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Sempre que pensamos no universo empresarial e tudo que o compõe, é essencial falarmos em cultura e clima organizacional.
Aqui na Unid Comunicação esses são conceitos respeitados e praticados na rotina corporativa.
Não à toa que somos uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo o selo Great Place To Work.
Mas, para conquistar esse título, é preciso entender mais sobre os conceitos que regem a harmonia de uma empresa.
Continue lendo e entenda mais sobre esses 2 conceitos que transformarão a vida da sua empresa.
O que é cultura organizacional?
Definindo em algumas palavras, a cultura organizacional pode ser entendida como a alma e a identidade de uma empresa.
É a essência que é refletida na forma com que a empresa fecha negócios, trata seus clientes e colaboradores.
Cultura organizacional é um conjunto de ações que são resultado dos valores, normas e atitudes da empresa, essas que são compartilhadas e apoiadas por todos os membros da equipe.
A verdadeira base que guia todas as ações da empresa com o mundo externo e interno, que guia estratégias e rege princípios e crenças.
Lembrando que: uma cultura organizacional efetiva, é aquela que conta com a concordância e a prática de todos os envolvidos diretamente com a empresa.
É preciso que todos estejam alinhados na mesma página, e compreendam a importância de tais ações.
Algumas características que transparecem uma boa cultura organizacional:
- Orientação para resultados;
- Suporte para as pessoas da equipe ou não;
- Inovação e desafios;
- Atenção a detalhes;
- Estabilidade e organização de processos.
Uma boa cultura organizacional facilita a relação entre uma empresa e outra e dá aos funcionários o sentimento de identidade e união.
Tudo isso, favorece o comprometimento com o trabalho e melhores resultados.
Além disso, resulta em um ambiente corporativo mais engajado, saudável, bem relacionado entre a equipe e também com os clientes.
Cria-se um ambiente cooperativo, feliz e produtivo.
Clima organizacional: o conceito
Apesar de estarem interligados e serem facilmente confundidos, o clima organizacional não é a mesma coisa que cultura organizacional.
Clima organizacional pode ser entendido como vários aspectos que definem a satisfação das pessoas com uma cultura organizacional ativa.
São ações percebidas no ambiente de trabalho que podem até servir como base de análise para efetividade de uma cultura.
É através do clima que é possível ver se está existindo aderência entre os funcionários, como está sendo feito isso e se está surtindo resultados.
É com o clima organizacional que você consegue descobrir a eficácia da cultura empregada em sua empresa.
Mas, cuidado, o clima organizacional é subjetivo e relativo, afinal, uma cultura pode ser recebida de diferentes formas por diferentes pessoas.
Cada funcionário é uma pessoa única, com bagagens sociais e visões de mundo diferentes, portanto, também terão percepções diferentes de uma mesma cultura.
O segredo é: através do clima, analisar e encontrar uma cultura que mais se aproxime da satisfação de todos, ainda que distintos uns dos outros.
Diferenças entre os termos
Agora que você já entendeu um pouco sobre os termos, vale ressaltar: uma depende do outro para existir e estão totalmente interligados.
A diferença principal é que a cultura organizacional está diretamente ligada ao comportamento da empresa com aqueles que vivem em seu ecossistema direta ou indiretamente.
Já o clima organizacional está mais relacionado aos funcionários, membros do ambiente corporativo e a forma com que eles recebem, lidam com esse comportamento da empresa, chamado cultura organizacional.
São conceitos entrelaçados que, juntos, transformam a rotina corporativa e a vida daqueles que dedicam tempo e energia no trabalho.
O endomarketing como estratégia de fortalecimento
Se você leu até aqui e está pensando:
Como fazer para empregar uma cultura organizacional efetiva na minha empresa e que tenha bons índices de aceitação?
Temos uma dica: fazer uso das estratégias de endomarketing.
O termo, apesar de uma realidade global, ainda é novo para empresas de alguns segmentos no Brasil.
É uma vertente do marketing voltada exclusivamente para ambientes corporativos e fala diretamente com públicos internos.
Aprenda mais do que ter uma cultura efetiva, saiba como falar com seus funcionários e incentivá-los a abraçar essa ideia.
Consiga, por meio de estratégias, ter uma cultura real e que reúne adeptos por onde passar.
Aqui na Unid temos orgulho pelas certificações que comprovam a qualidade do nosso ambiente corporativo.
Estamos entre as melhores empresas para se trabalhar e continuaremos, afinal, gente feliz é o que importa!
Tudo isso, graças a uma constante manutenção das estratégias de endomarketing.
Vamos marcar um bate-papo para falar mais sobre cultura organizacional e a importância do endomarketing para sua empresa?
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