Contar história é uma maneira poderosa de se conectar com as pessoas e grandes marcas já entenderam que esse é o novo caminho da publicidade.
Uma boa estratégia de Storytelling é sobre pessoas e não sobre produtos, diferentemente de uma peça de publicidade que força o indivíduo a adquirir um produto ou serviço, as histórias inspiram e emocionam, formando uma conexão instantânea do potencial cliente com a marca.
Se você ainda não sabe como contar a história da sua marca, ou ainda não entendeu como sua marca pode utilizar essa ferramenta ao seu favor, inspire-se com esses cinco casos de sucesso!
Itaú – Busca do filho | Leia para uma criança
Nessa campanha o banco Itaú conta a história do Thompson, um menino que cresceu em situação de pobreza, mas, sua mãe Rosângela, uma catadora de recicláveis, sempre recolhia os livros que encontrava durante o dia. Ela lia para o filho, que cresceu e se formou em uma instituição de ensino renomada nos Estados Unidos.
A campanha reforça a mensagem de que quando você lê para uma criança, ela pode buscar o futuro que quiser.
Essa história comoveu os espectadores e conectou a marca com seu propósito.
Veja a história completa: https://youtu.be/By6CfVDPLwY
Coca-Cola | Regras da Casa
A Coca-Cola usa a técnica de storytelling com maestria. Já não é de hoje que ela deixou de vender refrigerantes e passou a vender “felicidade”. Essa estratégia de branding da marca está totalmente conectada as histórias que ela conta.
As campanhas são sempre histórias conhecidas dos telespectadores, como almoços de domingo, encontros com os amigos, etc.
Veja uma das campanhas da marca: https://youtu.be/VgP3ciARQaQ
Volkswagen – Despedida da Kombi
Após 56 anos, a Kombi, fabricada pela Volkswagen, saiu de linha. Em homenagem aos fãs do modelo, a marca criou uma campanha onde a própria Kombi narra os momentos que viveu ao lado de seus proprietários.
Uma campanha emocionante que mostrou a empatia da Volks para com seus clientes, que lamentaram o fim da produção do veículo.
Veja a história da Kombi: https://youtu.be/eqX-bIFoPCw
O Boticário – Acredite na Beleza: A Linda Ex
O Boticário já entendeu, há muito tempo, que contar histórias é o que realmente a conecta ao seu público. Em uma campanha, ela conta histórias reais de casais em processo de divórcio. Durante a peça, depoimentos do casal são transmitidos e nesse momento seu público se identifica com a mesma realidade das participantes da campanha.
A mensagem da marca para as mulheres é:
“Tudo pode acabar, menos sua autoconfiança”.
Essa campanha teve muito impacto e reforçou a empatia da marca com a realidade das suas consumidoras.
Veja a campanha completa: https://youtu.be/r0vDe_Qq12Q
Dove Retratos da Real Beleza | Versão Estendida
A Dove é uma marca de produtos de higiene e beleza. Em uma de suas campanhas, ela decidiu fazer um experimento social onde mulheres de diversas idades e etnias pudessem se auto descrever. Ao final, notou-se que as participantes da campanha citavam pontos negativos da sua aparência, como rugas, pintas, manchas e cicatrizes, mas quando essas mesmas mulheres descrevem as outras participantes, elas descreviam mulheres bonitas e normais.
Dove enfatiza com essa campanha que as mulheres podem ter percepções muito duras de si mesmas. Por fim, a frase que fica é:
“Você é mais bonita do que pensa”
Você já pode imaginar o quanto de empatia que esse comercial causou?
Veja a campanha completa: https://youtu.be/Il0nz0LHbcM
Uma ferramenta emocional
Notou como as histórias não são sobre produtos ou sobre a marcas?
Essa é a essência do Storytelling, conectar por propósitos, por empatia!
Quando utilizamos essa estratégia, tocamos no emocional das pessoas. Dessa forma, a associação que o consumidor faz da marca será com o sentimento que ela proporcionou.
Uma marca que utiliza história em sua estratégia de marketing, cativa o consumidor por entender o mundo que ele vive. Ela se conecta com a vida de seus clientes e não existe melhor maneira de persuasão que essa!
Já usa Storytelling para se conectar com seu público?
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