Como saber se uma agência de marketing é a ideal para minha empresa?

  • 7 de abril de 2025
  • Por Sandra
  • 17 min de leitura

Estudos do Content Marketing Institute mostram que empresas que investem em agências de marketing tem 6 vezes mais chances de crescer o ROI (retorno sobre investimento). Isso se compararmos com marcas que não fazem isso. 80% de pequenos negócios também percebem um aumento significativo no tráfego de sites após investir em marketing. 

Sendo assim, investir em empresas de marketing para crescer nas estratégias da sua marca é fundamental. Não apenas para aumento de receita, mas também para ampliar a base de clientes e fortalecer a competitividade no mercado. Mas como escolher a melhor agência de marketing digital para a sua empresa?

Um mercado cada vez mais amplo e com inúmeras possibilidades de crescimento, se torna desafiador quando o assunto é encontrar um parceiro comercial a altura. Presença digital é fundamental para alavancar os negócios da sua empresa. Por isso, é importante conhecer bem aqueles que somarão nesta jornada. Desde posicionamento de marca até construção em canais sociais, contar com uma boa agência de marketing é imprescindível para escalonar os resultados desejados.

O setor segue aquecido no Brasil. Em 2025 estima-se que 52% das empresas aumentem o investimento em marketing. Neste cenário, contar com uma boa agência de marketing garante investimentos mais assertivos e focados na geração de resultados. Continue lendo e saiba como encontrar a melhor agência de marketing para a sua empresa. 

11 pontos para considerar antes de escolher a agência de marketing ideal para sua empresa

agência de marketing

Defina seus objetivos de marketing

O primeiro passo para escolher uma empresa de marketing ideal é definir seus objetivos. Liste de forma concisamente o que você espera da agência em relação a sua empresa. Marketing é um mercado amplo, com várias frentes, e caso não tiver um foco claro que deseja alcançar, a chance de assertividade cai pela metade. Afinal, se não temos muito bem definido aquilo que queremos, arriscamos perder tempo e esgotar investimentos de maneira desnecessária. Então, avalie o momento da sua empresa e leve em conta:

Onde pretendo estar com a empresa daqui 5 anos?

Ter clareza de um plano de ação em curto, médio e longo prazo te ajuda a manter o foco de crescimento. Além de contribuir para as melhores escolhas nas tomadas de decisão ao longo do percurso. 

Atualmente minha maior dificuldade é alcançar novas pessoas ou aumentar a receita?

Entenda exatamente quais as faltas que atrapalham a sua empresa hoje. Assim, se torna mais fácil encontrar exatamente o que procura, sem perder tempo com estratégias irrelevantes.

De que forma eu espero que a agência consiga me ajudar?

Entender o momento em que a sua empresa se encontra também ajuda a traçar e alinhar expectativas sobre a agência. Assim, você garante a forma com que eles podem ajudar e até onde você quer contar com eles.

O que os meus concorrentes estão fazendo?

Um passo importante também é analisar o mercado e como anda o investimento em marketing. Entender o que a concorrência tem priorizado pode ajudar a encontrar gargalos de oportunidade para se destacar. 

Esses são alguns dos pontos que devem ser lembrados antes de estabelecer uma parceria. Aproveite para trazer visibilidade deste cenário para que a agência consiga oferecer um planejamento personalizado.

Entenda qual tipo de agência de marketing atende suas necessidades 

Como comentamos, o marketing é uma grande área com diversas especializações. Por isso, é fundamental que a agência esteja de acordo com o momento da empresa. Um exemplo: se você está buscando aumento de vendas, o melhor caminho é encontrar uma empresa de marketing especializada em tráfego pago. Assim, com estratégias bem delimitadas e anúncios segmentados as conversões tendem a alavancar. 

Mas se você busca qualificar clientes, ser autoridade de mercado e aumentar credibilidade, invista em uma agência de conteúdo. Neste caso, a recorrência de conteúdos relevantes e que valorizem a sua marca enquanto especialista de nicho, são fundamentais. Conheça mais sobre o trabalho da Unidcom aqui.   

Perguntas-chave para entender qual tipo de agência é ideal

  • Costumam perguntar detalhadamente sobre o nicho da sua empresa, ou costumam oferecer estratégias generalistas com pouca compatibilidade com o seu mercado?
  • A agência escolhida tem experiência comprovada nos serviços que você busca? SEO, Trafego pago, social media, campanhas etc? Se sim, contam com portfólio disponível para avaliação?
  • Pergunte se é possível conhecer métricas e resultados obtidos em outras entregas, avaliar relatórios e KPIs utilizados para medir os resultados;
  • A agência está interessada em te incluir nos processos de planejamento estratégico para entender mais a fundo os seus desafios de mercado? 

Busque cases e resultados concretos

Antes de fechar qualquer contrato, certifique-se dos resultados e cases de sucesso da agência. Busque entender mais sobre os desafios que já enfrentaram e como ajudaram outros clientes a resolver, analise números e estratégias. 

Este é um passo importante para entender se a agência estará apta a atingir as expectativas e necessidades traçadas. Se necessário, fale com clientes antigos e busque referências, conheça pontos fortes e fracos da empresa dentro do marketing. 

Confira AQUI alguns cases de sucesso e marcas que confiam no trabalho da Unidcom.

Avalie o método de trabalho da agência

Cada empresa tem seu método e estilo de trabalho, com agências de marketing digital não é diferente. Avalie se o método da empresa que você procura está alinhado com o da sua marca. Entenda o fluxo e analise se está dentro do que você acredita/espera de um parceiro comercial. 

Para isso, vale entender qual o perfil dos profissionais atuantes na equipe, experiências profissionais etc. Além de detalhes mais técnicos como quais ferramentas são utilizadas no dia a dia. Quais os pontos de melhoria, entre outros. 

Outro ponto importante para avaliar é o nível de identificação com a cultura, missão e valores da agência. Isso vai desde o modelo de trabalho adotado, até a visão de mercado e crescimento. Se associar com empresas que pensam parecido fortalece ainda mais a linha de crescimento esperada. 

Analise a transparência em fluxos e relacionamento

Fluxos organizados e um bom relacionamento entre agência e cliente são pilares estruturais na busca de resultados assertivos. Entenda como a agência enxerga esses pontos e avalie a disponibilidade de personalizar o próprio fluxo entre vocês. Assim, podem criar juntos um processo que faça sentido, desde a solicitação de demanda até aprovações e revisões de andamento no dia a dia. 

A falta de processos bem definidos pode gerar entregas abaixo do esperado e até afetar a lucratividade da empresa. Por isso, é imprescindível uma gestão adequada do começo ao fim, nas duas pontas desta equação. 

Avalie a capacidade de personalização de estratégias

Cada nicho de mercado tem suas especificações, contar com flexibilidade e inovação é importante. Isso engloba também a possibilidade de personalizar estratégias. Portanto, encontrar uma agência de marketing aberta a isso precisa ser uma prioridade do seu time.

Com quais mercados a agência já trabalhou

Conheça o tipo de mercado dos clientes que a agência costuma atender. Principalmente caso a sua empresa seja de um nicho pouco explorado dentro do marketing. Busque semelhanças entre os seus desafios e os que a agência já enfrentou num passado. 

Quais as marcas que confiam em suas estratégias

Avalie se marcas já conhecidas por você ou até mesmo concorrentes passaram pela cartela de clientes da agência. O marketing é uma área dinâmica e com alta rotatividade. Tudo muda a todo momento, é preciso estar sempre por dentro para melhorar investimentos e parcerias. 

Como a agência lida com novos padrões de trabalho

Já que falamos de personalização, a agência precisa ter um olhar aberto a mudanças. Entenda o quão dispostos estão de criar diferentes padrões de trabalho e fluxos de organização para atender suas necessidades. Aqui, é importante tomar decisões conjuntas entre agência de marketing e cliente. 

Entenda como funciona o suporte ao cliente

Outra parte fundamental no dia a dia é o suporte ao cliente. Afinal, imprevistos acontecem e, quando ocorrem, precisam ser solucionados com agilidade. Neste cenário, avalie a forma com que a agência prioriza o relacionamento com seus clientes. 

Alguns pontos para levar em consideração neste caso:

Existe algum canal de comunicação facilitada? 

Criar grupos de WhatsApp com os pontos de contato que a agência disponibiliza pode ser uma boa opção. Certifique-se de que há um responsável pela sua empresa dentro da agência, uma pessoa com quem você possa falar diretamente todos os dias. Um agente de atendimento, por exemplo. Isso aproxima a comunicação e facilita na resolução de demandas do dia a dia. 

Qual a agilidade no tempo de resposta? É uma comunicação que funciona de forma rápida?

Avalie também qual o tempo de resposta da agência, se é possível resolver problemas de forma rápida ou se é preciso esperar dias e semanas. Pensando em uma rotina agilizada, é fundamental contar com resoluções rápidas e eficientes. 

Você pode contar com profissionais que possuem uma postura resolutiva? 

Garanta que o agente de atendimento responsável pela sua empresa seja um profissional resolutivo e desenvolto. Assim é possível concluir demandas de forma mais assertiva e rápida, sem travar os fluxos dependendo de terceiros como gestores e/ou superiores para pequenas decisões de rotina. 

Quando terceirizamos um serviço de marketing, é essencial ter com quem contar especialmente em momentos imprevisíveis. Busque profissionais capazes de resolver problemas de forma rápida e organizada. 

Investigue o nível de comprometimento da agência de marketing

Mais que bons fluxos e um suporte de excelência, uma agência de marketing digital precisa de comprometimento. Por isso, é importante avaliar o nível de responsabilidade a partir de critérios como:

Constante atualização

O mercado muda todos os dias, é preciso se manter constantemente atualizado. Estudar novos conceitos, buscar diferentes especializações e aprendizados. Isso vale tanto para a agência quanto para seus colaboradores.

Nível de competitividade ante ao mercado

Como a agência que você procura se enquadra diante do mercado? Possui resultados e expertise competitivas? Entender isso te ajuda a avaliar se está seguindo com a escolha certa. Afinal, uma boa agência de marketing também precisa se destacar dentro do nicho em que ela atua e ser reconhecida por isso. 

Conhecimento do seu negócio

Assim como o marketing tem suas especificações, o nicho de mercado da sua empresa também. A agência ideal que você procura também precisa entender isso. E não apenas, mas também estudar a fundo o seu negócio. Conhecer os desafios de crescimento, avaliar oportunidades a partir da concorrência e outros. Além de estar sempre um passo à frente quando o assunto é inovação e estudos atualizados. 

Compromisso a longo prazo

Crescimento se alimenta todos os dias. A agência de marketing digital ideal precisa olhar para o longo prazo também. Criar planejamentos e planos de ações que contemplem resultados duradouros. Assim fica mais fácil prever investimentos e alinhar expectativas sobre resultados. 

Proatividade e inovação

Fazer diferente envolve inovar. Por isso, uma empresa de marketing que seja proativa e comprometida com novas ideias é imprescindível. Criatividade para resolver problemas e um olhar fora da caixa para encontrar novas oportunidades são características que precisam ser valorizadas. Uma equipe com profissionais maduros e desenvoltos também é importante. 

Tenha clareza sobre o ROI

O que é ROI?

No marketing, o ROI (Retorno sobre investimento) se trata de uma métrica que é fundamental para avaliar eficácia do marketing. Explicando de uma forma simples, é o ROI que vai te ajudar a entender se o investimento em marketing tem trazido lucro ou resultados positivos para a sua empresa. 

Para calcular o ROI é simples, basta seguir a seguinte fórmula: 

Lucro líquido: é todo o ganho financeiro que a sua campanha de marketing trouxe. Sendo assim, a receita que foi gerada a partir das ações de marketing após subtrair o valor dos custos envolvidos para executá-las. 

Investimento: valor total gasto com marketing, desde o valor pago para a agência até custos com anúncios. 

Por que o ROI é importante ao trabalhar com agências de marketing?

Avaliar a eficácia das campanhas, assim fica fácil entender se o marketing está indo pelo caminho certo. Quando o ROI é alto significa que o investimento está gerando bons lucros.

Ajudar na justificativa de investimento. Uma vez que o ROI é quantitativo, pode ajudar a explicar novos investimentos em marketing e ampliar a ação da empresa na área. 

Contribui para otimização de recursos. Através do cálculo de ROI é possível avaliar se o nível de investimento tem ou não trazido retorno e, com isso, otimizar custos e/ou melhorar as estratégias de investimento, evitando o gasto de recursos desnecessário. 

Desafios e soluções na hora de calcular o ROI

Dificuldade em medir o lucro líquido, para um cálculo de ROI efetivo, é preciso ter clareza do lucro líquido direto e indireto. O desafio é identificar todos os custos envolvidos para que o cálculo líquido seja mais assertivo. 

Solução: um sistema financeiro bem estruturado e que ofereça uma visão detalhada de todos os custos envolvidos em marketing. 

Fatores externos e variáveis. Mudanças econômicas, sazonalidade, comportamento do consumidor etc. Esses são fatores que podem impactar os resultados do marketing. O desafio é conseguir avaliar os resultados das ações a partir dos impactos externos gerados. 

Solução: analisar dados históricos dos mesmo períodos de tempo e tendências de mercado para justificar aumentos e quedas de resultado. 

Falta de dados confiáveis. Se a sua empresa não conta com sistemas eficazes de coleta e análise de dados isso pode dificultar o cálculo de ROI e impactar na medida. 

Pense na solução: investir em ferramentas de automação que centralizem dados em um único lugar para facilitar a avaliação e compreensão dos mesmos.

Mensurar objetivos intangíveis. Muitas vezes, alguns projetos podem não ser facilmente quantificáveis. Especialmente aqueles que envolvem branding ou satisfação do cliente.

Solução: Use indicadores qualitativos como pesquisas de satisfação, aumento de brand awareness, ou até estimativas de valor de longo prazo. 

Faça teste e projeto-piloto 

Por fim, mas não menos importante, faça testes e projetos-piloto com a agência de marketing escolhida. Acorde um período de teste no qual você conseguirá acompanhar, na prática, se as entregas estão dentro do que a sua empresa procura. 

Defina os objetivos do projeto-piloto

Defina um objetivo claro para o projeto-piloto. Por exemplo: precisamos ampliar a base de clientes em X% em 3 meses. Com isso, vale entender os canais que serão ativados, redes sociais, ações de conteúdo, CRM etc. Nessa etapa é importante estabelecer um prazo final, geralmente, de três meses. Assim é possível mensurar os resultados de forma mais assertiva.

Delimite o escopo

Após definir o objetivo, delimite o escopo que a agência deverá executar. Estratégias de CRM, planejamento e criação de conteúdo para redes sociais, roteirização de vídeos curtos etc. Nesta etapa é importante brifar a agência com todos os tópicos que a sua empresa deseja tratar durante o projeto-piloto. Assuntos que merecem mais destaque e/ou não precisam ser abordados. Essa definição é importante para criar um planejamento estratégico alinhado com o objetivo macro do projeto.

Estabeleça o orçamento disponível

Para que a agência consiga trabalhar com mais autonomia e busque as melhores soluções para a entrega, é importante ter visibilidade de verba. Por isso, desde o início estabeleça qual será o orçamento disponível para a execução do projeto. O valor pode sofrer alterações durante o período de execução, mas é importante manter todos atualizados para não prejudicar a execução de outras etapas. 

Escolha quais serão as métricas de sucesso 

Quais métricas você levará em consideração para validar o projeto? Crescimento de seguidores no Instagram? Número de inscritos em uma newsletter? Aumento na base de leads para disparo de e-mails? Defina quais serão os dados que te ajudarão a ver se o projeto foi vantajoso ou não. Nessa etapa, conte com a expertise da agência de marketing para definir métricas mais assertivas. 

Defina um cronograma claro

Pensando em um projeto-piloto de 3 meses, é fundamental estabelecer um cronograma claro. Com datas de execução, entregas e veiculações. Afinal, quando falamos em marketing digital, ter constância é essencial para bons resultados. Conte com a agência e ferramentas de gestão de tarefas que podem facilitar esse processo.

Crie um fluxo assertivo de comunicação e feedback 

Por fim mas não menos importante, estabeleça um fluxo de comunicação e feedback. Durante o período de teste é fundamental que você possa sugerir ajustes, abrir discussões para repensar estratégias e até mandar sugestões de diferentes abordagens. Por isso, tenha um canal rápido e eficaz de comunicação com a agência.

Conheça a equipe que cuidará da sua marca na agência de marketing 

Uma agência de marketing de médio e grande porte conta com uma equipe multidisciplinar por trás de cada projeto. Busque conhecer os profissionais que serão responsáveis pela sua marca. Marque reuniões a fim de trocar conhecimentos profissionais e, principalmente, avaliar se existe identificação de cultura e olhar de mercado. Ter sintonia com os profissionais que tocarão seu posicionamento digital é fundamental.

Ouça contatos de referência

Entre em contato com profissionais que já trabalharam com a equipe, busque entender pontos de atenção e pontos positivos. Converse também com os profissionais para entender mais sobre suas trajetórias de mercado e experiências na área. 

Conheça outros trabalhos

Peça portfólios e/ou outros trabalhos que realizaram ao longo da experiência profissional, seja com a agência ou em outras empresas. Assim, você consegue ver mais afundo o know-how que possuem dentro da área de marketing. 

Busque comparativos de mercado

Portanto, pesquise outros profissionais e agências do mercado para ter uma base comparativa. Busque saber sobre as entregas, carteira de clientes e resultados de diferentes agências de marketing do mercado. Dessa forma, com mais opções, é possível fazer a escolha mais assertiva. 

A Unidcom é especialista em comunicação e marketing há anos. Com uma cartela vasta de clientes que confiam em nossas estratégias e resultados. Somos reconhecidos por ideias inovadoras e planejamento estratégico assertivo para canais digitais. 

Já atendemos múltiplos segmentos, entre B2B e B2C com conteúdo rico, SEO, CRM, Social Media, tráfego pago e mais. Conte com a Unidcom para iniciar uma nova fase da sua empresa no marketing digital. 

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