Algoritmos das redes sociais: entenda o segredo para o sucesso do seu negócio

Sabemos que a concorrência nas redes sociais está cada vez maior. Por isso, é necessário elaborar formas de se destacar no mercado.

Nesse sentido, ao entender o funcionamento dos algoritmos das redes sociais, você pode estabelecer estratégias que melhorem o desempenho da sua empresa em cada um dos canais, impulsionando ainda mais os seus resultados.

De um modo geral, os algoritmos são uma série de comandos ou instruções que qualquer software deve seguir para chegar a um resultado específico.

Nas redes sociais são encarregados de analisar a atividade de cada usuário e apresentar-lhes publicações semelhantes ao conteúdo com o qual já interagiram.

O que são os algoritmos das redes sociais?

Os algoritmos das redes sociais são como “robôs” que analisam o seu comportamento utilizando uma determinada rede social. De acordo com essa análise eles determinam quais publicações ou anúncios possuem maior relevância e devem ser entregues a você.

Resumindo: os algoritmos são os responsáveis pelos anúncios que te “perseguem” nas redes. 

O objetivo por trás dos algoritmos das redes sociais é melhorar a experiência dos usuários, entregando os conteúdos mais atrativos e pertinentes a cada gosto individual. Isso afeta vários aspectos da experiência do usuário de um aplicativo.

Por exemplo, o conteúdo que aparece primeiro no seu feed do Instagram foi escolhido após uma análise de sua atividade anterior realizada pelos algoritmos.

A capacidade das redes sociais de personalizar a exibição do conteúdo de acordo com o interesse do usuário, permite que os usuários permaneçam conectados por mais tempo, aumentando sua exposição aos anúncios.

Por esta capacidade de ganhar a atenção dos usuários, os algoritmos são grandes aliados na hora de impulsionar o alcance do seu conteúdo e captar leads para o seu negócio.

Para isso, você precisa conhecer o funcionamento dos algoritmos em cada uma das redes sociais.

Como os algoritmos funcionam?

Em quase todas as plataformas de mídia social a ideia geral dos algoritmos é a mesma: fornecer aos usuários conteúdo popular e mantê-los na plataforma pelo maior tempo possível.

No entanto, cada rede social tem seus próprios algoritmos e utiliza diferentes critérios para filtrar seu conteúdo. Desse modo, as estratégias da sua empresa devem considerar as características dos diversos canais digitais.

Além disso, essas tecnologias estão em constante mudança, se tornando essencial que você fique atento e atualize suas estratégias quando necessário.

Como os algoritmos atuam em cada rede social?

Facebook

Algoritmos das redes sociais

O Facebook foi a primeira rede social a utilizar algoritmos para categorizar e definir o que seria ou não exibido para cada usuário.

O algoritmo da rede social permite que o usuário defina quais publicações ele quer priorizar na sua linha do tempo. Mas, também considera diversos outros critérios, como:

  •         Grau de engajamento: publicações com mais reações, comentários e compartilhamentos têm maior probabilidade de serem mostradas.
  •         Tipo de publicação: o Facebook prioriza transmissões ao vivo, imagens ou vídeos, desconsiderando publicações inteiramente em texto.
  •         Tempo de publicação: posts mais recentes têm mais chances de aparecer no feed do usuário.
  •         Conteúdos que o usuário interagiu: o Facebook analisa o nível de interação do usuário com a conta e com os conteúdos para classificar o que é relevante ou não para ele.
  •         Rede de amigos: quanto mais engajamento uma publicação tem com os amigos de um usuário, maior a probabilidade de aparecer para ele.

Nos últimos anos, o Facebook vem priorizando as relações do usuário com o público, o que desfavoreceu a performance orgânica. Devido a essa mudança, as estratégias também precisaram ser modificadas.

A sua estratégia pode considerar a realização de anúncios do Facebook, a utilização de chamadas para a ação (CTA) e a construção de relações sinceras e fortes com o seu público.

Instagram

Algoritmos Instagram

Inicialmente, o Instagram funcionava sem nenhum tipo de algoritmo. Mas, após a compra da rede social pelo Facebook, a experiência do usuário passou a ser o foco.

Desse modo, o algoritmo passa a priorizar o engajamento, a temporalidade e a afinidade do usuário. Entenda cada um deles:

  1.     Engajamento: o número de comentários, curtidas, compartilhamento e salvamentos determina se um post será priorizado ou não;
  2.     Temporalidade: ainda que não seja o único critério, a ordem de postagem ainda é considerada na definição do feed;
  3.     Afinidade: considera a proximidade dos usuários por meio de engajamento, mensagens diretas, etc.

Conforme o próprio Instagram, atualmente os algoritmos são divididos para cada finalidade da plataforma (Feed, Stories, Explorar e Reels).

Veja como os três fatores de classificação citados acima funcionam em cada uma das funções do Instagram:

  •         Feed: A plataforma entende a relevância das publicações ao considerar a quantidade de curtidas, comentários e usuários que clicam nos links. A temporalidade prioriza o que há de novo na plataforma. E o algoritmo exibe primeiro as postagens das contas que os usuários mais interagem.
  •         Stories: Dentre os critérios de exibição dos Stories, o algoritmo prioriza a localização/proximidade e a afinidade entre os usuários.
  •         Explorar: Nesta função do Instagram o algoritmo funciona com base nas últimas interações e nos assuntos de maior interesse dos usuários. Além disso, o Explorar tende a mostrar conteúdos de diversos criadores que estejam relacionados com a afinidade dos usuários.
  •         Reels: Atualmente o Instagram prioriza, principalmente, os conteúdos em vídeos do Reels. Este formato funciona de modo semelhante ao Feed, exibindo o conteúdo como prioridade para os perfis que mais interagem com a conta. E considera os vídeos relacionados com os conteúdos já assistidos e curtidos pelos usuários.

É nítido observar a mudança do algoritmo dessa rede, principalmente por estar disputando o público com o Tik Tok.

Tik Tok

O TikTok teve o seu destaque por possuir um algoritmo altamente eficaz, proporcionando aos usuários uma experiência personalizada de acordo com a afinidade de cada usuário.

Nesta rede social o conteúdo é filtrado conforme a popularidade do vídeo, pelo seu tempo de exibição e pelo uso da plataforma. Assim, funciona da seguinte forma:

  •         Popularidade do vídeo: o algoritmo prioriza a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Quanto mais interações, maior será a visibilidade da publicação.
  •         Tempo de exibição: aqui, o tempo que o usuário passa assistindo aos vídeos também é importante. Se o usuário assiste um vídeo por um longo período, mais vídeos com a mesma premissa aparecerão em sua linha do tempo.
  •         Uso da plataforma: é considerado também o modo como cada usuário usa a plataforma, o tempo que ele passa nela e a frequência de acesso.

O algoritmo do Tik Tok funciona da seguinte maneira: primeiro, ele transmite para um pequeno grupo de pessoas (geralmente em sua área imediata). O algoritmo rastreia visualizações, comentários e o tempo médio de visualização. Dependendo do resultado dessa análise de engajamento, o conteúdo é distribuído para um público geográfico maior.

O conteúdo da plataforma é visto em duas abas: “Seguindo” e “For You”. Na primeira você assiste o conteúdo de pessoas que você já segue. E na “For You” aparecem vídeos de contas que você segue e que não segue, mas que correspondam aos seus interesses e gostos.

De tal forma, o seu conteúdo tem grandes chances de aparecer na “For You” de milhares de pessoas e, se for estruturado com boas estratégias de marketing, poderá captar leads qualificados para o seu negócio.

Resumo

Neste artigo, aprendemos como os algoritmos das redes sociais funcionam e como utilizá-los a seu favor.

Entendemos também que conhecer algoritmos de redes sociais é crucial para todos que trabalham com elas diariamente.

Isso pode fazer uma diferença significativa em quão bem alguém se sai nas estratégias de mídia social.

Após considerar todas essas sugestões, é hora de colocar a mão na massa e incorporar tudo à sua estratégia das redes sociais.

Mas caso precise de uma mão nessa situação, fale com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp.

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