Jovens de até 24 anos, sucessores dos millennials, a geração z já representa cerca de 30% da população e deve crescer ganhando cada vez mais influência no mundo. Só no Brasil já são 23.872.879 milhões de pessoas.
Os Gen Z são pessoas nascidas em meados dos anos 90, já se tornaram adultos e estão consumindo, porém, muitas marcas ainda não entenderam esses novos consumidores.
Veja como os Gen Z, a primeira geração verdadeiramente digital se comporta e aprenda a se comunicar de forma efetiva com eles.
Quem são
São autênticos: Diferentemente das gerações anteriores, eles estão focados em aceitar as diferenças e estão se esforçando para que todos sejam aceitos. Ser diferente é o novo mindset.
Isso reflete na forma que eles consomem, se ser diferente é o que inclui, para entrar no mundo do Gen Z não basta ser comum e “normal”. Uma marca que aposta em campanhas fora da curva e uma comunicação autêntica ganhará a atenção dessa geração.
Esse jovens não usam marcas para definir sua identidade, como os nascidos nos anos 80. E, isso está estritamente ligado ao fato de serem super econômicos, eles não gostam de pagar o preço total por nada e precisam de descontos para finalizar uma compra. E essa obsessão por preço os torna menos fiéis às marcas.
“Eles são muito pragmáticos em termos fiscais e práticos com seu dinheiro. Eles estão buscando valor”, disse Jason Dorsey, consultor e pesquisador da Geração Z que proferiu um TEDx Talk sobre essa geração.
São coletivistas: Eles se preocupam com causas sociais e estão cientes dos impactos que o próprio consumo tem no planeta.
Entre as principais causas que apoiam, na sequência de importância está a preservação ambiental, diversidade, racismo, feminismo e desconstrução de estereótipos.
É bom lembrar que conceitos como a obsolescência de produtos podem estar com os dias contados se depender dessa geração. Marcas que lançam coleções de produtos a cada estação, ou em temporadas, ou que possuem produtos de baixa durabilidade, precisam se adaptar ao novo estilo de consumo dos Gen z, já que eles são altamente informados e amplamente céticos pois podem verificar quase tudo na internet, antes de comprar.
Eles estão dispostos a apoiar marcas que tenham os mesmos princípios, mantendo um relacionamento mais próximos com eles.
O futuro do marketing com os Gen Z
- Em média, a geração Z usa smartphones mais do que qualquer outro tipo de dispositivo;
- A geração Z consome significativamente menos Tv que os boomers e a geração X;
- Cada vez mais, utilizam software de bloqueio de anúncios;
- O marketing tradicional não funciona para a Geração Z;
- Os profissionais de marketing precisam adotar a tecnologia e novas formas de contar histórias;
- Os clientes da Geração Z respondem a táticas ousadas e visuais de marketing;
- Os vídeos – especialmente os curtos funcionam particularmente bem com os clientes jovens.
O que esperar
Na última década, as marcas se esforçaram para atender os millennials, que foi responsabilizada por matar dezenas de indústrias e forçar os varejistas a repensar suas estratégias de vendas online.
Agora, as empresas estão se preparando para a próxima onda de compradores. E, todos os negócios que pretendem crescer nos próximos anos, precisam entender que não é a marca que lidera o consumidor é o consumidor que usa a marca ou o produto da maneira que desejar. E, esse novo consumidor é completamente diferente dos consumidores das gerações anteriores.
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