Dados e tecnologia no Marketing Digital

  • 27 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 3 min de leitura

Olhar para dados no cenário digital é estar olhando para um mapa que diz quais caminhos fazem mais sentido. Isso não deixa de lado a criatividade ou o feeling, apenas materializa os resultados dessa intuição.

Lembrando que esse artigo é a terceira parte de uma série sobre Por que só 1% das empresas alcançam lucro com o Marketing Digital.

Hoje vou falar para você sobre a segunda dimensão da transformação digital: dados e tecnologia. Preste bem atenção neste texto, porque o Brasil está em níveis bem iniciantes quando se trata de análise de dados. 

Conforme a pesquisa da Mckinsey, 58% das empresas nacionais ainda estão em níveis iniciantes. Isso significa que a maior parte das empresas não alimenta sua tomada de decisão com dados assertivos ou através da automatização do recolhimento desses dados.

Segue então, algumas alavancas de crescimento quando se trata de dados e tecnologia:

Alavanca 1 – Uso de dados

Aqui o nível ideal é formado por empresas que tem um centro integrado de dados através do CDP (customer data plataform), com acesso em tempo real a estas informações. Na outra ponta estão as empresas que ainda nem sequer utilizam dados para segmentar suas campanhas e os dados, quando existem, ficam centralizados na área de Marketing, evitando que haja uma integração dessas informações para tomada de decisão ainda mais assertiva.

Alavanca 2 – Uso de tecnologia

Quando falamos do uso de tecnologia, não estamos considerando a questão de equipamentos eletrônicos, mas sim de softwares que possam automatizar algumas atividades ou etapas do Marketing, além de integrar a área com as demais áreas da empresa. Quando coloco aqui esses pontos, parece que o nível de adesão tecnológica tem que ser absurdo, mas, na verdade, existem tantas ferramentas no mercado que podem resolver essas questões para o seu negócio. Basta ter foco e estruturar o melhor setup.

Alavanca 3 – Integração com a área de TI

Esse ponto aqui mostra o quanto o Marketing vem evoluindo e se desenvolvendo. Equipes com um alto nível de performance tem know-how técnico ou integração com áreas de desenvolvimento para implementar soluções que aprimorem a experiência dos usuários. Já empresas que não tem esse nível de conhecimento, ficam dependentes das áreas de desenvolvimento para implantações simples de tags ou pixels.

Dados são a direção para você que acredita no poder do digital para o seu negócio, mas e você que tem uma enxurrada de dados, mas não sabe por onde começar?

Leia o nosso texto sobre como trabalhar investimentos e mensuração no Marketing Digital.

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