Relatórios de marketing: como a agência ideal demonstra resultados por meio deles

  • 19 de setembro de 2025
  • Por Unidcom
  • 6 min de leitura

Ao procurar uma agência de marketing para seu negócio, existem alguns fatores que mostram se ela é a ideal ou não. Um deles é a entrega de relatórios de marketing superficiais ou robustos, mostrando se a equipe que você contratou realmente tem qualificação para o trabalho.

É importante ressaltar que relatórios de marketing são como radiografias do desempenho de uma estratégia digital. O problema é que muitas agências insistem em entregar relatórios de marketing superficiais, mostrando prints de curtidas, gráficos de alcance e tabelas de seguidores conquistados no mês.

De início, alguns números até podem ser animadores, mas uma reflexão mais profunda evidencia que essas métricas de vaidade não são suficientes para mostrar se o seu negócio está no caminho certo.

Neste artigo, você vai entender quais as diferenças entre bons relatórios de marketing e relatórios que não se mostram capazes de evidenciar uma análise profunda do seu negócio.

Além disso, entenda como esse tipo de documento pode demonstrar bons resultados e boas entregas de uma agência de marketing.

Relatórios de marketing como ferramenta de demonstração de resultados – ou a falta deles

Você já deve ter presenciado alguns relatórios de marketing que mostram aumento no número de impressões e crescimento na quantidade de seguidores das redes sociais. Isso é bonito no papel, mas vazio em resultado real.

Se por acaso o relatório terminar por aí, o máximo que ele mostra são as famosas métricas de vaidade. O que não fica claro para ninguém é quanto isso gerou em vendas e qual foi o retorno para o investimento feito, por exemplo.

Métricas de vaidade são números que soam impressionantes, mas não ajudam na tomada de decisão. Curtidas, comentários, seguidores, impressões — todos esses indicadores têm seu papel, mas não podem ser o centro de um relatório. Eles mostram engajamento superficial, não resultados de estratégias de negócio.

Agora, relatórios de marketing estratégicos vão além do superficial. Eles conectam o esforço de marketing ao resultado da empresa. São estruturados para responder a perguntas fundamentais, como:

  • Quanto custou criar determinada campanha?

  • O investimento em mídia está trazendo lucro ou prejuízo?

  • Qual valor o cliente que conquistamos hoje pode ter ao longo do tempo?

  • Em que ponto do funil estamos perdendo oportunidades?

As respostas para essas perguntas não aparecem por meio de curtidas e compartilhamentos, mas sim da análise de métricas que impactam diretamente sua empresa.

Quais são as métricas que realmente importam em relatórios de marketing?

A agência de marketing ideal para seu negócio nunca vai trabalhar no escuro. Ela se apoia em dados que traduzem o impacto financeiro e estratégico das ações.

Veja a seguir algumas métricas que diferenciam relatórios sérios de relatórios de vaidade.

1. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC mostra quanto sua empresa gasta, em média, para conquistar um novo cliente. Esse indicador representa a soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. Por exemplo, se você investe R$ 10 mil em campanhas e traz 100 novos clientes, seu CAC é de R$ 100. Essa métrica é essencial pois permite entender se o custo de adquirir clientes está saudável em relação ao lucro que eles geram.

2. LTV (Lifetime Value)

Basicamente, o LTV, outra importante métrica de relatórios de marketing, mostra quanto cada cliente deixa na empresa ao longo do relacionamento. Em outras palavras, o LTV projeta a receita que um cliente pode gerar para a empresa durante todo o seu ciclo de vida (enquanto continuar comprando e interagindo com você). Se o LTV for maior que o CAC, por exemplo, você está no caminho certo. Caso contrário, é um sinal de alerta.

3. ROAS (Return on Advertising Spend)

Traduzido como Retorno sobre o Investimento em Anúncios, o ROAS revela se a verba aplicada em mídia está dando retorno. Nesse sentido, um ROAS baixo requer que você analise a eficácia de seus anúncios, enquanto um ROAS alto indica boas oportunidades para investir e gerar mais negócios. Por exemplo: se você investe R$ 5 mil em tráfego pago e gera R$ 20 mil em vendas, o ROAS é de 4x. Esse número é decisivo para avaliar se vale a pena manter ou ajustar sua campanha.

4. ROI (Return on Investment)

Outra métrica importante presente em bons relatórios de marketing é o ROI, que mede o retorno global sobre o investimento na área, considerando todas as despesas e ganhos. Com isso, ele representa a relação entre os ganhos financeiros obtidos e os custos associados aos investimentos realizados. Ele é um dos indicadores mais importantes porque traduz, em porcentagem, se o que você investiu trouxe mais dinheiro do que gastou.

5. Funil de vendas

O funil de vendas mostra a jornada completa do cliente: quantos deles foram impactados, quantos interagiram, quantos viraram leads, quantos se tornaram oportunidades e, finalmente, quantos compraram. Esse mapeamento permite identificar gargalos e pontos de melhoria no seu fluxo.

O papel de uma boa agência de marketing e como encontrar uma

A agência que realmente entrega valor não mascara números. Ao criar relatórios de marketing, ela não tenta impressionar com gráficos chamativos de curtidas, mas traduz dados em retorno concreto para o negócio.

Ela entende que o empresário não investe em marketing para ganhar likes — e sim para crescer, vender mais e construir resultados sustentáveis.

Com isso, uma boa agência de marketing sempre define objetivos claros antes de iniciar campanhas e transforma métricas em ações práticas, indicando próximos passos para otimização.

No fim das contas, os relatórios de marketing não devem focar em métricas de vaidade, mas sim na realidade. Curtidas, seguidores e impressões têm o seu valor, mas não sustentam uma estratégia a longo prazo.

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