melhor para seus negócios.
Por isso, seja referência, mostre seus diferenciais, posicione-se como autoridade no nicho em que atua e demonstre credibilidade.
O caminho mais assertivo para chegar em um cliente B2B é mostrar (e provar) o porquê a sua empresa é melhor e oferecerá tudo o que a empresa dele necessita.
Tudo isso só é possível com campanhas e estratégias assertivas no campo institucional.
3 vantagens do marketing B2B
Visibilidade de marca
O mundo digital é um vasto universo de oportunidades e, justamente por isso, estar presente nele aumenta e muito as chances da sua empresa ser notada.
E, quando notada, garanta que será bem vista com um marketing digital de qualidade.
Afinal, é uma ótima chance de novos potenciais clientes chegarem até você, fazendo com que fiquem interessados!
Autoridade no nicho de atuação
Primordial para alcançar o objetivo de ser destaque no segmento.
O bom marketing digital será a chave para se tornar autoridade no nicho de mercado em que atua.
É o passo inicial de uma jornada que deve ser alimentada com periodicidade e, acima de tudo, maestria.
Favorece decisão de compra
Estratégias de marketing bem formuladas tendem a ser decisivas no processo de compra.
Sabe quando estamos em dúvida sobre qual escolher?
O marketing digital bem elaborado contribui para que essa escolha seja a sua empresa.
Poderíamos passar páginas e páginas por aqui falando sobre essas e muitas outras vantagens sobre o marketing B2B.
Mas, que tal marcar um cafezinho com nossos especialistas? Tire todas suas dúvidas e saiba mais!