3 conhecimentos que todo empreendedor deve ter!

  • 16 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 5 min de leitura

Empreender está na moda ultimamente. Todo mundo quer ser empreendedor, pois é só abrir um negócio para ficar milionário, certo?

Bom, quem trabalha com isso todos os dias sabe que nada é tão simples. Empreender é dia a dia, é reconhecer as pequenas vitórias e jogar um jogo sem fim. Você já parou para pensar nisso?

Quando as pessoas dizem que você precisa amar muito do que faz e gostar do jogo de empreender, é porque esse processo não tem fim. Se você iniciar essa jornada pensando apenas no final, que seria o lucro, você começa a se decepcionar.

Empreender é um jogo que te molda e transforma ao longo do tempo e cada etapa desse processo exige mais maturidade. É interessante como, durante esse processo, o empreendedor precisa se doar muito para desenvolver o que acredita. Mas buscar, aprender e fazer isso acontecer retroalimenta a energia de quem faz isso, pois o desafia ainda mais. Cada etapa que o empreendedor supera traz novos desafios e novos aprendizados.

Ao empreender é preciso ter em mente que você só para de crescer quando para de aprenderO aprendizado acontece em todos os momentos e te desafia constantemente, é isso que te mantém em desenvolvimento.

Agora, qual a relação disso com o marketing?

O dia a dia do empreendedor é desafiador, se ele perde a visão de longo prazo, acaba por também se perder nas oscilações diárias.

Por isso é fundamental que o empreendedor sempre tenha uma visão de longo prazo, isso mantém um horizonte que indica para onde está indo, de forma que entenda que qualquer situação, por mais difícil que seja, é temporária desde que não perca esse parâmetro.

Aí surgem questões mais pessoais de alinhamento com o próprio propósito, com o propósito do negócio e no caso do marketing, alinhamento com as estratégias do negócio e as visões de longo prazo que ele tem.

Agora eu tenho 3 pontos fundamentais sobre empreender que relacionam esse universo com o marketing.

1. Construção da reputação

Um ponto interessante de se pensar é que o empreendedor é quem sabe construir ativos e o profissional de marketing é quem sabe construir esses mesmos ativos.

A base para que o empreendedor possa crescer e ascender é a reputação. A reputação diz muito sobre quem ele é, o que é capaz de fazer, até onde quer ir e qual visão ele tem. Quando olhamos para uma marca também temos essa questão de reputação, que precede a marca onde quer que chegue.

Então ao mesmo tempo que o empreendedor precisa saber trabalhar sua reputação e ter uma coesão em relação ao que diz e ao que faz, a marca também precisa ter essa noção.

2. Networking

O Networking é retroalimentado por essa reputação, afinal, redes de contato abrem portas em qualquer ocasião.

Marca não funciona de modo diferente, a reputação cria esse networking de mercado e abre portas, caminhos e canais para a mesma.

3. Know-How

O terceiro ponto é a questão de você entender que a reputação ligada ao networking é o reflexo de um know-how muito profundo.

Empreender é criar raízes. Por isso, você precisa saber resolver um problema, dominar o que está fazendo e entender de ponta a ponta o que você está oferecendo.

Para pensar em marketing também é preciso ter um know-how profundo. É preciso criar raiz em uma dor, em um posicionamento, de forma que o posicionamento de marca reflita princípios e valores enquanto reflete uma solução ou um desejo e uma satisfação que você quer gerar para o seu público.

Esses dois universos estão muito conectados. Empreender é fazer marketing o tempo inteiro e quando eu falo fazer marketing não é só enquanto criador de publicidades. É preciso entender a engrenagem do negócio, como trazer novos clientes, manter a base que já tem e, ao mesmo tempo, lidar com os desafios diários.

Da mesma forma que o profissional de marketing precisa estar atento o tempo inteiro sobre como trabalha funis de aquisição, ativação, retenção e até mesmo de indicação dentro da sua própria base de clientes. Esses universos conversam entre si.

E qual o empreendedor vencerá esse jogo?

Aquele que não está preocupado em jogar, pois gosta do que faz. Ele não está olhando para o final, pois aprecia estar em meio àquele movimento. Essa pessoa está preocupada em ser o melhor o tempo inteiro.

Ele compreende que as ações de curto prazo impactam nas ações de longo prazo e entende o direcionamento que precisa ter.

Isso também acontece no marketing. Não adianta fazer ações pontuais desconexas e julgar que isso é o suficiente para construir um motor de marketing para a sua marca.

Por isso, é importante sempre balancear as ações de curto, médio e longo prazo, tendo em mente que reputação é a basenetworking é reflexo dessa base e o know-how fortalece a base que você construiu por meio da sua reputação, seja enquanto marca ou empreendedor.

Gostou desse conteúdo? Tem algum conhecimento que teria sido de grande ajuda se alguém te contasse quando começou a empreender? Vamos continuar essa conversa!

Até mais!

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