Tempo de leitura: 4 minutos.
O próximo ano já está com tudo pronto para chegar e transformar tudo ao nosso redor.
Afinal, serão 12 novos meses, 12 oportunidades de fazer diferente e tirar sonhos do papel.
Mas, quando falamos no universo empresarial, o que 2022 representa?
Quais serão as principais mudanças, especialmente no marketing?
Continue lendo e veja 5 tendências que irão definir o marketing no ano novo.
1 – Social Selling
Uma das maiores apostas para 2022 é o Social Selling que, em tradução livre, pode significar venda pelo social.
Mas, vender pelas redes sociais não é bem uma novidade.
A diferença do formato Social Selling é que os próprios funcionários de uma marca se posicionam como referência.
Com os anúncios cada vez mais amplo e o alcance orgânico prejudicado, a nova estratégia aposta em colaboradores que se destaquem em redes sociais como o LinkedIn.
Assim, conseguir um marketing orgânico e espontâneo.
Para reforçar esse tipo de estratégia, a empresa pode investir em micro influencers.
Colaboradores internos do marketing ou vendas que ficam responsáveis por criar conteúdos educativos e relevantes sobre o mercado.
2 – Consolidação do TikTok
Quem pensa que o TikTok veio como uma onda passageira está muito enganado.
Ao que tudo indica, no próximo ano a rede social se consolidará definitivamente como uma das principais do mundo.
Portanto, se a sua empresa ainda não investe e não está presente no TikTok, comece agora!
A febre mundial segue com força, mas vale lembrar: esse é um tipo de rede social única e original.
Por isso, exige que os conteúdos trabalhados na plataforma sejam exclusivos, criativos e com um objetivo bem definido.
3 – Dados e mais dados
Apesar de já estar entre nós há anos, os dados vêm com ainda mais força nas estratégias de marketing do ano que vem.
Uma boa análise de dados te dará bagagem suficiente para produzir conteúdos de valor e que agreguem ao público da sua marca.
Trará informações e descobertas que não seria possível sem relatórios e controles mensais.
Além disso, trabalhar com dados relevantes reforça o posicionamento da marca como autoridade no segmento.
E vale lembrar: é preciso sempre trabalhar de forma legal e justa, por isso, não deixe de seguir à risca a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
4 – Máxima personalização
Quem não gosta de entrar em um site ou mandar uma mensagem nas redes sociais de uma empresa e sentir que está sendo atendido com exclusividade?
Todo mundo adora a sensação de estar sendo ouvido e de que existe alguém prestando realmente atenção no que está sendo dito por nós.
Pois é exatamente por isso que em 2022 uma das tendências do marketing de relacionamento é investir ainda mais forte em personalização.
O objetivo? fazer com que o cliente se sinta verdadeiramente ouvido e estreitar laços entre marca e consumidor.
5 – Retorno de eventos presenciais
Por fim, mas não menos importante, temos o retorno daqueles que todos mais desejam depois dos últimos meses, os eventos presenciais.
Mas, ao que tudo indica, esse retorno terá um novo formato: híbrido.
Sendo assim, especialmente eventos grandiosos, tendem a contar com uma parte 100% on-line e outra presencial.
O mesmo vale para estudos e trabalho, a tendência é que todo o mundo se torne híbrido.
Por isso, o seu marketing também precisa ser e marcar presença tanto no virtual quanto fora dele.
Agora que você já está por dentro de algumas coisas que vem por aí, que tal falar mais sobre marketing em 2022?
Clique aqui e marque um bate-papo com um especialista Unid.