Comecei a empreender em 2012, desde então intensifiquei a jornada de aprendizagem necessária para poder colocar minhas ideias no mundo real. Entre um guru e outro, um livro e outro, uma palestra e outra, sempre buscava a estratégia, a grande estratégia que me permitiria acelerar o processo de crescimento, alcançar os maiores resultados e finalmente conseguir alçar o tão almejado patamar das empresas bem sucedidas.
Após sucessivas tentativas, aplicação das mais variadas técnicas e conceitos com os mais diferentes nomes, os problemas de sempre persistiam e isso me surpreendia muito, em certos momentos nem sequer sabia o que fazer. No final das contas, nunca foi a falta de tecnologia ou de entendimento tecnológico, não era o acesso a capital, ou sequer conhecimento, era uma variável subjugada, até porque todo mundo acredita que sabe o suficiente. Tem ideia de qual é a variável? Isso mesmo: GENTE!
O pior de tudo é que essa é a resposta óbvia! Aquela que todo mundo fala, aquela que você acredita já saber e que ainda está fazendo o melhor a respeito! Seria muito mais fácil ouvir algum nome desconhecido em algum outro idioma, alguma técnica mirabolante. Pois então, pessoas representavam 99% da origem dos problemas.
É aquela história que todo empreendedor deve ter ouvido ou pensado em algum momento da vida: “trabalhar com pessoas é complicado”, “quanto mais gente, mais problema” e pensando assim, tirar as pessoas do negócio parece ser uma grande solução, afinal de contas, quando você tem a “leitura” de que 99% dos problemas vem das pessoas que formam sua equipe… é difícil pensar em outra solução.
Foi aí que ouvi a seguinte frase: “se sua equipe é ruim a culpa é sua”. Essa frase me tocou profundamente, o foco era gestão e não a equipe. E não é que é verdade? Se pessoas fazem parte do problema, estou estimulando um ambiente que está estimulando a mudança ou que reforça os hábitos prejudiciais para toda a equipe?
Desde então, comecei a desenvolver uma coisa chamada CULTURA. Tenho certeza que todo empreendedor aqui sabe da importância, ou já ouviu falar da importância, então não é nenhuma novidade ou fórmula mágica. Porém são poucos que realmente sabem aplicar isso no dia a dia do seu negócio, ou sequer incorporam a questão cultural como essencial para prosperidade da empresa.
Sabe a história da “estratégia come cultura no café da manhã”? Come mesmo!
Vou te contar aqui então algumas dicas que venho utilizando para aprimorar a cultura nos negócios que faço parte. Já adianto que não é nada tão complexo que não possa ser incorporado imediatamente. Não busque a perfeição, simplesmente comece e seja consistente.
- Contrate por comportamento e esqueça currículo: não é porque a Apple ou Google estão fazendo isso, é porque assim funciona melhor. Comportamento reflete mindset e você está buscando pessoas com mindset alinhado com a cultura da sua empresa.
- Não seja dono, seja parte da equipe: sala fechada? Você isolado da equipe? Nada contra quem faz isso, mas se as empresas que vem crescendo de forma tão acelerada nos ultimos anos estão indo para uma linha cada vez mais aberta, transparente, envolvente, qual o motivo justifica você continuar assim? Liderança é atitude e atitude no dia a dia.
- Traga pessoas para uma jornada de transformação e não um emprego: seu papel como empreendedor está muito além do que apenas disponibilizar uma vaga de emprego e pagar um salário. Você já pulou do avião sem paraquedas e precisa construir uma nova aeronave antes de chegar ao chão, você sabia do desafio antes de saltar. Transforme esse momento em uma jornada, traga pessoas para sua jornada, transforme seu negócio em uma experiência estimulante, crie uma visão compartilhada, a jornada já é por si só desgastante, não a torne ainda mais difícil.
- Cultura é igual banho, tem que ser tomado todo dia. Essa história de colocar um arquivo no pc com seus princípios e valores e deixar lá, ou até colocar na parede como se fosse enfeite, isso não é cultura, isso não adianta nada. Cultura tem que ser vivenciada, significada, todos os dias nos pequenos e nos grandes momentos.
- Saúde mental importa sim! Inclusive pode ser o seu maior aliado, trate as pessoas como pessoas, tenha empatia e ajude sua equipe e superar seus traumas e medos. De todos os pontos eu diria que esse é o primoridial, o principal e o que vai exigir mais de você. Sim! Você terá que se doar para a equipe se espera que alguém se doe por sua causa, seu propósito ou sua visão.
Não deixa para depois, tem muita gente no mercado que está infeliz, buscando crescer, buscando um sonho grande, um ambiente de estímulo com líderes autênticos. E como falei no começo do texto, nenhuma estratégia é capaz de superar uma cultura de crescimento, prosperidade, harmonia e resultados.
Sucesso na sua jornada!