Tempo de leitura: 4 minutos.
Tão popular e tão desconhecido ao mesmo tempo, é nesse imenso paradoxo que se encontra o que chamamos de marketing.
Todos querem saber mais sobre a maior revolução do mercado nos últimos anos, mas poucos sabem por onde começar.
Mas, afinal, o que é marketing, do que se alimenta e como nasceu?
Se você é uma dessas pessoas que sonha em descobrir essas e muitas outras respostas, continue lendo.
Confira agora um guia prático com tudo o que você precisa saber sobre marketing.
Marketing: é para comer ou para lucrar?
Entendido por muitos como a arte de conquistar e fidelizar clientes, isso é o marketing.
Talvez em algum momento da sua vida você já tenha se perguntado: mas como essa marca surgiu do nada e de repente se tornou tudo?
Como é possível se tornar assunto nas rodas de amigo, nas redes sociais e, especialmente, despertar a vontade de consumo?
Tudo isso, com certeza, só é possível com um bom investimento em marketing!
Criar, explorar e entregar valor para o público de interesse, esses são os pilares que regem as estratégias de marketing.
O objetivo é mostrar ao consumidor que uma marca/pessoa está sempre ali para quando e com tudo o que ele precisar.
Sabe aquele amigo que você sente que te entende com o olhar?
Que sabe exatamente o que você está pensando e quais são seus gostos e preferências?
Uma marca que faz bom uso de seu marketing se torna esse amigo!
Porém, diferente de uma amizade comum e sem grandes pretensões, uma empresa que faça uso do marketing para te conquistar, sempre tem um propósito.
É como dizem, o bom marketing é aquele que nem parece marketing!
O desafio mora na arte de te impactar e gerar em você o desejo de consumo de forma sutil que, muitas vezes, você nem perceba o nível de influência ao qual você está exposto.
Portanto, as aparências enganam, ainda que se vista de amigo compreensivo de todas as horas, o marketing sempre busca algo.
Este algo está diretamente ligado com os objetivos de uma empresa/marca, e em 99% das vezes está relacionado a aumento de lucro.
Afinal, essa é a grande meta: gerar mais consumo, aumentar a demanda e consequentemente a lucratividade.
Consequência social: Marketing digital
Pense comigo: o ano era 1998 o mundo tinha acabado de conhecer um fenômeno que rapidamente mudaria tudo e todas as nossas formas de nos relacionar e consumir: veio aí a internet!
Apesar de totalmente nova, gerava extrema fascinação por todos desde seu surgimento.
Mas, nunca que há 23 anos, se quer conseguiriam dimensionar as proporções que a internet tomou na vida da humanidade nas próximas décadas.
Hoje estamos aqui, utilizando a internet para ter acesso a esse conteúdo e muitos outros.
Em pouco tempo, a World Wide Web (WWW) se tornou tudo e, para muitos, a principal fonte de trabalho.
A consequência?
Um mundo cada vez mais globalizado, acessível, imediatista e com todo o conhecimento existente em qualquer cérebro humano há apenas 1 clique.
É claro que uma mudança como essas também interfere diretamente no comportamento social.
Afinal, o mundo muda, as pessoas mudam com ele.
E foi exatamente o que aconteceu para culminar o nascimento de uma vertente que hoje chamamos de marketing digital.
Como impactar um novo público? Como ser lembrado e estar na mente de pessoas que já nascem em um mundo 100% conectado?
Estando onde eles estão: no digital, nas redes sociais.
Se todo mundo está on-line a sua marca também precisa estar!
Transferindo para a tela de computadores e celulares o mesmo conceito base do marketing tradicional: levar transformação e fidelização.
O começo de tudo
Agora que você sabe o que significa marketing, pode estar se perguntando como tudo começou e quem foi o primeiro marqueteiro da história do mundo.
Tão fácil perguntar mas nem tão fácil assim de responder:
Estudiosos afirmam que não existe um marco oficial que definiu o surgimento do marketing.
Muitos entendem que já era um conceito utilizado pela humanidade desde a antiguidade, quando existiam trocas de mercadorias.
Ainda que a teoria não fosse conhecida, já era vivenciada.
Sendo assim, o marketing já acontecia desde as primeiras civilizações do mundo.
Mas, apenas no fim da Idade Média e início do Renascimento que as cidades crescem e consolidam tratados comerciais.
De lá para cá tem sido história e muita evolução!
Rastros de transformação
Desde que existe, o marketing tem deixado um rastro de transformação por onde passa.
Afinal, o mundo não é mais o mesmo, como vimos, as pessoas muito menos.
Hoje, não se faz mais propaganda como há 5 anos atrás e, daqui 2, também não se fará.
O que virá após a internet? Ainda não se sabe, mas com certeza o marketing estará lá, mutável à tudo, inovador sempre.
Afinal, o que seria de nós sem aquele sentimento de paixão por promoções ou admiração por uma marca ou produto?
O marketing e os seus efeitos já estão tão presentes que nem se quer imaginamos como seria viver sem ele, e não vamos.
Mas e aí, quer saber como investir no marketing da sua empresa e começar agora a arte de conquistar clientes?
Fale com quem é especialista no assunto! Nos mande uma mensagem agora, clique aqui.