Por que só 1% das empresas alcançam lucro com o Marketing Digital?

  • 27 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 3 min de leitura

Acredite se quiser, temos o segundo maior mercado digital do mundo quando se trata de tempo de conexão de rede, mais de 9,5 horas diárias. São quase 40% do nosso ano, em torno de 144 dias.

E por que somente 1% das empresas no Brasil realmente tem resultados com Marketing Digital se o nosso público é extremamente conectado?

Tudo que estou falando aqui, tomei como base a pesquisa da Mckinsey sobre o Estado do Marketing Digital no Brasil.

Resumindo, essa pesquisa constatou que somente 1% das empresas no Brasil tem resultados efetivos com Marketing Digital e ainda forneceu 14 alavancas de desempenho que podem ser implementadas para que a maior parte possa mudar sua realidade quando se trata de desempenho.

Vou falar aqui sobre o que foi diagnosticado e sobre essas alavancas de crescimento, mas antes de começarmos, vou explicar a estrutura da pesquisa:

O Marketing Digital foi dividido em um framework de 4 dimensões:

  1. Pessoas, processos e cultura: se a organização tem uma cultura que sustenta a implantação de processos digitais, além de ter um grupo capacitado para fazer rodar essas estratégias;
  2. Dados e tecnologia: revela a qualidade, quantidade e velocidade dos dados para execução das ações de Marketing. Níveis de automação também entram aqui;
  3. Investimento e mensuração: de que forma estão sendo realizados os investimentos e em quais etapas do funil estes investimentos estão sendo realizados;
  4. Jornada e experiência: se refere a experiência vivida pelos consumidores potenciais e atuais das marcas nos canais digitais;

E com base em cada uma das dimensões foram definidos níveis:

  1. Iniciante;
  2. Emergente;
  3. Ascendente;
  4. Líderes;

Como esse conteúdo é denso e te ajuda a mapear vários pontos da estrutura de Marketing Digital do seu negócio, vou ser bem específico em relação a cada um deles, dividindo esse artigo em cinco partes. Dessa forma, ao final dos cinco artigos você terá um mapa das 14 alavancas de sucesso para o Marketing do seu negócio. 

Antes de iniciar nas dimensões, é interessante entender o que a pesquisa demonstrou: 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais quando se trata de Marketing digital, mesmo o Brasil tem 50% a mais de tempo de uso da rede.

Estamos falando de uma pesquisa de fevereiro de 2019, imagina agora pós Covid-19?

Por mais que a pesquisa levante alguns pontos para reforçar os motivos desse estágio inicial, acredito que aqui tenha uma questão cultural muito forte. O cenário nacional sempre foi dominado por veículos de massa de um lado, foco de grandes verbas publicitárias e do outro, empresas de bairro ou familiares com foco de atuação local que nem sempre acabam dando a devida atenção ao Marketing, concentram as estratégias em ações locais e proximidade com o cliente.

Entretanto, o cenário cada vez mais agressivo de concorrência acaba trazendo para empresas de bairro uma realidade que elas não imaginavam: a competição virou global, por mais que existam movimentos em prol das empresas locais, existe a disponibilidade crescente de novos entrantes no mercado de forma agressiva. 

Continue acompanhando que nos próximos artigos vou escrever sobre as dimensões e alavancas de crescimento: começando pela parte de pessoas, processos e cultura.

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