Quais canais devo anunciar o meu negócio?

Existem muitos caminhos quando falamos sobre anúncios na internet, hoje você vai entender qual a melhor direção tomar. 

Mais da metade das empresas brasileiras utilizam a internet para anunciar, 57% usam para vender e 78% estão nas redes sociais.

No Brasil, 159 milhões usam redes sociais diariamente, a previsão é de que até o final de 2026 o país acumule uma média de 184,76 milhões de pessoas.

A princípio escolher um canal ou rede social para divulgar a sua empresa ou serviço não é algo simples, vai muito além do que se possa imaginar.

Nós da UNID com uma equipe especializada em marketing digital, constantemente trabalhamos com diversos segmentos de clientes, e realizamos testes em vários canais digitais e off-line, entendemos que não é uma escolha fácil, ao qual o resultado pode definir o destino de qualquer negócio.

Logo, para encontrar clientes em potencial entre milhões de pessoas, você precisará de uma boa estratégia e claro uma equipe profissional para auxiliar na divulgação de sua empresa.

Neste artigo, você encontrará os principais canais do mercado e mostrar em quais deles se encaixa a divulgação de seu negócio.

Redes sociais nas empresas

Inicialmente, vamos dar um breve conceito de rede social, são plataformas ou aplicativos que possuem diversas finalidades, como relacionamento pessoal, compartilhamento de fotos, vídeos e imagens,  até o famoso networking.

Atualmente existem uma variedade de redes sociais mundialmente conhecidas, sendo uma tarefa difícil de escolher e qual delas se encaixa para promover a empresa.

Cada plataforma possui sua funcionalidade no mundo empreendedor, por diversos motivos diferentes e podendo ser utilizadas conforme a necessidade e a categoria de atuação/ramo da empresa, um exemplo o Instagram, quando você está vendo os stories dos seguidores, e de repente aparece um anúncio, ou mesmo o Tik Tok, depois de alguns vídeos vistos, é apresentado uma propaganda, ao qual são vistas desde estabelecimentos de eletrodomésticos até instituições financeiras.

Dependendo da plataforma escolhida, é possível gerenciar a performance dos anúncios, e o profissional ao qual gerencia a rede social, realizará toda a análise e apresentará os resultados, melhorias e direcionamento sobre as campanhas de anúncios.

Agora que foi apresentado o conceito de rede social, nesta primeira parte vamos falar dos mais utilizados.

Facebook

A plataforma criada no ano de 2003 pelos estudantes de Harvard, foi inicialmente desenvolvida com a finalidade para uso interno na instituição, como rede social, sem a denominação de Facebook. Porém no ano seguinte, 2004, Mark Zuckerberg, desenvolveu o thefacebook.com, e em 2005, transformando se no Facebook.

Esta rede social, considerada a mais utilizada mundialmente no ano de 2021, possuindo 130 milhões de contas de brasileiros.

A plataforma, passou a ter um sistema de mídia paga, Facebook ADS, ao qual oferece um leque de formatos de anúncios. Através deste, há a possibilidade de criação de campanhas, estratégias e visibilidade da sua marca no próprio Facebook e  Instagram.

Muito se ouve dizer que não se deve investir em Facebook ADS, vale ressaltar que com uma estratégia adequada e objetivos, comentários genéricos podem ser evitados.

Como dito anteriormente, utilizando o Facebook ADS de forma correta, com a estratégia adequada e correspondendo com o perfil do público e segmentação da empresa, como resultados poderá ter uma alta rentabilidade, conforme a segmentação de sua empresa.

Ainda, frisando que o Facebook ADS é considerada uma das plataformas pagas e eficientes, pois além de abranger o público usuário da rede, as campanhas podem apresentar formatos diversos, não havendo restrição somente com o teor dos textos.

Além do amplo público que se deseja captar, é possível realizar testes com o mesmo anúncio, avaliar os resultados obtidos, com a possibilidade de reproduzir os que apresentaram as melhores performance.

Logo, o êxito com o Facebook ADs é um processo contínuo, com a aplicação de estratégias adequadas, testes, erros e acertos, não fica apenas no senso comum de publicar um anúncio e aguardar a concretização do objetivo almejado.

Youtube

Desenvolvida em fevereiro de 2005 Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, e posteriormente adquirida pela Google no ano seguinte por US$1,65 bilhão, a proposta do site possibilitava que os seus usuários compartilhassem vídeos e interações com os seus criadores por meio dos comentários.

A sua funcionalidade vai muito além de apresentação de vídeos.

Será que você nunca reparou as propagandas durante um vídeo ou até antes de começar a assistir?

Como as demais concorrentes, o Youtube possui a função de para anúncios, o Youtube ADS.

O Youtube ADS é uma ferramenta paga ao qual possibilita qualquer empresa anunciar e apresentar os seus conteúdos para a audiência de qualquer canal.

Esta função possibilita opções de cobrança por cliques ou visualizações, ou seja, será cobrado se o usuário realização a ação que for programada. 

Como citado anteriormente, as propagandas transmitidas, acontecem dentro dos próprios vídeos, podendo ser inserido para ser apresentado antes de um vídeo.

Por ser uma rede social de compartilhamento de vídeos, vale ressaltar que a criação de vídeos atrativos e direcionados para as pessoas certas é um ponto relevante para não desperdiçar dinheiro 

A princípio, logo no começo pode ser que não seja assertivo os primeiros anúncios, mas com as devidas avaliações de forma minuciosa, a possibilidade de êxito serão alcançadas.

Google ADS

Conhecido anteriormente como Google AdWords, sua primeira versão foi lançada no ano de 2000, sendo a plataforma de anúncios do Google

Do ano de  2001, o Google ADs vem crescendo de forma extraordinária.

Para as empresas, esta plataforma se diferencia pela forma que destaque para um público segmentado.

Com isso, ele disponibiliza 4 formas de veiculação dos anúncios:

  • Anúncios na rede de pesquisa: Constituem os anúncios que são exibidos nos resultados de pesquisa. Esta opção possui a finalidade para alcançar público que estão a procura de produtos, serviços ou soluções em específico.

  • Anúncios na rede de display: Ao qual é apresentada em websites, sites de notícias e blogs;

  • Anúncios no Youtube: Como explicado anteriormente, é possível anunciar para veiculação em vídeos;
  • Anúncios de aplicativos: Com esta modalidade, os anúncios são direcionados para quem possui aplicativos e deseja ampliar seu alcance com a ferramenta do Google.

Como dito durante este guia, anunciar utilizando esta plataforma não é algo simples.

Através de um profissional, será analisado alguns fatores de qualificação para melhor classificação e posicionamento dos anúncios.

O Google ADS é uma boa ferramenta ao qual possibilita apresentar resultados rápidos para a sua empresa, além disso, auxilia encontrar clientes em potenciais. 

Nesta primeira parte apresentamos as redes sociais mais utilizadas para anunciar o seu negócio, suas funcionalidades e a história de cada uma.

Ficou interessado em querer anunciar em alguma das redes sociais, mas não sabe qual possa atender os seus objetivos?

Entre em contato conosco e junto com a nossa equipe especializada, vamos apresentar a rede social que melhor vai lhe proporcionar as suas metas.

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