Vira e mexe, no ramo empresarial, a gente vê uma palavra se tornar o foco do momento! Às vezes, se trata de uma teoria mesmo. Outras, de um conceito. E tem ainda àquelas que se referem à toda uma filosofia de funcionamento de mercado. Dentre tantas possibilidades, uma é certa: há sempre algo que surge e que é utilizado, por nós, empreendedores, como propulsor de mudanças.
E, dessa vez, o termo é Growth Hacking! Criada por Sean Ellis, a palavra significa marketing orientado a experimentos. O maior objetivo da prática é encontrar oportunidades para experimentar, trazendo resultados rápidos que auxiliam no crescimento (growth) da empresa!
“Growth Hacking é marketing orientado a experimentos!”
É importante frisar para você que, por mais que vise a experimentação, o Growth Hacking não é realizado sem um direcionamento! Na verdade, a sua estratégia pode ser fundamental para que todo o processo funcione!
Por mais que não haja um passo a passo fixo para realizar o Growth Hacking, existe um padrão que pode te ajudar a implementá-lo aí no seu negócio! Tudo começa com um funil dividido em 5 partes – aquisição, ativação, retenção, receita e indicação. As ações a serem experimentadas visam, geralmente, otimizar uma dessas etapas.
A partir disso, você precisa gerar e selecionar ideias! Em seguida, você molda os experimentos e experimenta! Ao final, deve se fazer uma análise dos resultados, processo muito importante para mensurar o sucesso do que foi realizado.
Aqui na UNID Comunicação, o Growth Hacking é uma prática cotidiana e que resulta em muitos avanços para a empresa e para os clientes! Orientados por estratégias de Marketing Digital, usamos dessa experimentação para testar e otimizar nossos resultados! Quer saber como? Cadastre-se e converse com um de nossos especialistas!