Pessoas, Processos e Cultura no Marketing Digital

  • 28 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 3 min de leitura

No meu ponto de vista é a base de qualquer estratégia digital. Sem um alinhamento claro de cultura para abraçar o digital como solução, não existe ferramenta que funcione.

Lembrando que esse artigo é a segunda parte de uma série sobre Por que só 1% das empresas alcançam lucro com o Marketing Digital.

Conheça agora a primeira dimensão da transformação digital: pessoas, processos e cultura.

Quando falamos de pessoas, estamos falando da variável mais complexa do universo digital e está é a variável responsável por encabeçar essa transformação.

No digital o cliente é o centro da tomada de decisão e isso tem impacto direto na maneira como o negócio é pensado e como a cultura é exercida no dia a dia. Apesar de 60% das empresas nacionais se classificarem como emergentes nesse assunto, existe um gap muito claro em relação às alavancas de crescimento. São as pessoas que permitem um fluxo de decisão mais rápido e assertivo para lidar com as demandas digitais.

Alavanca 1 – Política de incentivos internos e externos

Aqui estamos falando de avaliação de métricas claras associadas a desempenho, com modelo de remuneração atrelados a ele. Somente 10% das empresas atuam dessa forma, seja com equipe interna ou agências. O que vejo aqui é que o mercado nacional quando se trata de comunicação ainda é muito tímido em aplicar modelos de remuneração por performance, é bem difícil você ver empresas aceitando esse formato, tanto internamente quando referente a parceiros.

Alavanca 2 – Autonomia e integração

O Marketing muda muito rápido, e se seu negócio quer mover-se junto as transformações digitais é necessário construir uma estrutura ágil de aprovação para decisões cotidianas, autonomia para equipe escolher e solucionar situações, com as áreas do negócio integradas e cientes da estratégia que está sendo executada.

Uma forma criar autonomia nas tomadas de decisão da sua equipe é a divisão clara de micro equipes com responsabilidades especificadas associadas ao produto e a jornada.

Esse é um modelo ainda bem difícil de ser encontrado no mercado, pois o olhar para o consumo como jornada é algo que precisa ser muito aprimorado.

Alavanca 3 – Habilidades de aprendizagem

A maior habilidade que você deve procurar em um time de Marketing é o de buscar aprimoramento contínuo através de constantes testes junto à suportes de IA para aperfeiçoar a tomada de decisão.

A realidade nacional acaba sendo um pouco diferente, tendo processos mais esporádicos de melhoria, com total ausência de testes, o que dificulta usar o Marketing Digital como via de crescimento.

Alavanca 4 – Cultura de inovação e governança

O que mais vemos no mercado brasileiro é uma ausência de estratégias de inovação, na verdade, acaba sendo uma cultura bem avessa a testes e formas de inovação.

O foco aqui é criar estratégias embasadas em KPI’s práticos e em inovações que auxiliem seus objetivos. Deixe claro quais são as principais metas e aculture sua equipe a buscar soluções de Marketing.

Gostou do conteúdo? Fica ligado que pessoas, processos e cultura são a base, mas para que as estratégias e resultados avancem consideravelmente teremos que falar sobre o próximo tema: dados e Tecnologia.

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