“O Marketing 4.0 aproveita a conexão máquina à máquina (…) enquanto aproveita a conectividade humano a humano a fim de reforçar o envolvimento do consumidor.”
Philip Kotler
Futuro. Essa é a palavra que resume o Marketing 4.0. Chegamos a um momento em nossa sociedade no qual a tecnologia é cotidiana. Todos os dias damos um passo a mais para a próxima Revolução Industrial.
Nesse cenário, o capital investido no mundo digital só aumenta. As revoluções causadas pela internet são tamanhas que mudam nossas atitudes e nossa maneira de lidar com as situações – exemplo disso é o fato de que consigamos, com apenas alguns cliques, realizar uma compra completa para nossa casa. A transformação que a tecnologia faz em nossa vida é tão grande que altera o comportamento humano e, por isso, altera a maneira como as empresas se organizam e trabalham.
Por definição, o Marketing 4.0 é justamente a revolução digital para as empresas. E isso não significa que ter um blog e um site é acompanhar as mudanças do Marketing 4.0. Na verdade, para vivê-lo na sua empresa é necessário compreender três pontos principais:
- A inclusão social e a maneira como temos compreendido cada vez mais o senso de comunidade tem eliminado as barreiras geográficas e demográficas existentes;
- A relação entre marcas e consumidores tem ficado cada vez mais próxima e direta, o que marca uma grande mudança na forma como as empresas se organizam: cada vez mais, empresas horizontais se tornam mais queridas e populares;
- O posicionamento e a opinião das empresas em relação às questões sociais vêm se tornando uma grandiosa influência na hora de cada pessoa decidir o que fará.
Dessa forma, não se trata de ter as ferramentas de marketing corretas. Trata-se de ter um pensamento mais inclusivo, horizontal e socialmente engajado para o seu negócio. Em resumo, o Marketing 4.0 é compreender as transformações tecnológicas e se conectar com as pessoas – seus consumidores – dentro desse contexto.
No fundo, o Marketing 4.0 marca a conexão humana tendo como intermediadora as máquinas. E compreender isso torna muito mais simples conquistar um lugar no futuro.