Tempo de leitura: 4 minutos.
Antes de falarmos sobre gestão horizontal e vertical, vamos falar um pouco sobre gestão empresarial.
Afinal, é a partir daí que nascem os outros dois conceitos.
Responsável pela maximização de desempenho de uma empresa, essa é a base de uma gestão empresarial.
Em outras palavras, se trata de uma estratégia que tem como objetivo controlar, organizar e comandar a empresa rumo a sua jornada de realização de objetivos.
É a gestão empresarial que conduzirá a evolução de uma organização, desde o crescimento exponencial, aumento de demandas ou simplesmente melhorar o empenho dos colaboradores.
Uma gestão empresarial eficiente consiste em:
- Organização de processos rotineiros;
- Gerenciamento efetivo de colaboradores;
- Controle ativo de setores;
- Desenvolvimento de estratégias de marketing e controle de finanças.
Sem isso, uma empresa tende a ter muito mais dificuldade em alcançar suas metas e objetivos, em alguns casos nunca alcançarão.
Bom, agora que você já entendeu o que é gestão empresarial, precisa descobrir quais são os 2 principais conceitos fundamentados nela.
Continue lendo e saiba mais.
Gestão horizontal: conceito e vantagens
De maneira direta, é possível entender uma gestão horizontal como um modelo de trabalho mais aberto e solícito ao funcionário.
Um sistema de gestão que proporciona mais autonomia ao colaborador e possibilita que o mesmo seja mais ativo em tomadas de decisões dentro da empresa.
Dessa forma, constrói um ambiente amplamente democrático, com linhas de hierarquia mais flexíveis e não tão absolutas.
No geral, fornece o sentimento de liberdade, onde cada indivíduo exerce poder e responsabilidade diante de suas decisões.
Geralmente, empresas que adotam modelos de gestão horizontal tendem a ter alto investimento em treinamentos e capacitações.
Possuem uma visão coletiva, inovadora e estão mais abertas a ouvir o que o funcionário tem a dizer.
Vantagens deste tipo de gestão:
- Profissionais mais motivados;
- Menor custo geral, com a eliminação de cargos de gerência;
- Desburocratização do acesso a informações e tomada de decisões;
- Colaboradores mais resilientes diante dos desafios diários;
- Desenvolvimento de equipes autogerenciadas;
- Capacitação constante de colaboradores.
Gestão vertical: tudo o que você precisa saber
Diferente do modelo anterior, a gestão vertical tem a proposta de deixar os níveis hierárquicos de uma empresa bem definidos.
Sendo assim, possui cargos de liderança que detém a maior parte das tomadas de decisões.
Criando um ambiente no qual grande parte dos funcionários executam suas tarefas sem interferir nas decisões tomadas pelos chefes.
Empresas que adotam esse modelo são constantemente vistas como pouco inovadoras e até mesmo conservadoras.
Afinal, o índice de participação efetiva é baixo e as novas ideias e percepções partem de uma minoria que nem sempre visualiza o todo.
No entanto, como tudo no universo empresarial, tem suas desvantagens e vantagens.
A gestão vertical é a mais tradicional e já possui histórico de anos de efetividade, é a mais utilizada por empresas de múltiplos segmentos.
Sendo assim, a depender do contexto/situação, pode ser o melhor sistema para ter controle diante do time e das negociações.
Confira algumas vantagens da gestão vertical:
- Melhor controle de ações internas da empresa;
- Mais fácil alinhamento entre liderança e cargos mais baixos;
- Time mais centrado, com responsabilidades e objetivos universais e bem definidos.
Mas afinal, apesar de bem diferentes entre si, ambos os modelos de gestão fornecem vantagens.
Como escolher o mais adequado para o seu tipo de empresa e segmento de mercado?
Para chegar a essa resposta é preciso fazer uma análise profunda de mercado.
Entender qual o posicionamento da sua marca, o nicho em que atua e, principalmente, analisar o modelo de gestão dos concorrentes.
Só assim será possível encontrar algo que seja efetivo e faça sentido para amparar a caminhada rumo ao sucesso.
Fale com quem é especialista em análise de mercado! Nós podemos te ajudar.
Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas no assunto.