Aprender é o grande diferencial competitivo das empresas que vencem! Porém, o aprendizado individual é bem diferente do aprendizado em equipe.
Então você me pergunta: Como desenvolver isso no meu time? Calma! Já vou explicar como desenvolver equipes que aprendem!
O grande barato dos modelos de negócio atuais é que eles vão se desenvolvendo juntamente com seus clientes, vão sendo aprimorados cada vez mais para gerar valor. Alguns exemplos clássicos desses modelos são:
- Netflix: começou em 1997, como uma locadora de filmes via correio, somente 10 anos depois passou a atuar no streaming;
- LinkedIn: o fundador do LinkedIn tem uma frase clássica: “Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.” E a imagem da primeira versão do LinkedIn, realmente, faz a gente entender o que ele quis dizer;
- Disney: essa é mestre em se reinventar, começando como um dos primeiros estúdios de animação em 1923, depois expandindo para parques temáticos, redes de televisão, produção de filmes e até recentemente lançar o streaming Disney +.
Fácil visualizar como essas empresas evoluíram ao longo do tempo não é?! E agora, vou te mostrar como desenvolver isso também na sua empresa, ou no seu time!
Vou começar com o ‘pai’ da teoria do aprendizado: o Peter Senge, esse cara trouxe alguns conceitos bem legais de gestão do aprendizado e transformou em um modelo prático para aplicação. Muitos desses conceito já vinham sendo aplicados em alguns empresas pelo mundo: por exemplo, a Toyota e o no Brasil através do Ricardo Semler na Semco.
Tenho muita admiração pelo trajetória da Semco, inclusive pretendo gravar um vídeo falando sobre o Ricardo Semler e o seu pioneirismo em aplicar certos conceitos muito antes de várias organizações no mundo.
Mas vamos lá, agora vamos entender a base do aprendizado é a visão sistêmica.
Visão sistêmica é a capacidade de ver o todo, entender os sistemas e não apenas uma situação isolada. Um exemplo muito comum que utilizam para falar sobre isso é a habilidade de conseguir ver a “floresta” ao invés de ver apenas as “árvores”.
Porém, para que isso funcione no aprendizado é importante compreender os 5 pilares das organizações que aprendem:
- Domínio pessoal;
- Modelo mental;
- Aprendizado em equipe;
- Visão compartilhada;
- Pensamento sistêmico;
Vou explicar eles aqui de forma objetiva
Esse modelo olha para as pessoas e depois para a organização e pressupõe que o desenvolvimento contínuo do ser humano amplia o potencial de sinergia e evolução do negócio como um todo.
Domínio pessoal: é o autoconhecimento, o quanto a pessoa se conhece? Ela tem noção daquilo que tem de habilidades, aquilo que precisa melhorar?
Modelo mental: é o mindset, a mentalidade. O conjunto de ideias diz muito sobre a habilidade da pessoa evoluir e desenvolver.
Aprendizado em equipe: conseguir ter insights a partir dos erros e acertos de outros membros da minha equipe? Meu time me gera aprendizado e compartilha isso com eles?
Visão compartilhada: conseguir expor minhas ideias para membros de outras áreas e tenho um feedback claro de entendimento, compreensão a respeito daquilo que estou propondo? Outras áreas se engajam naquilo que proponho fazer?
Pensamento sistêmico: conseguir ter uma visão clara do meu impacto no todo, qual o meu papel diante da construção do propósito do negócio.
Sei que esses conceitos parecem um pouco abstratos, mas vou trazer um exemplo bem simples aqui do meu dia a dia que reflete como aplico isso.
Tanto as questões de domínio pessoal e modelo mental desenvolvemos através de suporta contínuo com a equipe. Seja através de feedbacks, seja através de apoio de profissionais da psicologia, treinamentos. Esse é o ponto mais relevante do processo de aprendizado, enquanto você enxergar isso como gasto, não fará muito sentido.
Já a questão de visão compartilhada tem haver com a transparência de informações, dashboards, dados explícitos para a equipe, maneiras de todos entenderem aquilo que está sendo construído. Quanto mais visual melhor.
Já a parte de aprendizado em equipe vem de reuniões com insights a respeito de situações que aconteceram, ter compreensão de como podemos aprender a partir daquelas situações, ensinamentos vivenciais.
A ideia é que essas habilidades trabalhadas proporcionem uma visão sistêmica gradual em toda a equipe e isso vem se intensificando com o passar do tempo.
_______________
Gostou desse conteúdo? Espero que estejam te ajudando a extrair grandes aprendizados desse momento que estamos passando. Deixa aqui seu comentário, quero saber sua opinião a respeito! Um grande abraço!
Se quiser saber mais sobre gestão, administração, liderança e empreendedorismo, me segue lá no Instagram e acompanhe meu canal no Youtube!