Construir seu espaço no mercado é trabalhoso, é preciso trazer inovação e saber lançar seu produto ou serviço, de forma a terem aceitação e condizerem com seu branding. Para tanto, é necessário aplicar estratégias que combine com sua empresa e seja útil ao seu crescimento.
Com o objetivo de unir público, produto e mercado a Estratégia Go-To Market é sobre lançar positivamente um produto ou serviço, considerando o financeiro, o marketing e o branding.
Para entender melhor essa estratégia de lançamento, este artigo apresentará melhor o que é e como ele pode ajudar na sua empresa.
O que é Estratégia Go-To Market?
É uma estratégia que visa o lançamento e o posicionamento de produtos/serviços no mercado, com foco no modo em como a empresa colocará seu produto (bem ou serviço) em um mercado específico para conquistar a inserção desejada, maior receita e lucratividade. Em uma visão macro, o Go-To Market (GTM) é uma estratégia de mercado, que busca inovação, satisfação dos clientes e participação no mercado.
Grandes negócios se perdem no caminho, por não conseguirem se manter relevantes e presentes no cotidiano de seus clientes ou por não conseguirem inserir seus produtos de forma assertiva no mercado. Apenas 12% das empresas listadas na Fortune 500 de 1955 permanecem até hoje, algumas faliram, outras foram incorporadas ou perderam mercado e relevância.
O Go-To Market vem para identificar o público-alvo, apresentar uma solução para esses consumidores e assim expandir os negócios, aumentar as vendas ou ampliar a recorrência da compra.
Por que é interessante usar a Estratégia Go-To Market?
O objetivo do Go-To Market é conhecer o público-alvo, a fim de proporcionar a solução ideal para eles, dessa forma crescer as transações, aumentar o ticket médio por clientes ou posicionar melhor sua marca e consequentemente expandir a concorrência.
Para quem está começando é uma maneira de chegar no mercado mais confiante e por isso tornar sua marca forte, claro que é preciso manter constância e garantir um produto de qualidade.
Para as empresas o Go-To Market ajuda no posicionamento de mercado, a organizar e elencar as ações, aumenta as chances de sucesso do produto ao entrar no mesmo, permite desenvolver estratégias mais certeiras, sem achismos, através de planejamento e alinhar a equipe a um objetivo comum.
É um processo em que a empresa cria um plano de ações, com cada etapa detalhada, a fim de vender uma solução ao público ideal para seu produto. Para a implementação completa do GTM é preciso seguir algumas etapas fundamentais.
Como planejar e implementar o GTM?
Primeiro é preciso se fazer algumas perguntas que nortearão o planejamento e a implementação. São elas:
Para quem?
É aqui que identifica seu público-alvo, não somente o público-alvo, mas o seu cliente ideal. É importante visualizar esse cliente por meio da criação de uma persona e do perfil do cliente ideal.
Saber para quem vender é o primeiro passo para se posicionar no mercado, caso contrário quem se interessará por você, quem lembrará da sua marca, quem se beneficiará com a sua solução. Portanto, defina seu cliente ideal e a solução (produto) tem que atendê-los.
Identifique aspectos do seu público, como localidade, faixa etária, sexo, raça, classe social, estilo de vida, comportamentos, quanto mais informações tiver mais fácil será montar a sua persona e entender as dores que você busca solucionar com seu lançamento.
O quê?
Chegamos na dor da sua persona. Saber seus anseios é essencial na construção da sua persona e para entender se seu produto está atendendo essas necessidades. Com essas informações o time que cuida da criação de produtos idealizará algo mais direcionado.
Para identificar as dores é possível realizar análises de mercado e marcas concorrentes, por exemplo.
Por quê?
O que torna a sua solução melhor que a dos seus concorrentes? Por quê comprar de você? É preciso saber o que te diferencia dos demais produtos do mercado.
O Go-To Market precisa ressaltar seu diferencial na solução do problema. Seu preço é menor, tem mais tecnologia empregada, é mais rápido em resolver o problema, seu envio é mais rápido. O que te torna melhor que seu concorrente? Essa resposta só será possível ao analisar seus concorrentes e saber a real demanda do seu cliente.
Como?
Como vai conversar com seu público e transmitir sua solução ao seu público? Aqui nos preocupamos com a mensagem. As perguntas anteriores vão orientar o posicionamento no mercado.
É essencial transmitir a mensagem correta que passe seu posicionamento e o diferencial do seu serviço ou produto.
Onde e quando?
Nesse ponto o seu planejamento começa a tomar forma, pois aqui identificará os canais que sua empresa usará para chegar ao público e quando é o momento ideal para tomada de ação.
Aqui será definida a jornada do cliente e a experiência do usuário. A empresa conseguirá mais informações para saber em quais canais atingirá sua persona de forma mais eficaz.
Após identificar as respostas para essas perguntas, vamos para a próxima etapa: As métricas de desempenho.
Elas ajudarão a saber se a estratégia aplicada está de fato trazendo resultados positivos. É a partir desses dados que podemos ver o que precisa ser mudado para as estratégias futuras, por isso é comum ter profissionais focados em analisar esses dados, normalmente eles tem mais trabalho após o lançamento, pois precisam analisar:
- o alcance da campanha;
- geração de leads;
- rendimentos das venda ou a contratação do serviço;
- feedbacks;
- ROI – retorno por investimento;
- conquista do mercado.
Para realizar a análise de métricas é preciso ter os objetivos bem definidos, devem ser específicos, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e com prazo definido para atuar com êxito, seguindo a lógica do modelo SMART.
A Estratégia Go-To Market termina com o lançamento, seu foco é estruturar o lançamento e unir o novo produto com o branding da empresa.
É uma estratégia boa quando usada corretamente, a Unid pode te orientar e guiar nesse processo, nos chame no WhatsApp e converse com a nossa equipe, com certeza conseguiremos te mostrar vários caminhos para o seu lançamento.