Métricas de marketing que validam as estratégias de negócio

Você sabe quais são as métricas de marketing que validam as estratégias do seu negócio?

“Não mensure o que você pode. Mensure o que você deve mensurar.” 

Começando este artigo com a frase de Philip Sheldrake, entendemos que existem as métricas certas que mostram, de fato, se estamos ou não alcançando os resultados esperados com uma estratégia de comunicação.

Dados e indicadores do marketing nos dizem se estamos indo no caminho certo, mas precisamos entender também quais dados são pertinentes e merecem atenção.

Hoje em dia, com a facilidade de acesso às métricas de centenas de informações de analytics, pode ser bem desafiador focar e fazer a análise correta dos resultados. Afinal, se você já trabalha o marketing digital do seu negócio, entende como o painel do Google Analytics ou Meta Ads pode ser confuso.

A verdade é que temos que usar os dados a nosso favor para facilitar as coisas, por isso, queremos te mostrar quais são essas métricas de marketing e a sua importância em um negócio.

Qual a importância das métricas de marketing nos negócios?

Métricas de marketing são ferramentas essenciais que permitem mensurar e analisar o desempenho das ações realizadas em campanhas e estratégias digitais.

A principal função das métricas é garantir que as ações sejam guiadas por dados reais, e não por suposições.

Se você não tem essas respostas, sua estratégia de marketing corre o risco de ser baseada apenas em intuições, deixando de aproveitar o potencial de crescimento que dados concretos podem proporcionar.

Dessa forma, ao usar as métricas, você garante:

  • Avaliação do desempenho das estratégias – Ao monitorar as métricas, é possível identificar quais ações estão funcionando bem e quais precisam ser ajustadas.

  • Otimização dos investimentos – Investir em estratégias com alto retorno sobre investimento (ROI) e eliminar ou ajustar ações menos eficientes.

  • Compreensão do comportamento do público-alvo – Métricas ajudam a entender quais canais, formatos e mensagens têm maior impacto nos consumidores, permitindo uma comunicação mais assertiva.

  • Tomada de decisões mais rápidas e acertadas – Com dados confiáveis em mãos, as decisões são embasadas e podem ser tomadas com mais agilidade, o que é crucial no ambiente do marketing digital.

Métricas de marketing para serem consideradas

Em primeiro lugar, você deve pensar: quais são seus objetivos no marketing? Esse é o primeiro passo para encontrar a métrica certa para usar em sua estratégia.

Nesse sentido, vamos listar algumas das métricas mais comuns e utilizadas atualmente nas empresas.

1) Métricas de atração de leads

Você precisa saber se sua estratégia está atraindo as pessoas, afinal, esse é o principal objetivo do Inbound Marketing.

Então, fique atento a essas métricas:

  • Número de visitas;
  • Número de visitas únicas;
  • Número de visitas recorrentes;
  • Fontes de tráfego;
  • Compartilhamentos.

Antes de apresentarmos o próximo objetivo, separamos alguns conteúdos que você pode se interessar:

2) Métricas de conversão

Dados de conversão dizem se o lead está correspondendo a expectativa da estratégia, pois essas taxas mostram que o possível cliente deu um passo à frente para converter.

Essas taxas estão atreladas a número de cadastros, assinaturas de newsletter, inscrições, etc.

  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de conversão das etapas do funil.

3) Métricas de alcance e visibilidade

Essas métricas de marketing avaliam a capacidade de uma marca de alcançar o público-alvo. São muito úteis para campanhas de conscientização e branding.

  • Impressões;
  • Alcance;
  • Crescimento de seguidores.

4) Métricas de engajamento

Já as métricas de engajamento mostram como o público está interagindo com o conteúdo e a sua marca.

  • Taxa de cliques (CTR);
  • Curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Tempo médio na página.

5) Métricas de retenção

Métricas de retenção avaliam a capacidade da marca de manter seus clientes engajados e leais.

  • Taxa de retenção;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Taxa de cancelamento (churn).

6) Métricas financeiras

Métricas essenciais para entender o retorno financeiro das estratégias de marketing que foram aplicadas.

  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Receita gerada;
  • Ticket médio.

O que fazer para escolher as melhores métricas de marketing?

É fundamental selecionar as métricas que realmente importam para os objetivos da sua empresa. Essa escolha deve considerar alguns pontos, como:

  • Saber que campanhas de branding priorizam métricas de alcance, enquanto ações de performance focam em conversão e ROI;
  • Entender que cada plataforma possui características únicas, e as métricas relevantes podem variar;
  • Analisar em que estágio o seu cliente se encontra (descoberta, consideração, compra ou retenção), pois isso ajuda na escolha de métricas adequadas.

Conte com nossa ajuda para selecionar as melhores métricas de marketing

Ao interpretar corretamente os dados que vêm das métricas, sua empresa conseguirá identificar oportunidades, corrigir erros e alcançar um desempenho sustentável no mercado.

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