Inteligência Artificial: 6 vantagens que podem transformar a experiência do cliente a longo prazo

Inteligência artificial (IA) tem sido vista como uma ameaça por alguns especialistas. Para empresas vanguardistas pode ser uma aliada para transformar a experiência do cliente. As IAs ainda são um campo que cresce, portanto ainda está em aprimoramento. Todo esse processo é feito de maneira rápida e eficiente, a fim de desenvolver melhor experiência aos usuários.

O atendimento ao cliente tem se transformado e se tornado mais ágil, facilitando o processo das empresas. Um benefício notável é o uso de assistentes virtuais inteligentes, no marketing ela é uma grande aliada. Os chatbots iniciam e resolvem os atendimentos em minutos, tornando tudo muito rápido e eficiente. Em alguns casos é necessário o atendimento humano, mas a inteligência artificial pode trabalhar no primeiro contato e captar as informações e redirecionar ao atendimento humano, tornando o processo eficiente.

Além disso, a satisfação do cliente também é maior, uma vez que ele consegue resolver o seu problema de maneira mais rápida.

Você verá como utilizar as IAs podem aprimorar seu atendimento ao cliente e tornar o contato mais individualizado.

Vantagens de utilizar Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

  • Atendimento a qualquer hora do dia 

Os atendimentos podem ocorrer todos os dias da semana mantendo qualidade, agilidade e respeito com os clientes. Os chatbots e assistentes virtuais podem ser programados para prestar suporte, tirar dúvidas e oferecer recomendações a todo momento. E pode ser feito pelos diversos canais e os mais utilizados pelo seu cliente, como WhatsApp, Messenger ou o telefone, já muito utilizado no mercado. 

  • Automação

É possível programar perguntas e serviços. Tornando os atendimentos repetitivos e básicos programados para serem resolvidos pela IA e os atendimentos mais complexos ficam a cargo do atendimento humano. Essa prática reduz custos de atendimento e agiliza o dia a dia do seu cliente, que não precisará ficar esperando um atendente disponível.

No processo do marketing as IAs também podem agilizar o processo, fazendo planejamento, criando copys e até imagens, tudo isso de forma personalizada a sua empresa.

  • Processo e análise de dados

As IAs podem processar os dados e entregar relatórios e informações do atendimento, como resolução do problema, satisfação, tempo de serviço, entre outros dados que possam ser pertinentes. Esses dados podem ser programados de acordo com a necessidade de cada empresa. Além disso, é capaz de distribuir as informações de maneira ágil para necessidade em cada área da empresa.

Isso reduz custos com pesquisa de opiniões trabalhosas e ainda permite que anunciantes planejem táticas mais precisas antes de lançarem campanhas.

  • Privacidade e segurança

Pode haver preocupação com relação aos dados gerados as IAs vem com identificação de ameaças e o correto procedimento em lidar com as ameaças. Esse é um dos pontos que tem sido aprimorado nas IAs e recebe grandes investimentos.

  • Ofertas direcionadas

Conhecer o cliente, saber qual é o perfil dele e oferecer um produto ou serviço de acordo com suas necessidades são enormes diferenciais diante da concorrência. Com a base de dados gerada pela IA as ofertas e anúncios se tornam assertivas. O cliente quer que seus desejos e anseios sejam atendidos e saber direcionar o produto ou serviço ideal aumenta as chances de fidelizar esse cliente ou transformar prospect em clientes.

  • Engajamento mais profundo

Clientes satisfeitos e tratados com rapidez, assertividade e inteligência torna a experiência melhor e os fideliza. Lembre-se que um cliente satisfeito é um cliente fiel, e um cliente fiel aumenta os benefícios e gera bom marketing para sua empresa.

Para o marketing digital é muito bom, já que pode gerar feedbacks positivos na rede. As IAs podem ser usadas para a mensuração precisa da qualificação de leads.

Garanta que a sua empresa atenda bem seus clientes e se mantenha atualizada. Há uma gama de IAs que podem auxiliar e otimizar seu atendimento, captar dados e processá-los, tudo isso potencializa e diminui gastos do seu operacional.

Se mantenha atual e comente o que acha que pode melhorar na sua empresa caso obtenha IA.

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