Como a Red Bull criou asas, revolucionou o marketing esportivo e o que a sua empresa pode aprender com isso?

Tempo de leitura: 10,5 minutos.

Red Bull…te dá asas! 

Se a sua memória não completou sozinha a frase acima, você não assistiu TV nas últimas décadas.

Também não foi ao supermercado ou em qualquer evento que houvesse bebidas energéticas. 

Afinal, qualquer pessoa de 1987 para cá se lembra dos comerciais icônicos feitos em animação em um fundo branco criados pela marca para divulgar mais do que um produto, um estilo de vida. 

Liberdade para viver, ser quem você quiser, realizar sonhos e, claro, voar para onde o vento levar, tudo com um simples abrir de uma lata de energético Red Bull

Mas a trajetória da marca tem muito mais a nos ensinar do que apenas contar o segredo de como criar um slogan chiclete. 

Afinal, hoje estamos falando de uma líder no mercado de bebidas que, só em 2021, vendeu mais de 9,8 bilhões de latas de energético!

Consegue mensurar? É como se enchessem mais de 115 mil estádios do Maracanã apenas com latinhas de energético! 

É preciso voar muito alto para chegar a este patamar.

Bora revisitar uma dessas histórias e, claro, entender como o esporte sempre marcou presença nesta jornada rumo aos voos mais altos do mercado! 

História da marca

Fundada em 1984 na Áustria por Dietrich Mateschitz,a Red Bull trouxe inovação desde o começo de sua história.

Afinal, foi a marca a responsável pelo nascimento de uma nova categoria de mercado, até então inexistente, a de bebidas energéticas.

Com isso, em 1º de abril 1987, apesar de ser Dia da Mentira, nascia (de verdade) a Red Bull Energy Drink com seu primeiro lançamento.

O começo de uma nova era, de uma nova vida: livre e recheada de aventuras. 

Nos primeiros anos de história da marca, pós-fundação e pré-lançamento, seu fundador trabalhou em aspectos primordiais para a estruturação do que hoje conhecemos como um dos energéticos mais populares do mundo. 

Estudou fórmulas, posicionamento de marca, embalagem e, claro, no conceito de marketing.

Como sabemos hoje em dia, deu certo! 

Investimento em esportes

Grande parte da consolidação do império Red Bull foi o investimento em esportes que ajudou a construir.

Afinal, se falamos em liberdade, falamos também em serotonina. 

Este que é conhecido como o hormônio da felicidade, muito presente em esportes e atividades físicas. 

E justamente por ajudar a dar vida a este estilo de vida radical e sem barreiras que, em toda sua história, já patrocinou mais de 500 esportes de múltiplas modalidades.

Jumping, esportes relacionado à neve, uma equipe própria de Fórmula 1, e diversos outros, conectando-se cada vez mais à sua persona: jovem e aventureira. 

Esse é um grande segredo de marcas consolidadas na mente dos consumidores: não perder a personalidade no caminho!

A Red Bull não só dá asas a milhões de pessoas ao redor do globo, ela também mantém intacto aquilo que acredita e as pessoas com quem se comunica. 

Afinal, a base de qualquer estratégia de marketing é entender quem é o seu público e quais palavras usar para chamar a atenção dele.

Nisso, a Red Bull é mestre! 

Reforço de branding 

Não existe fidelização de cliente e muito menos aumento de visibilidade sem uma boa estratégia de branding.

É o velho ditado: quem não é visto, não é lembrado. 

Mas, não basta ser visto, é preciso encontrar jeitos criativos e inesquecíveis de surgir aos olhos de quem vê. 

A Red Bull consegue isso reforçando o estereótipo de uma marca “cool” elevando o conceito de aventura como um estilo de vida. 

Para conseguir isso, além de um massivo trabalho em marketing de conteúdo, deixou de apenas patrocinar esportes para também ter a propriedade de alguns deles. 

Por exemplo, em 2004, quando a empresa comprou sua própria equipe de Fórmula 1.

Deixou claro que não se trata de pagar quantias enormes como patrocinador, mas sim viver aquilo, como se fizesse parte de quem a marca é.

Afinal, se querem dar asas às pessoas, não há esporte melhor para se associar do que a Fórmula 1, reconhecida por velocidade, coragem, aventura e estilo. 

Mas não é só isso, a empresa também foi responsável pela criação de muitos eventos desportivos radicais.

Dentre eles o Red Bull Air Race, classificado por muitos como o desafio aéreo mais avançado do mundo, o mais rápido e também o mais emocionante.

Tão desafiador como o projeto Red Bull Stratos um grande evento quando o assunto é marketing. 

O dia era 14 de outubro de 2012 quando o piloto austríaco patrocinado pela Red Bull, Felix Baumgartner pulou do espaço!

Ele, que saiu de uma cápsula de 39 km rumo à estratosfera, voou de volta ao planeta Terra. 

Se tem fatos quase impossíveis e inimagináveis, a Red Bull está lá como suporte aos que acreditam e têm coragem de arriscar. 

Na época, além de criar recordes mundiais, o evento gerou mais atenção da mídia do que qualquer estratégia digital poderia. 

A marca, diretamente associada ao fato, causou um buzz fazendo com que a transmissão do Red Bull Stratos Space Jump transmitido pelo YouTube alcançasse mais de 8 milhões de pessoas. 

Até hoje, o vídeo já foi visto mais de 44 milhões de vezes no canal oficial da marca. 

Essa é a verdadeira prova de que todo o posicionamento de marca caminha para o lugar certo: quando geram marketing espontâneo!

A Red Bull não obrigou milhões de pessoas a assistirem o evento, muito menos induziu a mídia a falar sobre ele.

A ideia era tão improvável e ao mesmo tempo impossível de passar despercebida que foi natural a curiosidade em saber o que aconteceria, como seria e, claro, contar para todo mundo sobre o evento. 

Assim, o velho marketing boca a boca volta à tona! Estratégias de branding bem feitas como essa, elevam a marca de forma espontânea. 

Confira o vídeo do Red Bull Stratos: 

Mais que uma marca, um conceito!

Poderíamos passar ainda mais tempo falando da presença da Red Bull em diversos esportes ao redor do mundo. 

Afinal, falamos de uma marca com mais de 35 anos de atuação no mercado e que neste tempo fez história em muitos aspectos por onde passa. 

Mas o que une tudo isso? O conceito! 

A Red Bull não é uma marca de energéticos, é uma marca que reforça um estilo de vida, é feita para quem se identifica, vivencia ou sonha em, bom, criar asas. 

Ainda que a marca tenha sido a pioneira no segmento de bebidas energéticas, hoje, o que mais há é concorrência.

Mas, o que difere a Red Bull de qualquer outra? Além da tradição e reconhecimento mundial por estratégias inesquecíveis de marketing, é o conceito. 

O reforço de identidade, a manutenção da personalidade da marca.

Assim, tem um público-alvo bem definido com o qual consegue se comunicar efetivamente. 

Este é hoje o desejo de qualquer marca, entender o seu público e, ainda que há 3 décadas atrás isso ainda não fosse pauta no universo do marketing, hoje é mais atual do que nunca. 

Afinal, é o novo consumidor é aquele que prioriza cada vez mais marcas com as quais ele se identifica, ainda que precise pagar mais por isso. 

Além disso, o chamado consumidor 4.0 valoriza a autonomia, a experiência de compra e o que o produto pode oferecer.

Deseja se sentir parte de algo maior, seja uma causa, um evento ou um grupo seleto. 

Não precisamos dizer mais nada, né? 

Papel do copywriting 

É claro que a criatividade marcou presença em toda a jornada da Red Bull até aqui, mas toda criatividade precisa de técnica e uma estrutura a ser seguida. 

E uma das principais para dar vida ao conceito é o copywriting.

Afinal, todo mundo pode até saber escrever, mas poucos são aqueles que sabem usar da escrita para persuadir. 

Este é o segredo do Copy, uma técnica que tem como objetivo convencer o consumidor de algo.

No caso da Red Bull, o Copy reforça a postura aventureira, livre e corajosa que a marca deseja passar.

Afinal, é isso que eles vendem: estilo de vida, não apenas energéticos.

Não se trata do produto, e sim do efeito que ele causa, da transformação de vida que ele traz. 

É a verdadeira diferença entre preço e valor. 

Energéticos você encontra aos montes, diversas opções até mesmo mais baratas, mas apenas um deles te dá asas!

É isso que as pessoas querem ao abrirem uma lata de Red Bull, asas, aventura, não apenas uma bebida funcional. 

Enfim, não há caminho melhor para convencer o consumidor de que a Red Bull oferece tudo isso e muito mais do que boas estratégias de Copywriting

Isso pode ir muito além do texto, se transformando em roteiros para vídeos, estratégias de comunicação no geral. 

Tudo o que gera persuasão ao público alvo, tem o copywriting como base. 

Quer saber muito mais sobre copy? Clique aqui e acesse nosso Guia Completo de Copywriting. 

A arte das palavras vai muito além de escolher as letras certas para compor um slogan. 

Ao criar o emblemático “Red Bull te dá asas”, o sucesso não se deu às palavras escolhidas, mas sim ao conceito por trás delas, a ideia do que se queria passar.

Isso que, através das ações mostradas neste texto, foi reforçado. 

Portanto, deixou de ser apenas uma ideia defendida pela marca e passou a ser atitude, real, palpável. 

E aí, quer saber mais sobre o Copy da Red Bull, conhecer outros cases de sucesso e aprender a aderir à técnica para impulsionar suas vendas?

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