Marketing Jurídico: como fazê-lo com ética?

Marketing Jurídico: como fazê-lo com ética?

Com as redes sociais em destaque, muitos advogados migraram para esse campo e estão divulgando seus trabalhos, mas existem algumas normas que devem ser seguidas, o profissional precisa considerar o código de ética da OAB quando for divulgar seu serviço.

 

Se você é um jovem advogado, começando sua jornada na profissão agora e quer se promover mas não sabe ao certo como fazer isso, continue a leitura!

O que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico nada mais é que a maneira que os advogados e escritórios divulgam e agregam valor aos seus serviços. Dessa forma conseguem impulsionar e obter visibilidade no mercado dentro da área especializada.

 

Também ajuda os advogados a se manterem atualizados sobre as tendências e novidades jurídicas, saber o que os colegas de profissão estão dizendo e ter outras perspectivas. Tudo isso agrega a sua autoridade e credibilidade.

 

Normalmente o marketing está relacionado a vendas e a persuasão, contudo no jurídico isso não deve ser explícito. A OAB tem um código de ética, justamente para que se mantenha a confiança na classe, por isso o marketing jurídico deve ser de cunho informativo, a fim de esclarecer dúvidas.

Importância do Marketing Jurídico

Como foi dito acima, o marketing jurídico serve tanto para trazer informação a quem precisa, como para os profissionais se atualizarem sobre novas práticas e novidades na área.

 

Além disso, quando feito de maneira correta o advogado amplifica sua autoridade, um exemplo é a advogada Miriane Ferreira, de Londrina – PR, que começou a abrir caixinhas de pergunta no seu Instagram para tirar dúvidas e dar pequenas orientações, atualmente ela participa regularmente do programa do Faustão na Band, fornecendo instruções e conselhos jurídicos.

 

Em nenhum momento ela usou do marketing persuasivo, mas criou conteúdo a partir do que seus seguidores pediam. Atualmente há vários outros advogados que também usam as redes sociais para orientar seus seguidores, que em algum momento podem se tornar seus clientes.

 

É possível conquistar mais e melhores negócios, na advocacia o boca a boca é a forma mais usada, mas não precisa ser a única maneira de ampliar a carteira. Adotar estratégias de marketing jurídico possibilita alcançar mais pessoas e o público estar mais propenso em contratar o advogado em questão, até porque os clientes já conhecerão seu foco de atuação.

 

Também melhora o relacionamento com os clientes, transformando-os em admiradores do seu trabalho. Um bom relacionamento é eficaz em fidelizar clientes e aproximar sua marca ao público.

 

O marketing jurídico auxilia a atingir metas e objetivos do seu escritório, desta forma acelerando os objetivos de crescimento. Quanto mais alinhado for suas metas com o marketing, mais fácil de torná-las possíveis.

 

Outro ponto importante é a competitividade no mercado, quando seu público confia no seu trabalho ao invés de procurar outro profissional, é sinal de que sua imagem e a do seu escritório estão com a reputação e autoridade alinhados e fortes perante aos concorrentes.

 

Boas práticas do Marketing Jurídico

A principal estratégia é a prática, colocar em ação as teorias, que são importantes. Vamos mostrar algumas definições para começar o marketing jurídico.

 

Fixe metas, onde você quer chegar, é preciso saber onde quer ir antes começar a caminhar, para isso é necessário parar um momento e traçar seus objetivos. Quais resultados quer atingir em determinado tempo? Talvez dissolver metas anuais em ciclos menores pode ajudar a motivar a equipe.

 

Defina seu público-alvo, quanto mais informações tiver sobre eles mais fácil será para definir suas estratégias. Comece investigando dentro da sua cartela de clientes e veja os padrões que se repetem. 

 

Se está começando agora, entenda quem normalmente procura por sua especialização, são CNPJs? Pessoas físicas? Mulheres? Homens? Qual faixa etária? Estado cívil? Possuem filhos? Qual a idade dos filhos? Como acessam notícias e informações? Todas essas informações são necessárias para formar seu público-alvo com mais assertividade e atingir quem está mais propenso a se tornar um cliente. Além disso, será mais fácil direcionar o marketing jurídico.

 

Estabeleça os canais que serão utilizados, com sites, blog, perfis nas redes sociais. Só administrar redes sociais já toma um tempo danado, por isso saiba em que canal seu público mais costuma utilizar. Invista seu tempo com estratégia.

 

Agora é hora de esquematizar suas ações, você já conhece seus objetivos, seu público-alvo e quais canais usar, quais atividades são diárias, sazonais, defina prazos de execução das tarefas. É importante manter constância, por isso mantenha sempre um planejamento. 

 

Pensar tudo isso dentro da rotina de um advogado, pode ser um dificultador, por isso a Unid conta com uma equipe preparada, para montar um planejamento que atenda às suas necessidades e ainda executa as tarefas diárias, mantendo a constância do seu marketing. Nos chame no WhatsApp.

 

Quais canais usar?

Você verá adiante que a publicidade em TV, rádio e panfletagem são proibidas, mas dentro do digital há outras possibilidades que entregam mais alcance e geram dados, pode-se saber se está dando certo ou não a estratégia usada.

 

Vamos mostrar alguns canais digitais que podem ser usados para atingir possíveis clientes:

  • Blog

Em blogs é comum a veiculação do marketing de conteúdo, mais adiante vou explicar melhor. O blog é eficiente em atrair clientes qualificados, pois já estão interessadas no serviços;

  • Instagram

O Instagram não serve apenas para postar seu dia a dia, mas também para trazer dicas, aconselhamentos, lives. É um importante canal para se aproximar dos seus clientes e atingir novos;

  • Facebook

É ideal para divulgar conteúdo de blogs e interagir com seus seguidores. No Facebook é possível dar avaliações, com notas de 1 a 5 estrelas e deixar comentários e depoimentos sobre o atendimento recebido, é uma vitrine para quem conhece seu escritório;

  • Linkedin

O foco do Linkedin são as interações profissionais, por isso o assunto lá deve ser mais sério. É ideal para compartilhar reconhecimentos importantes, conquistas marcantes, prêmios, participação em eventos e vários outros conteúdos sobre a atuação do seu escritório. Também é um local muito interessante para acompanhar profissionais que você admira e fazer networking.

  • Anúncios pagos

Pela legislação vigente é possível fazer publicidade paga na internet, tem algumas regras, mas não são tão restritivas, por isso é interessante ter essa possibilidade em mente. Mais adiante traremos algumas regras que tratam dos anúncios pagos.

 

Marketing Jurídico de Conteúdo: Estratégia Eficaz

Essa é a estratégia que trabalha com o conhecimento. Para se diferenciar da concorrência, muitos escritórios e advogados autônomos investem na criação de conteúdos de qualidade, que trazem assuntos atuais e os abordam com mais profundidade.

 

E deve estar se questionando em como produzir conteúdos de qualidade? Vou listar alguns pontos que devem ser motivo de atenção na hora de produzir conteúdo jurídico:

  • Objetivos claros

 Definir objetivos que quer alcançar com seu conteúdo, quais canais podem ser úteis para conquistar o que deseja;

  • Acompanhar as métricas

Estabeleça as metas e fixe números de referência, assim como suas ações guiadas e será possível acompanhar as mudanças e intervir quando necessário;

  • Relevância

O conteúdo que produz, ou que deseja produzir, é atrativo ao seu público? Use seu conhecimento para educar sobre a sua área de atuação, use os canais para demonstrar sua preocupação em ajudar as pessoas;

  • Linguagem

Lembre-se: não são todas as pessoas que entendem e compreendem a  linguagem jurídica, por isso é preciso se tomar cuidado e “traduzir” o conteúdo para que a maioria possa entender o que está ensinando. Dê exemplos, use palavras do cotidiano;

  • Periodicidade

A periodicidade além de educar o público sobre os dias de postagem, também transmite seu compromisso com seu conteúdo;

  • Tempo e prioridade

Os resultados não aparecerão no dia seguinte, pelo contrário, levará tempo e dedicação. Reserve algumas horas na semana para escrever artigos, produzir ebooks, gravar vídeos, responder dúvidas e comentários, postar nas mídias sociais, rever as estratégias e monitorar os resultados. A Unid pode te assessorar nessa rotina, entendemos que fazer tudo sozinho tira o foco dos seus afazeres, por isso temos uma equipe para te ajudar no planejamento e execução.

 

Dicas extras

Procure tirar dúvidas, pode ser em sites especializados, com caixinhas de perguntas no Instagram, respondendo directs ou comentários.

Monte uma base de clientes, pode ser por meio das redes sociais, ao tirar dúvidas on-line, com cadastro de e-mails para newsletter, assim manterá um contato mais direto com potenciais clientes, essa ação se liga a próxima dica.

Mantenha-se presente na vida dos seus clientes e para isso use as mídias sociais, com conteúdo pode vir ajudá-los, compartilhe notícias e decisões que geram mudanças na vida deles, apresente estudos de casos, de histórias que já atendeu e como a sua atuação ajudou na resolução.

 

São muitas possibilidades e formas de conquistar seu espaço e utilizar o marketing jurídico. Contudo é preciso tomar cuidado com as normas e códigos de ética, para isso elenquei as regras e regulamentos que devem ser respeitados. 

Regras e Regulamentos

As normas que regularizam a publicidade jurídica são distribuídas em três códigos: 

  • Lei Federal nº 8.906, de 4/07/1994 – Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Resolução nº 2 do Conselho Federal, de 19/10/2015 – Código de Ética e Disciplina da OAB e
  • Provimento 205/2021 – Dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia.

As práticas irregulares estão distribuídas nesses artigos, que regulamentam o conteúdo, meio de divulgação e condutas proibidas por parte dos advogados. Como são muitos pontos a serem vistos, vamos elencar as principais, que não devem ser feitas de forma alguma: 

  • Divulgar valores e honorários, estes valores só podem ser ditos presencialmente com o cliente, depois de entender o caso;
  • Fazer consultas gratuitas em sites, isso vai na contramão do código de ética da OAB e prejudica a reputação do profissional.
  • Usar frases persuasivas e de convencimento, como “Ligue agora”, “valores mais acessíveis”, essas frases não devem ser usadas, pois são contra as regras da OAB e além disso é deselegante para a classe jurídica;
  • Anunciar na TV e rádio, não se deve negociar os serviços de marketing jurídico, é crucial para a área, pode ser que ocorra publicidade grosseira e torne a classe desalinhada com seu propósito e 
  • Divulgar os serviços jurídicos em eventos que não sejam da área, pois também fere o código de ética da OAB.

Conteúdos proibidos

  • Caráter persuasivo, ou seja, caráter indutivo, afim de captação de clientela;
  • Indiscretos e que não prezam pela sobriedade;
  • Valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos e reduções de preços;
  • Especialidades para as quais não possui certificado ou especialização;
  • Frases ou expressões persuasivas, de auto engrandecimento ou de comparação;
  • Casos concretos;
  • Decisões ou resultados de qualquer natureza obtidos em procedimentos que patrocina ou que participa de alguma forma;
  • Promessa de resultado;
  • Listas de clientes e demandas;
  • Logomarca e símbolos oficiais da OAB ou outras instituições jurídicas;
  • Dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório (na publicidade ATIVA) e
  • Conteúdos que possam atingir a reputação da classe

Meios proibidos

  • TV, Rádio e cinema;
  • Outdoors, painéis luminosos e semelhantes;
  • Inscrições em muros, veículos, elevadores e outros locais públicos;
  • Mala direta e panfletagem;
  • Anúncios ostensivos em plataformas de vídeos (anúncios que interrompem os vídeos do YouTube) e 
  • Placa de identificação luminosa, como as de farmácia.

Condutas proibidas

  • Induzir a contratação de serviços jurídicos;
  • Estimular o litígio;
  • Divulgar os serviços advocatícios em conjunto com outras atividades, como serviços de contabilidade;
  • Debater em meios de comunicação casos de outros advogados;
  • Comprar seguidores ou likes nas redes sociais;
  • Pagar ou patrocinar a presença em rankings, prêmios ou qualquer tipo de recebimento de honrarias em eventos ou publicações, em qualquer mídia, que vise destacar ou eleger profissionais de destaque;
  • Entregar cartões de visita, brindes ou materiais de divulgação em locais públicos;
  • Ostentar bens, independentemente de sua origem ou esfera, com a intenção de promover-se profissionalmente e 
  • Usar aplicativos que respondem a consultas automaticamente.

 

Se achar que aplicar o marketing jurídico ao seu escritório será muito esgotante, quando somado as suas funções, a Unid pode te auxiliar nesse processo, o que você deve ter em mente é que se você não usar essas ferramentas a seu favor vai ser mais difícil a conquista de clientes, ainda mais se estiver começando agora. Nos chame no WhatsApp para conversarmos melhor e montar um planejamento.

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