Neste post, você entenderá quais são as diferenças entre duas estratégias de vendas: o Telemarketing e o Inside Sales.
É comum ficar em dúvida sobre qual estratégia de vendas optar para o seu negócio.
Por isso, é necessário que você conheça as estratégias e saiba qual funciona melhor para a sua empresa.
Então, se você ainda não encontrou o modo ideal de fazer suas vendas, leia até o final e fique longe de dúvidas.
O que é Inside Sales?
O mundo vem se modificando muito rapidamente e essas transformações também afetam o marketing.
Considerando essas mudanças e a explosão da era digital, cada vez mais, as pessoas buscam conexão ao adquirir um serviço e/ou um produto.
Desse modo, o Inside Sales acaba sendo uma ótima opção de comunicação digital com os possíveis clientes de uma empresa.
O Inside Sales é uma forma de venda interna que permite o contato virtual do vendedor com o cliente. É feito por meio de videochamadas à distância, telefonemas e e-mail.
Os métodos de contato utilizado pelo Inside Sales, são essenciais para a redução de custos e podem ser uma ótima ferramenta para a prospecção de novos clientes.
Seu foco é o uso de tecnologias e mídias que proporcionem um atendimento diferenciado, gerando conexão e um bom relacionamento com o público.
O que é Telemarketing?
O Telemarketing pode ser entendido como um método de atendimento por telefone, com o intuito de vender produtos e/ou serviços, tirar dúvidas, fazer cobranças e resolver problemas.
Geralmente, esse método de vendas segue uma lista de contatos que não está esperando receber uma ligação ou que não possui familiaridade com a empresa.
Por ser um modo mais frio de venda e não estabelecer um contato anterior, a ligação por telefone acaba sendo vista, pela grande parte de clientes, como algo invasivo.
Afinal, quais as diferenças entre o Inside Sales e o Telemarketing?
Como vimos, com o uso de enormes listas de contatos, o telemarketing tem o intuito de oferecer um produto e/ou serviço para um cliente que não está esperando receber uma ligação.
Assim, o procedimento de atendimento do telemarketing se torna genérico e utiliza um padrão robótico, que não gera conexão entre o vendedor e o cliente.
Já no Inside Sales a aquisição de leads é feita a partir do funil de vendas. O que gera uma abordagem de venda consultiva, na qual o vendedor possui contato previamente com as necessidades do cliente.
Além disso, a equipe de marketing que utiliza o Inside Sales é treinada e capacitada para trazer novos clientes, fazer prospecções e, finalmente, realizar a venda.
Confira, na imagem abaixo, as principais diferenças entre o Telemarketing e o Inside Sales:
Entre o Telemarketing e o Inside Sales, qual a melhor opção para a minha empresa?
Compreendemos que quando uma empresa possui uma boa equipe comercial, profissionais internos bem preparados e uma maior conexão gerada pelo contato entre vendedor e cliente, a chance de efetuar vendas aumenta.
Nesse sentido, o Inside Sales passa a ser um ótimo meio de vendas e possui um alto índice de conversão.