Atualmente, falamos muito no mundo empresarial sobre como as marcas do futuro tendem a vender experiências. Em outras palavras, as marcas do futuro têm a capacidade de criar histórias, lembranças e momentos que marcam vidas. E, quando falamos de Marketing, é esse o mindset que devemos ter. O Marketing atinge seu ápice quando, ao vender um produto ou um serviço, ele marca vidas.
E a melhor forma de fazer isso é pela geração de empatia. Demonstrar, ao outro – ao seu consumidor, por exemplo – que você o entende. Que você partilha das mesmas histórias que ele. E esse ato, o de contar histórias, nós chamamos de storytelling.
Em teoria, o storytelling é a habilidade de contar uma história. Geralmente, essa história tem começo, meio, fim e um clímax. Outras vezes, ela pode se encaixar na estrutura do monomito. Independente da forma como você escreve, é importante ter a consciência de que a o ato de contar histórias pode alavancar seu Marketing!
O storytelling é um dos maiores parceiros do Marketing porque, por meio de histórias, estreitamos de forma grandiosa o relacionamento com nosso público. E, quanto mais você conhece seu público-alvo, mais assertivo você é ao contar sua história!
Quais os limites para fazer isso? Nenhum! É muito importante utilizar de todos os recursos possíveis ao contar sua história. Combinar visual, auditivo e textual, por exemplo, é ótimo! Quanto mais você gera empatia, mais o storytelling é um sucesso! Pesquisas demonstram, inclusive, que o storytelling afeta diretamente o nosso cérebro.
Além de transformar histórias em ideias, o storytelling faz as pessoas comentarem e compartilharem o que você contou, além de fazer com que seu consumidor se lembre da sua marca com mais precisão.
E você, também usa o storytelling para se comunicar com seu público? Comente como é e o que mais funciona, e aproveita para compartilhar esse artigo com o pessoal! Assim, mais pessoas conseguem descobrir a mágica da empatia dentro da ação de contar histórias!