O erro imperdoável do Marketing Digital!

  • 6 de julho de 2022
  • Por antonio
  • 4 min de leitura

Esse erro é imperdoável!

Existe uma atitude no Marketing Digital que pode custar caro e te levar por água abaixo todo seu esforço e dedicação, ainda digo mais: se você é desses, te recomendo pegar dinheiro e rasgar, porque tenho certeza que vai sair mais barato!

Faz ideia do que estou falando?

Para qualquer profissional de Marketing errar é não agir, inanição. E muitas vezes o não agir está relacionado com o perfeccionismo. E aí vem um ponto que discordo completamente, alguns chamam de perfeccionismo, eu prefiro chamar de procrastinação mesmo.

Então, o que vai matar suas estratégias de Marketing Digital é a falta de entendimento do que significa errar no digital. Errar no digital é não agir, todo resto é otimização.

Vou te explicar melhor: existem diversos caminhos e possibilidades para você alcançar seus resultados no universo digital, é tanta possibilidade que a única forma de você encontrar esse caminho correto é através da tentativa e erro.

E aí que vem o pulo do gato, o processo de tentativa e erro faz parte do universo digital através dos testes.

Agora, qual a quantidade de empreendedores que consideram testes em sua estratégia digital? Pela minha experiência, poucos. Se você é um empreendedor ou profissional de Marketing que considera testes em sua estratégia digital, se considere fora da curva.

E eu estou falando de testes básicos, um básico teste A/B. Isso para você ver como existem poucos profissionais que fazem testes de público, segmentação, posicionamento, orçamento, criativo, engrenagens e por aí vai.

Então vou te explicar aqui como que você pode fazer ou se organizar para realizar testes no universo digital:

  1. Métrica clara: sem uma métrica para saber se houve melhora ou piora, não é possível dizer que você está realizando um teste. Testar é olhar para dados, e os dados refletirão os fatos. Os números nunca mentem.
  2. Período: janela de tempo definida. Uma semana? Um mês? Um dia? Por quanto tempo você vai acompanhar?
  3. Objetivo: é a única forma de você saber se você está no caminho. Sem objetivo, não faz sentido testar.

E agora vem uma dica do dia a dia mesmo. As maiores variações de teste serão feitas na abordagem, na conexão psicológica com seu público potencial. Não tem orçamento que resolva a falta de conexão.

A maior habilidade do Marketing é gerar conexão, adaptar linguagem, formato, estratégia. Fala do jeito que a pessoa te entenda. E vamos deixar uma coisa bem clara aqui: comunicação não é o que você diz, comunicação é como as pessoas te entendem.

Se você acerta a maneira de se conectar, por mais que você não tenha grandes orçamentos, por mais que você não tenha os maiores conhecimentos, você vai gerar ação, você vai despertar algo no seu público alvo.

E sobre os testes, eles podem rolar com as estratégias, com público, mas essa mentalidade de aprimoramento contínuo deve fazer parte. Marketing é gerúndio. Esse “ing” no final representa uma ação em acontecimento, Marketing não é estático.

Então, para você que não gosta de rasgar dinheiro, a atitude que recomendo aqui é de construção. Entender que os testes são a base para construção dos seus principais ativos de mercado.

Sem testes no digital, frustração na certa. Por mais que você conheça muito bem seu público, se você não testar, você não pega fluência nas ferramentas, nas estratégias, nas plataformas. Resumindo: testa. Vergonha é não testar.

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