Guia do iniciante: Como começar seu SEO?

Esteja no topo de pesquisa do Google, Yahoo, Bing, entre outros. Com o SEO aplicado corretamente você pode estar no topo da primeira página do Google.

É difícil encontrar informações precisas quando se está começando, mas estamos aqui para te guiar da melhor forma possível. São muitos detalhes que precisam ser examinados, mas calma vamos te orientando nessa.

O que é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que melhoram o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. O SEO tem como objetivo aumentar a visibilidade do seu site ou blog. Assim, quem buscar informações relacionadas ao negócio ou tema abordado pelo seu site o encontrará na primeira página do buscador.

Isso tudo de forma orgânica, sem uso de tráfego pago.

Conquistar as primeiras posições de um buscador não é uma tarefa fácil, os mecanismos de busca estão em constante mudança para melhorar a experiência do usuário. São muitas coisas que precisam estar alinhadas para que o site ranqueie bem. Envolve profissionais de redação até analistas de tráfego. É complicado pensar em todas as coisas que precisam ser feitas. É confuso mesmo.

Mas existe um caminho a ser seguido para que seu site consiga boas posições e alcance mais usuários e mais chances de negócio.

1. Avalie os desempenho dos seus concorrentes

Como você quer iniciar a sua página, análise como estão os seus concorrentes.

Saber o que dá certo para eles é importante para direcionar sua trajetória, não é para copiar, mas saber o que tem dado resultados positivos e adaptar a sua empresa e ao seu site.

Também vai te ajudar a não ficar especulando quais palavras-chaves utilizar no seu conteúdo ou procurar links do zero.

É bom ter em quem se espelhar:

  • reaplique os pontos fortes
  • se empenhar nos pontos fracos do concorrente
  • saber identificar as ações mais importantes de SEO

Precisa identificar seus concorrentes no SEO. Quais sites utilizam as mesmas palavras chaves que você? Aqui tem uma lista de sites que fazem análise de SEO e vão te ajudar a saber quem usa a mesma palavra-chave que você nas buscas orgânicas. Veja os 10 primeiros concorrentes, eles são os mais pertinentes ao seu site.

Observação: nem todos os seus concorrentes diretos serão seus rivais de SEO.

E por que saber quais são as palavras-chaves mais importantes dos concorrentes? Saber essas palavras e utilizá-las de forma estratégica pode gerar mais tráfego para seu site ou blog.

Além disso, acompanhe os backlinks dos concorrentes. Faça auditorias de backlinks de sites que direcionam aos seus adversários e não ao seu. Se eles estão direcionando aos seus rivais, também estão dispostos a linkar para seu site.

Assim terá mais chances se criar conteúdos ainda mais relevantes que os demais.

2. Avalie seus esforços

Agora que já conhece e entende seus adversários é hora de avaliar o seu site e seus dados.

Você precisa ver em que ponto está a sua página. Fazer um diagnóstico.

Como está começando agora, pode ser que não tenha esses dados ainda, mas começará a ter assim que iniciar sua página, então é importante que os entenda logo no início.

Fazer benchmarking é importante, pois verá suas estatísticas atuais e vai definir objetivos reais, acompanhará seu progresso e vai analisar o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Inicialmente são 3 pontos que precisa analisar:

  1. Tráfego orgânico
  2. Classificação da Palavra-chave
  3. Backlinks

1.1 Tráfego orgânico

Significa quantos usuários visitaram o seu site a partir de pesquisas orgânicas (sem anúncios).

Há várias maneiras de ver esses dados de tráfego orgânico, o mais comum é pelo Google Analytics, mas nada impede de usar outras ferramentas especializadas em SEO.

Para iniciar, deve colocar o nome do seu domínio na pesquisa e ver dados de tráfego.

1.2 Classificação da Palavra-Chave

A palavra-chave está relacionada com o ranking orgânico do seu site nos resultados de pesquisa, quanto mais acesso na palavra-chave, mais alta a classificação da sua página no tráfego orgânico.

Esse indicador é fundamental para saber se está usando as palavras-chave corretas.

E como avaliar as palavras-chaves? Quanto mais no topo, mais bem ranqueada está. A primeira palavra tem 10 vezes mais chance de ser clicada do que a décima palavra.

No Google Analytics também é possível ver a classificação das palavras-chave. Anote as 5 palavras-chaves orgânicas com maior volume de acesso. É interessante exportar um relatório para seu benchmarking.

1.3 Backlinks

Veja também quantos sites têm links que apontam para o seu site.

Esse dado é muito importante, pois o buscador entende que seu conteúdo é relevante, subindo sua classificação na busca orgânica.

Backlinks são votos de confiança. Essa confiança faz seu rankeamento subir e ficar entre os primeiros nas páginas de busca. Dificilmente conseguirá classificar bem sem ele.

3. Defina suas metas e KPIs

As metas dirão onde quer chegar e os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) te mostrarão os índices que precisa para atingir seu objetivo.

É importante ter esses dois itens bem definidos para criar estratégias de SEO eficazes.

Os KPIs dependem dos seus objetivos e da sua estratégia. Alguns indicadores nós já citamos, como analisar o tráfego orgânico, classificação de palavras-chaves e backlinks, são os fundamentais a serem analisados. Mas não podemos deixar de examinar o CTR e os problemas de cobertura.

CTR é a porcentagem de cliques que seu site obteve depois de ser visto no Google. Um CTR alto significa mais tráfego, mas não é só por isso que analisamos esse dado, ele também é um dos fatores de classificação. Um site que recebe muitos cliques significa que é importante para o usuário e por isso é recompensado com classificação alta.

Os problemas de cobertura são diferentes do CTR, pois verifica se tem páginas com erro de acesso no site.

Por exemplo: erros de servidor 5xx, erros 4xx, URLs duplicadas, páginas não indexadas etc.

Certificar regularmente esses problemas é essencial, porque páginas com erros não são indexadas. A indexação é o processo do Google de armazenar páginas em seu banco de dados para, em seguida, mostrar nos resultados de busca.

Portanto, páginas com erros podem não ser classificadas.

O jeito mais fácil de saber seu CTR e encontrar os problemas de cobertura é pelo Google Search Console.

4. Faça verificação de SEO constante no seu site

Essa verificação é necessária como oportunidade de melhoria de conteúdo, forma do conteúdo, imagens e tantos outros elementos.

Identificar essas páginas com baixa performance permite que tome ações que melhore os índices. Você pode excluir, otimizar ou recombinar o conteúdo do seu site.

Tudo isso com base nos dados verificados. Métricas objetivas indicam se o material está ou não cumprindo seu papel.

Não se esqueça: essas métricas devem ser avaliadas de acordo com seu histórico de resultados e seus objetivos.

E como melhorar esses conteúdos?

  • Adicione elementos visuais. A colocação de imagens torna a leitura menos cansativa e pode ser um apoio extra no seu conteúdo. Coloque imagens, gráficos, infográficos, tabelas e outros similares para auxiliar no entendimento do seu conteúdo.

Porém, é preciso ficar atento se essas imagens não foram corrompidas e não estão mais visíveis para quem acessa.

  • Atualize tudo. Veja se o conteúdo ainda é pertinente ao momento, se não está defasado as informações. Substitua links inativos, imagens antigas. Se estiver desatualizado, atualize e republique. Assim seu SEO On-page ficará em dia
  • Facilite a leitura. Provavelmente posts antigos não estão adaptados para dispositivos mobile. Dê foco a leituras em smartphones e tablets, melhore a acessibilidade e atenda a indexação mobile first do Google.
  • Conteúdos mais completos. Faça conteúdos o mais completo possível e reveja se há novidades ou informações incorretas. Mantenha suas informações o mais corretas e completas possíveis.

Essa etapa vai ser a mais trabalhosa conforme seu site for crescendo, provavelmente precisará de ajuda de outros funcionários.

5. Invista no SEO Off-page

O SEO Off-page consiste em práticas fora do seu site, nos bastidores, como redes-sociais, link building, construção de marca, entre outras formas de divulgar seu site e estabelecer sua marca.

Aqui você tem um panorama maior do que é SEO Off-page.

Como esse guia é para iniciante, preciso que entenda que o off-page contribuirá na construção da sua autoridade, deixando seu site mais relevante, mais confiável e a ter mais credibilidade.

É interessante começar a focar na sua localidade no início, o SEO local otimiza sua presença on-line para aumentar seu tráfego local, ter visibilidade e identificação da sua marca e seu site na sua região.

Imagem: Print de pesquisa local

Mais de 30% das buscas no Google estão associadas a pesquisas locais, portanto a melhor forma de destacar sua empresa é na sua região é investir no SEO local.

6. Invista no SEO On-page

O SEO On-page é crucial nas suas estratégias, pois aborda alguns dos fatores importantes de rankeamento do Google

Alguns fatores relevantes de SEO On-page englobam:

  • Title tags
  • Meta Descrições
  • Headers
  • Links internos
  • URLs

Imagem: semrush.com

O SEO On-Page auxilia os mecanismos de busca a entender melhor seu conteúdo e rankear adequadamente.

Pode ser um passo mais difícil o SEO On-page, pois exige um conhecimento mais avançado e normalmente de uma equipe, mas tente manter alguns parâmetros em ordem, assim seu site tem mais chances de crescer.

Conclusão

Como pode ver, são muitos elementos que influenciam no rankeamento de um site ou blog.

Mas seguindo esse guia você pode montar um plano de ação para sua página e alcançar posições notáveis nos mecanismos de busca e não começar do zero, criando resultado a partir de informações desencontradas.

Ter bom rankeamento exige esforço e dedicação, mas se chegou até aqui é porque está interessado em alavancar seu site.

As campanhas de SEO são cíclicas e precisam ser contínuas. Deve sempre avaliar seu trabalho, sempre há mais oportunidades e formas de melhorar seu desempenho.

Sempre que tiver dúvidas retorne aqui e reveja os passos iniciais que devem ser analisados do seu site.

Comente aqui seu progresso, para sabermos que estamos te ajudando na sua jornada.

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