Análise de Marketing Digital: Aprenda os principais pontos

Com esse post você irá entender como fazer uma análise de canais de Marketing Digital para expandir suas estratégias.

Sabia que o Marketing Digital tem vantagem em relação ao Marketing Tradicional além de um menor investimento? É porque o Marketing Digital tem uma possibilidade de análise dinâmica que você consegue ter o total controle, gerando oportunidade para você entender e expandir as estratégias para seu negócio. 

Ao fazer uma análise de seus canais, você irá conseguir provar o ROI. O ROI (Retorno do Investimento) uma métrica geral onde analisa a performance financeira do seu negócio a partir das ações desenvolvidas. Ele mostra o quanto você perdeu ou ganhou para cada real que você gastou. 

Para isso, vamos te explicar como fazer uma análise dos canais de Marketing Digital para você poder provar o seu ROI. Confira abaixo: 

Funil por Canais

O Funil por Canais será a base para você analisar a tomada de decisão sobre determinados canais. Este funil irá extrair as métricas de negócio de cada um dos canais. Você poderá ter uma conclusão a partir do relatório retirado e irá analisá-los para ver qual está dando mais retorno. 

Você irá definir seu funil dividindo cada canal de marketing que você utiliza e gerar o relatório a partir de métricas principais, como essas:

  • Conversão total (Ciclo de vendas);
  • Visitantes únicos por canal;
  • Leads;
  • Leads qualificados;
  • Oportunidades;
  • Vendas;

Essa combinação irá permitir com que você tenha uma ampla visão dos detalhes de cada canal seu. Mas não acaba aí! A partir do resultado, você irá dividi-los em três etapas: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Vamos entender cada uma delas!

Topo de Funil

Aqui você deve buscar entender quais canais irão gerar novos Leads. Você irá entender, a partir das métricas de visitantes únicos por canal e Leads, por onde os entram em seu site pela primeira vez. “Mas como eu faço isso?”, é fácil! Veja:

  • Qual canal de aquisição gera mais Leads para você no total; 
  • Qual tem maior taxa de conversão de visitantes para Leads; 
  • Qual possui a maior taxa de conversão de Leads para Leads qualificados; 
  • Qual possui o menor ciclo de vendas;
  • Qual tem um menor ciclo de vendas e qual canal tem o menor Custo por Lead (CPL).  

Meio de Funil

Nesta etapa, você irá entender quais canais você deverá investir para ter um maior engajamento com seus Leads. Isso fará com que aumente sua qualificação de Leads e o número de oportunidades gerados. Aqui você irá focar nas métricas de Leads, Leads Qualificados e Oportunidades para saber qual canal é o melhor canal para gerar mais interesse e engajamento de seus Leads. Veja: 

  • Qual canal irá gerar maior volume de geração de Leads qualificados;
  • Qual terá a maior taxa de conversão de Leads para Leads qualificados;
  • Qual gera mais volume de geração de oportunidades;
  • Qual tem a maior taxa de conversão de Leads para oportunidades;
  • Qual tem o menor tempo de ciclo de Leads para oportunidades. 

Fundo de Funil

Por fim, esta última análise é um pouco parecida com o Meio de Funil. Você irá analisar quais canais mais irão funcionar para converter oportunidades em vendas. Para isso, você deverá analisar:

  • Qual canal gera mais vendas;
  • Qual tem a maior conversão de Leads para vendas;
  • Qual gera maior receita;
  • Qual tem maior ticket médio.

Com tudo isso analisado e bem definido, você deverá desenvolver um plano de ação. Com as informações obtidas na análise dos canais de Marketing, você verá quais estratégias mais funcionam para a divulgação em mídias digitais e quais serão melhores para alcançar seus objetivos.

Esperamos que você tenha entendido sobre como fazer uma análise de canais de Marketing Digital. Talvez há alguns pontos muito específicos que talvez você não entenda muito bem. Por isso, se ficar com alguma dúvida, fale conosco da UNID Comunicação que estamos dispostos a te ajudar! 

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