Hoje o assunto é para quem entende que marketing é algo essencial, e muitas vezes um pouco complicado de compreender.
Quando falamos de marketing, estamos olhando uma esfera de envolvimento do negócio em prol da conquista de mercado, uma conquista de forma contínua. Que acontece através da aquisição de novos consumidores ou da retenção dos que você já tem!
Por trás disso, temos a concepção de produto, estratégia de precificação, definição de canais e possíveis variações conforme a categoria de cliente que está sendo atendido e a categoria de solução que está sendo oferecido.
Passo a passo inicial
Olhando para uma linha específica da questão de aquisição de clientes usando o canal digital.
1. Planejamento
Faça um diagnóstico da sua empresa
Planejar é entender qual é a sua situação.
Temos uma estrutura base que serve para um raio-x do seu negócio, sendo SWOT ou FOFA (fraquezas, oportunidades, forças e ameaças).
Por que é importante entender?
Porque, às vezes você possui uma percepção do seu negócio diferente da percepção do mercado, e quem manda é sempre o mercado. O que é uma oportunidade para o mercado pode se tornar uma oportunidade para você, se você tiver fortalecido naquele ponto.
Defina metas de crescimento
Definir metas para crescer, é sempre complicado.
Pois, parte do movimento de crescimento concorda com a sua habilidade de fazer essa engrenagem girar. E a outra parte, está atrelada ao movimento de mercado. É muito complicado um negócio sozinho conseguir fazer esse movimento.
O seu objetivo pode estar atrelado a um valor, financeiro ou não, lembrando, que precisam ser mensuráveis, específicos, alcançáveis e significativos.
Ter foco é importante para fazer a engrenagem de marketing rodar.
Calcule qual é o ROAS ideal
Qual retorno eu tenho sobre os anúncios que estão rodando?
ROAS = RETORNO OBTIDO POR MEIO DE CAMPANHAS ÷ CUSTOS DE CAMPANHAS x 100
Esse percentual diz se você está indo bem ou não.
O markup fecha essa conta? Markup é a margem que você tem em cima do custo de ofertar um serviço, ou em cima de produzir o produto.
Defina ações para cada etapa do funil
Entender a etapa do funil é compreender a comunicação que você vai usar.
Se o seu negócio está entrando no digital, você não vai conseguir construir um funil muito bem estruturado.
O ROAS precisa fechar, e para isso você precisa ir para a parte do mercado que está mais aquecida. Esse é um ponto essencial para avaliar.
Defina KPIs
São eles que identificam se você está no caminho.
Os ROAS e Markup são KPIs? Sim, mas o KPI nesse caso, está atrelado a meta que você definiu. Por exemplo, aumentar o CTR (taxa de cliques) ou as taxas de conversão.
Faça um orçamento deste planejamento
Tudo isso está sendo atrelado ao dinheiro disponível para fazer rodar essa estratégia.
2. Execução
Como fazemos isso para acontecer?
Inicie a execução com os materiais que podem te trazer um resultado rápido
Qual a dor que precisa de uma solução mais imediata? Encontrando a dor, você encontra o potencial mercado. Esse é o caminho para você entrar no mercado.
Não busque só a venda inicial, mas também a retenção de clientes.
Quando nós falamos de execução, sempre pensamos no funil ampulheta, no Growth Hacking é chamado funil pirata.
A retenção pode ter um custo menor comparado ao de aquisição, porque você já tem esse cliente na base. É mais fácil oferecer uma nova solução do que adquirir um cliente novo. Principalmente se nós olhamos para negócios B2B.
Para B2C esse cenário nem sempre se repete, depende da categoria de produto, se o produto não tem recorrência.
Tem negócios, por exemplo, que na primeira compra você não da nenhum retorno, isso só acontece a partir da recorrência da retenção.
Pensando no funil, no primeiro momento ninguém conhece a sua marca. Existe uma conexão inicial, eleva o nível de consciência, e por fim se cria a janela de compra.
A parte de retenção, ele entendeu o valor que aquilo gera. Então você apresenta novas soluções que aumentam o ticket médio, ou que complementam a solução inicial que você ofertou.
O advogado de marca, é aquele cliente que vai indicar novos clientes, que realmente entende que você gera valor.
3. Avaliação
De forma bem simples, olhe para os resultados.
Qual o KPI inicial? Verifique o ROAS gerado!
Busque avaliar não só o número de vendas
Se você está criando uma estrutura de marketing, essa engrenagem tem que girar. Não são só as vendas que precisam ser consideradas, o envolvimento, novos públicos e interações abastecem essa engrenagem também.
Quantas pessoas você alcançou? Clicaram no seu conteúdo? Se cadastraram? Viraram leads? Quantos leads foram qualificados? Quantas efetivamente converteram em vendas?
Esses aprendizados, vão gerar um panorama de como você está rodando o seu marketing.
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