Ao falarmos de marketing normalmente nos deparamos com uma grande barreira de termos.
Muitas vezes não sabemos o que esses termos significam e as discussões sobre isso já estão tão avançadas, que poucas pessoas param para explicar quais são os significados por trás destas palavras.
Um termo em que observo esse funcionamento é “Marketing Digital” e é sobre ele que pretendo falar hoje.
Acredito que a explicação mais simples é: marketing digital é o marketing feito no universo digital.
O marketing em si tem dois objetivos: atrair novos clientes e reter os clientes atuais. E o marketing digital surge quando seu produto, modelo de negócio e público são analisados e é definido qual o nível de digitalização ideal para que o seu marketing atinja esses objetivos.
Mas, por que é importante ter essa estratégia digitalizada?
Bom, se uma empresa não tem um trabalho de marketing ativo, usando ferramentas digitais, dificilmente permanecerá no mercado. Isso acontece porque o marketing considera os costumes e comportamentos dos consumidores para atrair novos clientes e reter os clientes antigos. E atualmente esses comportamentos estão muito ligados ao universo digital.
Além disso, a evolução do digital possibilitou que certas decisões, relacionadas a marketing, tivessem mais base para serem tomadas. No digital você tem acesso à mais dados.
Hoje, ao tomar uma decisão de marketing usando o digital, você tem dados para se embasar e pode analisar se essas decisões fazem sentido ou não.
Olhando para o futuro, o marketing digital deixa de ser um luxo e passa a ser prioridade. Sem isso a sua empresa está caminhando para fora do mercado.
Tem apenas duas coisas que podem sustentar a sua empresa caso você não tenha marketing digital:
A primeira é uma base muito fiel de clientes, que continuará com você independente da mudança de costumes. Isso é muito difícil, pois quando uma decisão envolve o bolso, o cliente sempre irá procurar a opção com mais benefícios. Portanto, a única maneira, que eu vejo, desse cliente continuar com você é se vocês tiverem um vínculo emocional muito forte, que vá além de uma digitalização ou mudança de comportamento. Mas é preciso estar ciente que são pouquíssimas as empresas que possuem esse nível de fidelidade com a sua base.
O segundo ponto é: qual o seu entendimento de como manter uma estratégia de recorrência independente de ferramentas?
Se você tiver uma base de clientes fiéis e uma estratégia de recorrência que independe do digital, daí sim você consegue se manter no mercado sem o digital. Mas, se esse não for o caso, a questão é simples: os comportamentos estão mudando!
As novas gerações estão vindo e possuem um poder aquisitivo menor do que as anteriores, por conta disso, são pessoas mais questionadoras, que precisam ver e compreender todas as vantagens e benefícios de um produto antes de pagar por ele.
É uma geração que também está muito acostumada com “período de teste”, onde o cliente usa um serviço de graça para ver se isso realmente tem valor, e somente depois começar a pagar. Além disso, é uma geração muito ligada ao uso e não à posse, mais focada em usufruir.
Portanto, possuem um perfil muito diferente da geração anterior que ainda sustenta grande parte do mercado. Que é uma geração mais focada em construção de patrimônio, que está olhando para uma formação de base familiar e que pensa no médio e longo prazo.
A geração atual vem demorando mais para amadurecer com relação ao processo de consumo. Para eles, esse processo é muito mais impulsivo e voltado para o prazer imediato. E isso impactará muito o mercado futuramente.
Sem o digital o seu negócio simplesmente não existirá para esses novos clientes, pois atualmente grande parte das buscas por serviços e compras se iniciam no digital. E como esse público conhecerá a sua marca se você simplesmente não está lá?
Mas eu tenho um ponto, será que você realmente não utiliza o digital? Acredito que é muito difícil, hoje em dia, os seus clientes ainda ligarem para resolver alguns assuntos. Você já usa o WhatsApp não é mesmo? E se você usa o WhatsApp, automaticamente tem uma base de dados.
Portanto, a digitalização está acontecendo de uma maneira ou outra no seu negócio. Mas você precisa entender o que de fato está acontecendo.
Marketing digital e digitalização dos negócios são termos semelhantes em alguns pontos, mas possuem objetivos diferentes. Quando pensamos em marketing digital, associamos esse termo a usar as redes sociais para fazer a comunicação de marketing. Já a digitalização é usarmos estratégias digitais para fazer o seu marketing rodar. É muito tênue as linhas que diferenciam esses termos, para mim são complementares e fazem parte do mesmo universo de estratégias.
Por fim, acredito que é muito limitante para a sua empresa você ter todo esse conhecimento, mas continuar apegado a estratégias passadas, sem considerar tudo o que está vindo pela frente.
E ai? Entendeu o que é marketing digital e vai começar a implementar esses novos conhecimentos no seu negócio? Se você precisar da ajuda de especialistas em marketing digital, fale conosco!