Nesse artigo você vai aprender:
- O que é psicologia organizacional;
- O poder transformador da psicologia organizacional;
- Como usar essa ferramenta como um setor estratégico;
- Como implementar a psicologia organizacional na empresa.
O que é psicologia organizacional
A psicologia organizacional é uma vertente da psicologia que foca no comportamento humano no ambiente de trabalho.
“A psicologia organizacional é dirigida para análise de características do trabalho que contribuem para o aumento da eficiência organizacional”, segundo o livro Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (2004).
Hoje em dia, as empresas já se deram conta que um ambiente de trabalho saudável, que proporcione qualidade de vida aos colaboradores, aumenta a produtividade e amplia o poder competitivo da empresa perante o mercado.
Ou seja, esse ramo de atuação é voltado para geração de bem-estar do capital humano no ambiente corporativo, promovendo o alinhamento entre as necessidades da empresa e dos colaboradores.
O poder transformador da psicologia organizacional
Saúde e segurança
Essa área tem o papel de implementar políticas qualidade de vida; isso inclui:
Prevenção de doenças comuns em ambiente corporativos, como LER, depressão, estresse, hipertensão, epidemia de viroses no ambiente de trabalho, problemas causados por falta de ergonomia, entre outras.
Crescimento
A elaboração de planos de carreira e remuneração e o desenho de funções que se adequem a filosofia e as características da empresa e, também a adequação de cargos a aspirações pessoais de cada colaborador são parte das principais funções de um profissional dessa área.
Orientação profissional
Desde a orientação, passando por programas de crescimento e desenvolvimento, um profissional dessa área, atua desenvolvendo projetos que podem contribuir com a formação dos colaboradores, aumentando o nível de capacitação da equipe continuamente.
Porque usar essa ferramenta como um setor estratégico
Auxilia o processo de seleção de novos colaboradores
Um psicólogo (a) tem ampla capacidade avaliativa e pode contribuir diretamente na seleção de novos candidatos, de acordo com a vaga e a cultura da empresa, é possível aplicar testes, propor dinâmicas e outras metodologias para avaliar o grau de compatibilidade do candidato à cultura organizacional.
Melhora a produtividade
O fato da empresa se importar com as diferenças e anseios de cada pessoa dentro da equipe, faz com que a produtividade aumente.
Reduz o turnover
A retenção de colaboradores e um ponto muito importante na implementação da psicologia organizacional, a redução do turnover se dá pelo alinhamento promovido durante o processo seletivo e também pela satisfação que o colaborador sente ao fazer parte da empresa.
Aumenta a motivação
A psicologia organizacional é responsável por elaborar e aplicar avaliações de desempenho e desenvolvimento pessoal, quando bem elaboradas, essas avaliações contribuem para o crescimento pessoal e profissional, aumentando o engajamento e o alinhamento do propósito da marca com os das pessoas que fazem parte da equipe.
Como implementar a psicologia organizacional na empresa
O primeiro passo é a criação da Gestão de clima, com a formação de uma equipe de profissionais de psicologia; na Unid, nós criamos a área de ‘Sucesso de equipe’ que é responsável por integrar as equipes internas e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento dos membros da equipe.
Essa equipe trabalha conectada a Gestão e faz parte da equipe de Employer branding, que é a junção do RH ao marketing.
Por fim, quando falamos em psicologia organizacional não podemos deixar os dados de lado, portanto, no momento de planejar as ações é preciso pensar em como mensurar os resultados, gerando informações importantes para a tomada de decisões na empresa.
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