Como fazer planejamento de marketing para pequenas empresas?

  • 14 de fevereiro de 2025
  • Por Unidcom
  • 7 min de leitura

Se você iniciou seu próprio negócio há algum tempo e ainda está enfrentando dificuldades para fazê-lo crescer, já deve ter considerado a implementação de um planejamento de marketing no dia a dia, certo?

Não são apenas as grandes organizações que devem se preocupar com campanhas de divulgação da sua marca e produtos. Também é muito importante criar um planejamento de marketing para pequenas empresas, afinal, o desenvolvimento dos negócios depende muitas vezes desse fator.

Ao contrário de algumas décadas atrás, hoje existem métodos e ferramentas avançadas para ajudar você a criar campanhas relevantes para a sua marca.

Confira neste artigo como criar um planejamento eficiente para seu pequeno negócio e fazê-lo crescer ao longo do tempo.

Qual a importância de um planejamento de marketing para pequenas empresas?

O marketing para pequenos negócios também precisa de planejamento. Independentemente do porte, esse direcionamento tem objetivos específicos, um público também específico, concorrentes e tudo mais que as grandes empresas também possuem.

Além disso, o sucesso de qualquer negócio passa por uma estratégia bem definida, e para pequenas empresas, essa premissa é ainda mais crucial. Com recursos limitados e um mercado cada vez mais competitivo, o marketing digital para pequenos negócios se torna um diferencial estratégico para crescer e conquistar clientes.

Qualquer planejamento de marketing funciona como um mapa que orienta todas as ações voltadas para a divulgação, atração e retenção de potenciais clientes. Sem isso, existe o risco de haver desperdício de tempo e recursos em estratégias que não trarão nenhum retorno para você.

Com isso, salientamos que todas as ações e campanhas planejadas devem ser condizentes com a realidade do seu público e as necessidades do seu negócio.

Etapas para criar um planejamento de marketing para pequenas empresas

Agora que entendeu a importância de um planejamento para sua empresa, é hora de conferir o que você precisa considerar na hora de criar a sua estratégia.

Independentemente de você ter uma equipe interna dedicada à área ou se você prefere terceirizar esse tipo de serviço, é crucial seguir os passos que iremos mostrar para garantir o sucesso de todas as etapas.

1º passo: Defina seus objetivos principais

Toda estratégia precisa de um ponto de partida e outro de chegada. Antes de começar a executar ações, é essencial estabelecer quais são os seus principais objetivos com um planejamento de marketing.

Recomendamos que siga o método SMART para saber onde deseja chegar. A sigla SMART é um acrônimo em inglês para S de específicos, M de mensuráveis, A de atingíveis, R de relevantes e T de temporais (ou com prazo definido).

Dessa forma, você define o que será alcançado, identifica os passos necessários para isso, indica quem será o responsável pela meta, define metas realistas e estabelece um prazo para atingir esse objetivo.

2º passo: Estude e conheça seu público-alvo

Uma etapa fundamental para garantir o sucesso do seu planejamento de marketing é entender quem é seu público-alvo.

Quem são seus clientes? Onde eles estão? O que eles buscam? Essas perguntas são fundamentais para construir um planejamento eficaz. Quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais precisas serão suas ações e campanhas.

Além disso, é preciso definir o perfil do consumidor ideal, pois é com ele que a sua empresa precisa falar, mesmo que existam outros consumidores com perfis diferentes. Esse perfil também é conhecido como persona.

A persona nada mais é do que uma representação semifictícia do cliente ideal do seu negócio, com características próprias, interesses, expectativas, hábitos de consumo e desafios particulares. Considere todas essas informações na hora de criar os planos de ação.

3º passo: Analise os seus concorrentes

Observar e estudar o que os concorrentes estão fazendo é uma excelente maneira de identificar oportunidades e evitar erros na sua estratégia. Além disso, por meio dessa análise, é possível fazer correções de rota para garantir o melhor caminho para seu planejamento de marketing.

Dessa forma, analise quais estratégias de marketing eles utilizam, de que forma se comunicam com os clientes, em quais canais eles estão presentes e quais produtos já foram lançados.

Com o aumento da competitividade, é importante adotar uma visão panorâmica do mercado em que está inserido, a fim de obter insights que podem trazer algumas sugestões de melhoria para a sua própria empresa.

4º passo: Escolha o canais de marketing adequados

Na hora de selecionar quais canais e plataformas farão parte de sua estratégia, o segredo é focar naqueles que realmente trazem retorno para sua empresa e alinhar suas ações com os hábitos de consumo do seu público.

Ao fazer isso, você garante que as necessidades da sua persona construída serão atendidas pelo planejamento de marketing.

Dentre algumas opções disponíveis, encontramos:

  • Redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok;
  • E-mail marketing para fidelização de clientes;
  • SEO e Marketing de Conteúdo para atrair tráfego orgânico;
  • Anúncios pagos como Google Ads e Meta Ads.

5º passo: Crie um cronograma de ações

A etapa seguinte é a montagem do cronograma de ações. Com esse recurso, é possível fazer o devido controle da frequência das atualizações e o que será publicado primeiro.

Dessa forma, utilize esse recurso para definir o calendário de posts nas redes sociais, datas de lançamento de campanhas e promoções além do período de análise dos resultados.

Seguindo isso, será possível manter a frequência e a qualidade das ações no decorrer do tempo.

6º passo: Mensure os resultados alcançados

É importante saber que nenhum planejamento de marketing é 100% definitivo. Muitas vezes, adaptações e alterações são necessárias, mas para chegar a esse tipo de conclusão, é preciso analisar os resultados que foram atingidos.

O mercado muda, o comportamento do consumidor evolui e novas oportunidades surgem. Por isso, é essencial monitorar frequentemente os resultados e fazer ajustes conforme necessário.

Para isso, você pode utilizar ferramentas como Google Analytics, Insights e RD Station, analisando métricas como ROI, taxa de conversão, custo por clique e muito mais.

Na Unid, você encontra soluções para seu planejamento de marketing

O planejamento de marketing é um recurso essencial para o crescimento de pequenas empresas, pois permite que negócios com recursos limitados se posicionem de forma estratégica.

Aplique já todos os conhecimentos que adquiriu neste artigo para o planejamento deste ano, e veja seu negócio no caminho certo para crescer de forma consistente e sustentável.

E saiba que na Unid você encontra um time de especialistas para orientar e criar as melhores estratégias personalizadas para sua empresa. Trabalhamos com diversas ferramentas avançadas e com metodologias que trarão ótimos resultados.

Aproveite para utilizar nosso Diagnóstico de Marketing Digital, pois com esse recurso você terá um entendimento melhor do que pode ser melhorado nesta área.

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