Como criar um bom script de vendas para Whatsapp

  • 28 de fevereiro de 2025
  • Por Unidcom
  • 7 min de leitura

Realizar boas vendas e fidelizar os clientes é uma tarefa desafiadora para qualquer negócio, e isso fica mais acentuado quando falamos de pequenas empresas e empreendimentos recentes. Mas se existe uma ferramenta capaz de ajudar nesse processo é o script de vendas, que você já deve ter ouvido por aí.

O script de vendas é um documento que guia a equipe comercial em todo o processo, desde a primeira abordagem até o pós-venda. Com ele, é possível garantir uma boa comunicação e gerar gatilhos para atrair o público-alvo.

Neste artigo, vamos focar na construção de um bom script de vendas para Whatsapp, um recurso que já faz parte do dia a dia de muitas empresas e que pode te ajudar a concretizar vários negócios.

Pronto? Então, confira todos os detalhes a seguir!

Qual é a importância de um script de vendas?

O script de vendas é um guia detalhado para seu time comercial usar durante os processos de negociação. Como há diversos meios de contato com o cliente, como telefone, e-mail e aplicativos, é necessário elaborar um roteiro para cada forma de abordagem.

Com o objetivo principal de fechar negócio, esse roteiro precisa ser focado em técnicas de venda efetivas, com alguns pontos importantes e cruciais a serem abordados durante a negociação.

Esse documento pode ser feito no formato que mais se adequar à equipe e precisa incluir alguns pontos para orientar os representantes de vendas no modo de lidar com um potencial cliente.

Além disso, saiba que ter um script de vendas não significa que suas conversas serão engessadas ou robotizadas, ao contrário de muitos mitos por aí, mas sim que você terá um guia estratégico para conduzir o cliente da abordagem inicial até o fechamento da venda.

É importante lembrar que cada vendedor tem suas próprias preferências e características comportamentais no momento da conversa com o público, logo, esse documento deve servir como base, sem limitar a criatividade do seu vendedor.

Outros benefícios que podemos elencar, são:

  • Economia de tempo: ter respostas e abordagens pré-definidas acelera o atendimento, permitindo que a equipe lide com mais clientes ao mesmo tempo;
  • Aumento da conversão: um script de vendas ideal conduz o cliente naturalmente ao fechamento, reduzindo objeções e aumentando as chances de sucesso;
  • Melhoria no atendimento: um atendimento organizado e eficiente gera uma experiência positiva ao cliente, aumentando a satisfação e a chance de fidelização.

Como criar um script de vendas para Whatsapp?

Depois que você entendeu a importância de ter um script de vendas, é hora de criar o seu, dessa vez voltado para o Whatsapp.

Não é novidade dizer que o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para vendas, permitindo uma comunicação direta, rápida e personalizada com os clientes.

A seguir, vamos explorar os passos da criação de um script de vendas para WhatsApp e como aplicá-lo para maximizar seus resultados.

1. Abertura e primeira abordagem ao cliente

A primeira impressão de um script de vendas é crucial. Seu objetivo é captar a atenção do cliente de primeira e iniciar uma conversa sem parecer invasivo.

Para isso, é importante usar o nome do cliente para tornar a mensagem mais pessoal, ser educado, direto e explicar brevemente o motivo do seu contato.

Segue um exemplo de abordagem:

“Olá, (nome)! Tudo bem? Eu me chamo (seu nome) e faço parte da equipe da (nome da empresa). Vi que você demonstrou interesse em nosso (produto/serviço) e queria entender como podemos te ajudar. Podemos conversar um pouco?”

Esse tipo de abordagem abre espaço para o diálogo sem parecer uma mensagem automática e robotizada.

2. Identificação das necessidades do cliente

Antes de oferecer qualquer solução, você deve entender o que o cliente realmente deseja e precisa em um script de vendas. Portanto, faça perguntas estratégicas para identificar suas dores e anseios.

Confira esse exemplo de abordagem:

“(Nome), o que fez você procurar nosso (produto/serviço)? Além disso, pode nos dizer também quais desafios você tem enfrentado e qual solução você acredita ser a mais ideal?”

Ao ter todas as respostas, você conseguirá personalizar sua abordagem e oferecer exatamente o que o cliente necessita.

3. Apresentando sua solução para o problema

Agora que você já sabe o que seu cliente busca e precisa, é hora de apresentar seu produto ou serviço como a melhor solução para o problema enfrentado.

Para isso, você deve focar nos benefícios, utilizar gatilhos mentais e demonstrar com seu produto encaixa perfeitamente na necessidade do cliente.

Você pode fazer isso dessa forma:

“Entendi, (nome)! Baseado no que você me contou, nossa solução pode te ajudar de forma prática e eficiente. Muitos outros clientes que tinham essa mesma dificuldade optaram pelo (produto/serviço) e conseguiram resolver seu problema de maneira satisfatória. Quer conhecer mais detalhes?”

Seguindo essa linha, você apresentará sua solução sem parecer invasivo ou desesperado para que o cliente faça a compra.

4. Concretização e fechamento da venda

Após o cliente ter tirado todas as dúvidas e demonstrado interesse na sua solução, é hora de fechar negócio com seu script de vendas.

Para isso, você deve fazer perguntas que levem à ação, oferecer benefícios adicionais, como descontos, e deixar claro os próximos passos.

Segue um exemplo de como abordar isso:

Que bom que gostou do nosso produto, (nome)! Para garantir sua compra, basta me enviar seu e-mail para encaminharmos o link de pagamento. Além disso, temos um desconto especial de 20% para quem fecha hoje! O que acha?”

Ao fazer isso, você incentiva a decisão imediata sem parecer insistente.

5. Pós-venda e fidelização do cliente

O relacionamento com o cliente não termina após fechamento do negócio. Um bom script de vendas também inclui um acompanhamento pós-venda para fidelização.

Para isso, você pode enviar uma mensagem perguntando se o cliente está satisfeito com o produto/serviço, oferecer suporte em caso de dúvidas e manter contato por meio de newsletters e conteúdos direcionados.

Um exemplo seria esse:

“Olá, (nome)! Como foi sua experiência com nosso produto/serviço? Se precisar de qualquer suporte, estamos aqui para ajudar. Ah, e saiba que temos conteúdos com dicas exclusivas e promoções, posso te encaminhar?”

Baixe nosso guia definitivo de script de vendas!

Agora que você já tem um script de vendas para Whatsapp estruturado, é hora de se certificar de que seu time comercial conheça o documento e saiba utilizá-lo por meio de treinamentos.

Além disso, é importante acompanhar certas métricas como taxa de resposta, conversões e tempo médio de fechamento para ajustar o script de vendas conforme necessário.

Lembre-se que esse documento será seu guia e que ele não precisa ser inflexível, adaptando a linguagem e a abordagem conforme cada cliente.

Se você ainda tiver dúvidas e deseja ter um conhecimento mais detalhado de como criar o seu script, é só baixar nosso guia definitivo aqui.

Com esse e-book, você terá acesso a muitas outras informações que não foram colocadas aqui e terá a chance de conferir as melhores dicas para ter um script de vendas eficaz!

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