Começando com um título assim já podemos saber que vem bomba por aí!
Acredite se quiser, a maior habilidade da gestão está relacionada a tudo aquilo que você não sabe. Incrível, não? Passamos anos nos estudando e nos aprimorando para chegarmos a um entendimento de que aquilo que não sabemos tem mais peso do que aquilo que sabemos. E em um mundo que tudo muda com uma frequência absurda, como usar isso para o seu negócio?
Então antes de começarmos vamos falar de aprender? Isso mesmo! A habilidade mais utilizada nos dias de hoje e muito pouco explorada ou falada.
A habilidade mais falada nesses relatórios é a neuroplasticidade. Isso mesmo, a capacidade do cérebro se adaptar as mudanças. Como a tendência do futuro é automatizar trabalhos físicos e lógicos, os humanos serão direcionados para processos mais humanizados com variáveis que não possam ser previstas por máquinas.
E adivinha só…? Para exercitar a neuroplasticidade é importante nos colocarmos sempre em processo de aprendizado, vivenciar o aprendizado continuamente. Assim será possível aprimorar a capacidade do seu cérebro de se adaptar diante daquilo que desconhece.
E como funciona o processo de aprendizado?
O aprendizado acontece durante toda a vida, o que acontece é que acabamos reduzindo nosso ritmo de aprendizado conforme chegamos a fase adulta. E isso é justamente o contrário do que precisamos fazer para lidar com a velocidade das mudanças que acontecem no mundo.
Esse processo de aprendizado consiste em 4 etapas:
- Incompetência inconsciente: eu não sei aquilo que não sei.
- Incompetência consciente: aqui você passa a ter consciência da sua falta de habilidade para executar algo.
- Competência consciente: aqui passa a ter consciência do que fazer e começa a perceber evolução. A evolução dessa etapa chega até a ultima.
- Competência inconsciente: aqui a pessoa executa as atividades, já com habilidade e não necessariamente precisa trazer isso para a consciência.
E qual a relação disso com a gestão?
Gestão de riscos é lidar com as incertezas. Não tem como fazer gestão sem lidar com risco, a questão é o nível de controle que você consegue ter para minimizar o impacto dos ricos.
É aí que tudo que falei até aqui se conecta…
Como vou minimizar riscos que sequer conheço?
A solução para isso não é tentar prever tudo, controlar tudo, saber exatamente o que vai acontecer. A solução é aprimorar sua neuroplasticidade, sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender, rápido o suficiente para sair o incompetente inconsciente para o incompetente consciente, ou seja, aquilo que eu nem sequer sei para aquilo que sei que preciso aprimorar.
O COVID-19 veio para reforçar a lógica do cisne negro. Damos pouco valor a acontecimentos imprevisíveis e o impacto deles em nossa vida.
Não existe maneira de prever acontecimentos e a situação de pandemia reforça isso, não existe maneira de sabermos tudo que pode acontecer. A única variável que você pode exercer total controle é a sua capacidade de aprender e reaprender.
Quem quiser saber mais sobre o assunto, vou deixar duas pesquisas muito interessantes sobre o tema:
- https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/skill-shift-automation-and-the-future-of-the-workforce
- http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf
Também gravei um vídeo explicando com mais detalhes com funciona cada fase e deixei no meu Instagram! Acessa lá e me diga se te ajudou! @antoniobidim