Google Trends: sobre o quê as pessoas estão falando?

Você precisa só de cinco minutos para ler esse texto e descobrir como Google Trends pode ser um grande aliado do seu negócio!

Como empresário, você provavelmente já tentou descobrir o que seu público-alvo está pensando ou qual assunto está na “boca do povo” atualmente. Afinal, se manter conectado às novidades que surgem ao redor do mundo pode ser um desafio na era da tecnologia! No entanto, existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar a dialogar de igual para igual com seu consumidor. Uma delas é o Google Trends!

Conheça o Trends!

Trends, traduzido para o português, nada mais é do que tendência. Logo, essa ferramenta do Google trata sobre as maiores tendências ao redor do mundo. Isto é, o Google Trends é uma base de dado gigantesca criada pelo maior buscador do mundo, o Google, com a finalidade de mostrar os temas que mais estão sendo pesquisados atualmente.

O tempo dos dados exibidos é você quem decide. Ou seja, você seleciona se quer saber as tendências dentro de 30 dias, dentro de um ano e por aí vai.

Em primeiro lugar, você escolhe uma palavra-chave, digita no buscador e ele irá mostrar com que frequência ela foi pesquisada no tempo selecionado. Em seguida, a ferramenta exibe um gráfico onde o eixo horizontal simboliza o tempo e o eixo vertical o número de vezes que a palavra-chave foi pesquisada.

Além disso, você consegue refinar sua pesquisa com base no país, na categoria e no tipo de busca (por imagens, notícias, se feita no YouTube e por aí vai).

E como usar a favor do seu negócio?

Nesse ponto, você deve estar se perguntando como o Google Trends pode te ajudar com seu negócio. Na verdade, a ferramenta pode ser muito assertiva e deve ser considerada na sua estratégia de marketing. Ela é extremamente útil para:

  1. Literalmente, encontrar tendências. Com o Trends, você consegue observar o que está sendo pesquisado e o que não está em relação ao seu negócio. Portanto, isso influência no seu marketing e na estratégia que você adota para o mercado.
  2. Comparação de termos. O Google Trends é muito útil e deve ser considerado na hora de definir os termos de busca e as palavras-chave das suas campanhas no AdWords, por exemplo. Além disso, você pode utilizá-lo para comparar sinônimos e descobrir qual deles está sendo mais usado.
  3. Definição de conteúdo. É muito importante usar o Google Trends para definir quais os conteúdos estarão presentes na sua estratégia mensal  – ou até na anual. Como dito, ele te ajuda a entender o que exatamente seu público está consumindo e, assim, sua empresa se comunica com mais precisão!

Cada vez mais, o Google moderniza suas plataformas para atender as mais diversas necessidades. Hoje em dia, o buscador tem funções que são fundamentais para qualquer negócio!

Quer usar cada uma delas e ter um marketing focado em estratégias assertivas, que promovem vendas e resultados? Então fale com a UNID Comunicação! Nossa empresa, focada no marketing de performance, te leva mais clientes!

 


.

Impulsione seus resultados com nossas Estratégias Personalizadas!

Transforme o marketing no motor de crescimento da sua empresa! Com nossa expertise, identificamos oportunidades, resolvemos desafios e entregamos soluções que realmente fazem a diferença.

Estratégias Personalizadas

Desenvolvemos planos adaptados às necessidades exclusivas do seu negócio.

Equipe Certificada e Dedicada

Conte com especialistas apaixonados e certificados em cada fase do projeto.

Resultados Mensuráveis

Implementamos métricas precisas para garantir o sucesso e a mensuração contínua.


Agende um
horário conosco!